• Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Pular para sidebar primária
  • Pular Rodapé
  • Capa
  • Anuncie
  • Fale Conosco
  • Quem são elas
Ideia Delas

Ideia Delas

Cláudia Costa e Elisiê Peixoto

Facebook Instagram Youtube
  • Acontece
  • Cá pra nós
  • Amigos Bichos
  • Beleza
  • Mistura Fina
  • Entrevistas
  • Gastronomia
  • Saúde
  • Variedades
    • Passaporte
    • Vale a pena
  • Comportamento
  • Depoimentos
  • Inclusão respeito & empatia
  • Lançamentos
  • Celebridades
  • Decoração
  • Passe VIP
  • História da Nossa Gente Londrina 90 anos

Exposição de fotos de Fábio Alcoverde registra duas décadas de arte em Londrina

24 de agosto de 2025 por Claudia Costa Deixe um comentário

Mostra itinerante “Instante efêmero” reúne imagens de Fábio Alcover na cobertura de festivais e espetáculos de várias linguagens na cidade
Quem frequenta a cena cultural de Londrina certamente já reparou em uma presença constante nas plateias, por trás de lentes e câmera. Dono de olhos atentos, trajado de preto e sempre discreto, Fábio Alcover percorreu apresentações, nas duas últimas décadas, eternizando momentos impressionantes, que nunca mais se repetiriam. Uma seleção destes cliques está reunida na exposição e no catálogo “Instante efêmero – Londrina é um palco”, que o fotógrafo lança nesta terça-feira, dia 26 de agosto, na Biblioteca Pública Municipal (Av. Rio de Janeiro, 413 – Centro), em comemoração ao mês da fotografia.
Uma breve cerimônia acontece às 19h30, com distribuição gratuita do catálogo aos presentes. A entrada na exposição também é de graça e ela segue até o fim de agosto na sala José Antonio Teodoro, no piso superior da Biblioteca Pública Municipal, com visitação no horário de funcionamento desse prédio público. O projeto tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina por meio do PROMIC –
Programa Municipal de Incentivo à Cultura.
Após exibição no Centro, a exposição segue itinerância por outras duas regiões da cidade: na Biblioteca Municipal Eugênia Monfranati (Av. Guilherme de Almeida, 2260 – Jd. Ouro Branco, Região Sul), em outubro, e na Biblioteca da Ramal Lupércio Lupi (Av. Saul Elkind, 790 – Conjunto Aquiles Stenghel, Região Norte), no mês de novembro. Em todas elas, o público vai poder ver 39 imagens em grande formato, com registros de cenas de teatro, dança e música que marcaram os palcos e arenas a céu aberto.
Paralelamente às exposições nas três bibliotecas, uma amostra menor das fotos também circulará por locais de apresentação: a Vila Triolé Cultural (atualmente com 14 imagens expostas), Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL, Cine Teatro Ouro Verde, Funcart – Fundação Cultura Artística de Londrina e AML Cultural – Associação Médica de Londrina.
Em todos estes espaços, haverá exemplares do catálogo para a distribuição ao público visitante. Este impresso e a mostra trazem textos curatoriais do escritor e jornalista Renato Forin Jr. “A exposição Instante efêmero é um ato de resistência à extinção da beleza fugaz. (…) Nas cortinas que se abrem em cada um dos quadros desta exposição, mostra-se o palco de Londrina: tablado de terra vermelha no qual contracenam, com a mesma pujança criativa, dançarinos, atores, músicos, cantores e performers de várias nacionalidades e origens, junto de talentos locais. Um mosaico que, visto em grande angular, revelam a paisagem de um município jovem, mas cujo DNA está inextrincavelmente entrelaçado à arte”, escreve no texto de apresentação.
Fábio considera sorte e privilégio a oportunidade de acompanhar tantos espetáculos importantes, que passaram por Londrina ou, produzidos aqui, tiveram trajetória além das fronteiras do município. Eis a dificuldade em fazer uma síntese das duas décadas. “A fotografia de cena, no ato da performance, tem um quê da mágica. Na hora em que se apaga a luz e começa é um outro universo que se abre. Mesmo na apresentação de rua, estamos em uma realidade paralela. A foto é um pensamento sobre a recomposição da cena, que tem enquadramentos, detalhes e momentos possíveis nessa sequência de acontecimentos efêmeros”, explica Alcover.
