“Todos nós saímos um pouco quebrados das adversidades. Elam chegam sem aviso prévio, te jogam no chão. Pode ser um momento de revés financeiro, uma traição amorosa, uma doença séria. Mas o ser humano é dotado de uma força que ele não sabe que tem. Se permitirmos que a nossa mente nos instrua a navegar em mares revoltos e sem chance de sobrevivência, com toda certeza vamos continuar na mesma situação por toda a vida”.
Por Elisiê Peixoto
Reinventar-se não é tarefa pouca ou tranquila. Exige paciência, determinação, perseverança, otimismo e fé. Mas sempre traz importantes lições ao nosso cotidiano. Se você não aprender com as quedas e desafios, dificilmente não repetirá os mesmos erros. Esses dias, li num artigo, que ninguém nessa vida pode controlar os ventos que sopram no nosso barco, mas que de alguma forma podemos ajustar as velas para chegarmos ao nosso destino. Quem de nós, nunca enfrentou obstáculos e situações adversas que nos colocam no fundo do poço? Eu já. Você também. Posso acrescentar no meu currículo: demissão, divórcio, doença, ausência, traição e decepção. Muita coisa. Mas nenhuma delas me sucumbiu. Nenhuma delas me fez desistir. E resiliência é justamente isso: saber que o passado tem o seu lugar, que a vida continua e que obstáculos sempre vão aparecer para aqueles que fazem a diferença e sabem suplantar crises.
Hoje, entendo, no auge da minha maturidade, que sou uma sobrevivente dessas quedas. Você consegue se reerguer e descobre forças que te despertam para um novo horizonte. Eu e você sempre passaremos por momentos de adaptação em algum momento da vida. Ninguém escapa. Seremos testados na capacidade da nossa resiliência.
Encontrei um amigo que não via há vários anos. Quando perdeu o emprego numa multinacional com salário de executivo e todas as mordomias inclusas, caiu numa depressão que o deixou submerso por muitos meses. Até chegar a pandemia. E quando eu imaginava que o isolamento social seria muito pior, qual foi a minha surpresa ao encontrá-lo bem e disposto.
E foi justamente na pandemia que o “mar se abriu” para esse amigo. Ele desenvolveu um curso online sobre finanças, e por dois anos ministrou aulas, ganhou dinheiro sem sair de casa, reencontrou virtualmente velhos conhecidos da área, foi convidado para dar palestras e chamado novamente a trabalhar numa outra empresa multinacional que sabia do seu valor. Quando ele me relatou tudo isso, questionei como ele conseguiu se reerguer? E ele me disse: “para quem tem fé, foi a oração. Para quem tem família, a necessidade, e para quem ama a vida, a superação. Eu usei tudo isso a meu favor”.
Ele, assim como eu, precisou ajustar as velas e não permitir que o barco afundasse de vez. Quando meu filho caçula ficou internado por vários dias com insuficiência renal e precisando fazer hemodiálise, de imediato achei que eu fosse sucumbir de vez. Quando algo acontece conosco é uma situação, mas quando é com os filhos, nossas emoções se afloram e tudo ganha uma proporção duas vezes maior do que realmente é. Mas já em casa, restabelecido, ele me perguntou a razão daquilo tudo, afinal, ele precisou fazer hemodiálise por três meses, e sabia das consequências inevitáveis que aquele procedimento causaria na sua rotina de vida, caso fosse algo crônico. Como mãe, expliquei que daquela experiência negativa, concentrei-me nas lições positivas que eu podia aprender com toda aquela situação. Porque sempre tem algo que nos ensina. Eu sabia que naquele momento eu não tinha o que fazer, a não ser confiar em Deus, nos médicos e na força do meu próprio filho. Hoje, depois que o rim voltou a funcionar, ele está mais atento a saúde, faz exames rotineiros, atividade física, e aquela situação toda permitiu que meu filho valorizasse a família unida e preocupada que ele possui. Acredito que naquele hospital, a sua fé também foi testada.
Todos nós saímos um pouco quebrados das adversidades. Elam chegam sem aviso prévio, te jogam no chão. Pode ser um momento de revés financeiro, uma traição amorosa, uma doença séria. Mas o ser humano é dotado de uma força que ele não sabe que tem. Se permitirmos que a nossa mente nos instrua a navegar em mares revoltos e sem chance de sobrevivência, com toda certeza vamos continuar na mesma situação por toda a vida. Eu não me permiti a isso, nem na minha vida e nem na vida do meu menino. Consegui colar os cacos para me fazer inteira.
A vida exige recomeços. Esteja sempre pronto quando confrontado por um desafio. Pergunte-se: “Qual a lição por trás dessa experiência?” Não olhe para o momento, mas foque no futuro, posicione-se com otimismo. Se você é uma pessoa que crê em Deus, declare isso todos os dias. Para sermos resilientes e vitoriosos, precisamos criar emoções positivas em épocas de crise. Nosso aprendizado deve ser sempre maior do que a experiência adquirida. E o nosso futuro maior que o passado.
A gente só descobre a força que tem, quando inevitavelmente precisamos dela.
FABIOLA diz
Exatamente isso, experiência própria.
Vc é uma vencedora amiga.
Deus é por nós.
Lucita diz
Deus é tudo nas nossas vidas, Ele nos dá forças , que jamais imaginávamos que teríamos . Vc é prova viva do agir de Deus . Amiga querida , amo muito vc, vcs . Deus nas nossas vidas sempre . Com Deus seguimos confiantes guardadas debaixo de Suas asas , juntamente com nossas famílias .
carmen kley diz
Suas crônicas são muito boas, Elisiê. Você me inspira!
Wagner Donadio diz
Ler seu texto é como conversar com uma amiga querida… e é bom que posso ler e conversar com essa amiga.
A superação é algo que devemos passar e aprender, a vida é uma grande sala de aula.
E saímos mais fortes, mas com a ajuda Dele.
Dora diz
Quanta verdade, é bem isso.
Deus nos permite viver aquilo que precisamos e somente pela sua graça superamos os obstáculos. Deus abençoe Elisiê, te admiro muito .
Renata Baldo diz
Me identifiquei muito com tudo que abordou em seu artigo Eli. Tem uma frase na canção do Pé. Zezinho que diz ” Ninguém nasceu pra sofrer, mas a dor nos faz crescer” e é a pura verdade!
Feliz por ter uma profissional tão brilhante no projeto Londrina 90 anos, da Série Histórias da Nossa Gente ( Editora HNG) .
Ivanete Pronievicz diz
Viver é um aprendizado diário, um misto de situações boas e ruins que vão nos desafiando e nos moldando para o caminho a ser seguido.. Viver é tarefa árdua.
A Fê e a esperança precisam estar em dia, mas o AMOR, ah o amor é o pilar que nos sustenta e diz: vai enfrente você é forte!
Um beijo mulher, vc é maravilhosa, inspiradora.
Marineis Aguiar diz
🌹🌹🌹🌹🧡
Roberta Peixoto diz
Mamis vc soube expressar o que muitos gostariam ao viver por tempos tão difíceis! Sou testemunha de todas as suas lutas e momentos de superação! Isso só me faz te admirar e ter vc como um exemplo de resiliência e fé em Jesus! Te amooo! Parabéns pela crônica, mas uma vez super bem escrita! Bjinhus
Sandra Piazzalunga diz
Minha amiga vc sempre se superando nos seus textos !! Somos sim, feitos com uma “,matéria prima ” divina que nos sustenta e nos apoia p recomeçar, sempre!! Resiliência , é isso, e vamos mais fortes e com muita fé em Deus q não sucumbiremos, amém,!!!🙏❤️