


A londrinense Maeve Mendonça, que se mudou para a Espanha, dá a dica da semana para o Comer e Cozinhar. Ela explica como se prepara o pamboli (pa=pão, amb=com, oli=azeite de oliva), que nada mais é que um pão maravilhoso com azeite de oliva e outros temperos. Trata-se de um dos jantares mais comuns entre as pessoas mallorquinas. Mas que delícia é esta guloseima que no Mediterrâneo e na Catalunha se pronuncia “pamboli”. Maeve conta: “O pão geralmente é preto, de centeio, integral, etc., bem tostado, com tomates maduros, porém firmes, ralados no ralador de queijo com casca e tudo. E pasmem! A casca fica quase inteira na sua mão. Depois de temperados com sal e ervas a gosto, tosta-se o pão, com uma generosa camada desse tomate ralado e muito azeite de oliva. Está pronto o “pa amb boli” básico. Serve-se com diversas formas e classes de queijo (de vaca, de ovelha, de cabra), jamon serrano (que é semelhante à nossa copa), presunto, atum, bacalhau defumado, peito de peru e os vegetais em forma de picles, pepininhos, cebolas pequenininhas em conserva, azeitonas e tudo o que a sua imaginação permitir. Em Mallorca, é muito comum convidarem-no para um pamboli! E o convidado já vai sabendo que será servido de diversas maneiras. É uma ótima dica para acompanhar um bom vinho e passar uma noite incrível, sem ter que se preocupar com o jantar. Creio que é semelhante à nossa noite de ‘queijos e vinhos’ com o adicional dos tomates, que podem fazer parte da decoração. E que, inteiros e suculentos, são jogados displicentemente sobre a mesa. Fica um charme!”
Amigos, vamos experimentar? E, como diz nossa entrevistada Maeve, salut!
Fotos Google


Oba ! Que delicia e fácil de se fazer,gosto muito de azeite com pão.