
Por Claudia Costa
O empresário e fotógrafo Claudio Nonaca, 54 anos, a esposa Elena Nonaca, 52, bancária, e os filhos Christian, 18 anos, e Arissa, 14, curtiram muito uma viagem que fizeram de carro, no período de 13 a 28 de julho de 2019, para Bariloche, na Argentina. A família ficou hospedada na casa do amigo Ricardo, um peregrino que Claudio conheceu quando fez o Caminho de Compostela (Espanha). A família levou três dias até chegar ao destino programado e percorreu 3.550 km. “Voltamos por Buenos Aires, passando por Montevidéu e Punta de Leste, e retornamos pelo Chuí. Totalizando 7.550 km”, explica Claudio. O fotógrafo conta que desde criança, quando via alguma foto de Bariloche, sempre pensou em conhecer o lugar, mas foi quando fez o Caminho de Compostela e conviver durante quase todo o caminho com um peregrino argentino, o Ricardo, é que a vontade de conhecer Bariloche aumentou. “O Ricardo morava em Bariloche e desde então sempre me convidou a conhecer a sua cidade. Eu sempre vi muitas fotos de pessoas que percorriam de carro o deserto da Patagônia até a Terra do Fogo e tinha um enorme desejo de ir de carro. Sem contar, ainda, que o Ricardo me incentivou dizendo que as pessoas que chegam a Bariloche de avião perdem uma parte da beleza do deserto e do Rio Negro, já nas proximidades de Bariloche. Eu tinha a certeza de encontrar um povo acolhedor e características culturais bem diferentes das do Brasil”, salienta.
A família gostou tanto de Bariloche que ampliou de cinco para sete dias o período que permaneceu na cidade. Os filhos amaram conhecer a neve. “O lugar é maravilhoso, a natureza é esplêndida, com muito verde e lagos com águas cristalinas”, ressalta Claudio.

A família pegou um tempo bem frio, com vento e chuva. Eles não conseguiram realizar todos os passeios em função da “nevasca”. Mas isso não tirou a alegria deles. “Aproveitamos para ficar no centro de Bariloche e patinar no gelo, saboreando a deliciosa carne argentina e tomando muito chocolate quente. Nada mau.” Mesmo com um pouco de chuva eles foram conhecer o Cerro Catedral, onde visitaram a Villa Suíça e alguns pontos turísticos maravilhosos, como a vista do Hotel Liao Liao.

Há mais de 20 anos não havia tido uma nevasca tão forte em Bariloche, mas a família Nonaca adorou a experiência. Eles fizeram um passeio de teleférico até o Cerro Otto, e a cena que presenciaram (com uma temperatura de 11 graus negativos) era maravilhosa, com a cidade e o lago congelados. “Um cartão-postal, tudo branco e o asfalto”, salienta o experiente fotógrafo. Ele salienta que quem for passear em Bariloche na mesma época deve levar uma blusa do tipo segunda pele, alguns casacos pesados e calçados próprios para neve.

Os filhos adoraram a viagem. A jovem Arissa adorou conhecer outra cultura e achou o povo argentino simpático e acolhedor. Para ela, a paisagem que avistou do deserto da Patagônia já valeu pela viagem inteira. “Quando estávamos a 120 quilômetros de Bariloche, ainda no deserto da Patagônia, a paisagem mudou repentinamente, avistamos as montanhas com neve, o Rio Negro”, relembra.

Claudio Nonaca resume a experiência que teve de viajar de carro. “Foi a melhor viagem que fizemos. Foram momentos inesquecíveis em que tivemos a oportunidade de conhecer a hospitalidade, a cordialidade e a simpatia dos hermanos. Isto sem contar a honestidade. Alugamos botas para brincar e andar na neve e por causa da grande quantidade de neve não conseguimos devolver no dia. Isto gerou uma grande preocupação nos meus filhos. Devolvemos as botas e fui pagar como estava escrito em caso de atraso e, para minha surpresa, eles não cobraram em virtude do mau tempo. Isso foi uma das grandes lembranças que trouxemos de lá.” A família percorreu 7.491 Km e gastou US$ 1.533,00 com pedágio e combustível.
Fotos: Arquivo pessoal/Claudio Nonaca.
Revisão: Jackson Liasch (fone (43) 99944-4848 – e-mail: jackson.liasch@gmail.com


Que passeio maravilhoso! Adorei acompanhar!