
O parananense Edson das Neves é especialista na técnica carving, a arte de modelar escultura em frutas e legumes é uma arte milenar dos países asiáticos que começou na China. Na Tailândia esta arte foi importada da China para uso do rei em grandes celebrações na corte. Com o tempo tornou-se democrática para formar professores da escola. No início do século XXI, tornou-se popular em outras partes do mundo, incluindo na Europa. Hoje é uma disciplina de culinária nos cursos de gastronomia. No Brasil é uma arte pouco conhecida.

A técnica
No curso, esculturas em frutas e legumes, os alunos vão desenvolver técnicas tailandesas que aprenderão como transformar alimentos em obras de arte, criando diferentes motivos de ornamentos de frutas e legumes que poderão decorar pratos, bandejas, mesas, tábuas de frios, festas, casamentos, aniversários e todo os tipos de evento.
As frutas e legumes mais populares que são usados para esculpir são melancias, melões, abóboras, mamões, abacaxis, rabanete, beterraba, aipo, nabo, cenouras.

Existem hoje, no mercado, vários tipos de ferramentas que auxilia o escultor para dar acabamento mais rápido, mas o tradicional entalhe tailandês clássico utiliza apenas a faca. Em Londrina, o curso é ministrado pelo profissional Edson das Neves.

O artista
Edson das Neves, 63 anos, é natural de Londrina (PR) , cidade começou sua carreira profissional ainda garoto como entregador de jornal na Folha de Londrina.
Depois de algum tempo recebeu uma promoção para atuar como assistente de arte. Meses depois, já estava trabalhando como diagramador e arte finalista, fazia parte da equipe do 3º caderno.
No final da década de 70, mudou-se para São Paulo, onde atuou como produtor Gráfico (A), trabalhando nas editoras Meio & Mensagem, Editora Novo Grupo, Editora Takano Artes Gráficas, Editora Ática, Editora Abril e, por último, Editora Globo.
“O gosto pela gastronomia começa muito cedo, tendo como referência a minha querida mãe que era uma mulher guerreira e, que além dos afazeres de casa, me ensinava a cozinhar a comida básica, que veio a ser útil na minha vida de solteiro morando só em São Paulo. Com esta mudança de cidade, fiquei encantado com a gastronomia de São Paulo que tem a cozinha do mundo todo”, conta ele.
Passado alguns anos, Edson das Neves percebeu que era o momento de fazer curso na área. “Procurei o SENAC, e fiz um curso técnico de cozinheiro profissional. Era três vezes por semana, período noturno, durante dois anos. Depois destas etapas escolhi ser Garde Manger, profissional da praça fria”, explica ele, salientando que “ de volta para Londrina em 2005 vi as portas se fecharem, era um profissional caro na época. Mas, assim mesmo, consegui atuar como executivo de contas por um tempo vendendo publicidade e impresso gráfico”, relembra.
Mas os projetos de atuar na cozinha era muito presente. Foi então, que Edson desenvolveu um curso de cozinha básica, em quereciclava as secretárias do lar, noivas prestes a casar e pessoas leigas.
Hoje , Edson possui um Buffet próprio (Mais Sabor Londrina), onde atende vários tipos de eventos, como, cozinha brasileira, asiática e mediterrânea. “Meu carro chefe são minhas paellas.
“Atuo como consultor em restaurantes, pousadas, resorts e hotéis. Atualmente dou aulas, na Menu Escola de Gastronomia”, informa Edson das Neves.
Serviço:
Edson das Neves/ (43) 99995-1131
Deixe um comentário