Na coletânea de fotos, figuram imagens de grupos nacionais e internacionais que passaram pela programação do FILO – Festival Internacional de Londrina e Festival de Dança de Londrina, como Compagnie Philippe Genty (França), Shinjyuku Ryozanpaku (Japão), Quasar Cia de Dança (Goiânia/GO) e Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz (Porto Alegre/RS). Já dentre os artistas, grupos e projetos londrinenses, destacam-se os trabalhos de palhaçaria do Plantão Sorriso, Cia Clac, Palhaço Ritalino, Grita Cia de Palhaças, Triolé, Palhaça Frida; os espetáculos do Ballet de Londrina, companhia oficial da cidade, e dos outros braços da Funcart – Escola Municipal de Dança e de Teatro; produções do Núcleo Ás de Paus, Teatro de Garagem, Casa das Fases, Cia Nua e Thainara Pereira; além de apresentações da OSUEL, Orquestra Acadêmica Bravi e Grupo Vocal Entre Nós.
O fotógrafo –
Fábio Alcover , foto, 46 anos,  nasceu em Londrina e apaixonou-se por fotografia bem cedo, ainda que não pensasse nela enquanto profissão, já que estudou técnica de alimentos e agronomia. Ainda na adolescência, em certo Natal da família, o tio emprestou para ele uma câmera profissional, explicando conceitos básicos de fotometria. Abria-se ali um portal para a curiosidade do menino, que passou a experimentar efeitos de luz, engenharia reversa de produção da imagem e a ler revistas e livros especializados. Após breves cursos, mergulhou definitivamente no estudo da área ao frequentar a pós-graduação “Fotografia: Práxis e Discursos Fotográficos”, na UEL.
A essa altura, Fábio fotografava principalmente o universo da música, já que era baterista e tinha amigos na área. Familiarizado com outras artes, pois frequentava espetáculos com a mãe desde a infância, logo começou a dedicar-se aos clics das artes cênicas. Segundo ele, em razão da timidez, era uma forma de produzir retratos de pessoas – algo que sempre o atraiu – sem a necessidade de um contato direto, mas protegido pelo fosso palco-plateia. Com mais de vinte anos de experiência, Fábio Alcover é hoje dos profissionais mais requisitados para a fotografia de palco.
Serviço:
“Instante efêmero – Londrina é um palco”
Lançamento do catálogo e exposição
Dia 26 de agosto de 2025
Às 19h30
Na Biblioteca Pública Municipal de Londrina
(Av. Rio de Janeiro, 413 – Centro)
Entrada e distribuição gratuita
Patrocínio: Secretaria Municipal de Cultura de Londrina (Promic)
Texto: divulgação
Fotos: Fábio Alcoverde

Arquivado em: Destaque, Entrevistas Marcados com as tags: #cultura, #eventos, #portalideiadelas, #teatro, Exposição, fot´pografofabioalcoverde, fotografia, Instante efêmero – Londrina é um palco”

Sobre Claudia Costa

Claudia Costa foi editora Folha de Londrina, suplemento da Folha da Sexta, durante 13 anos, e há mais de 17 anos está atuando em comunicação corporativa e marketing. Trabalhou nas empresas Unimed Londrina, Sociedade Rural do Paraná e Unopar. Atua na assessoria de imprensa e comunicação para AREL, SINDICREDPR e diversos profissionais liberais, principalmente, na área da saúde e diversas áreas de prestação de serviço.

Reader Interactions

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sidebar primária

Buscar no site

Roberta Peixoto

Artigos Recentes

OSUEL apresenta a genialidade de Carlos Gomes, Gluck e Mozart

16 de outubro de 2025 por Claudia Costa

Livro para mulheres 50 + reforça a importância da mudança

12 de outubro de 2025 por Elisiê Peixoto

Cinco erros mais comuns na decoração de Natal e como evitá-los

12 de outubro de 2025 por Elisiê Peixoto

Footer

O Ideia Delas é um espaço virtual de compartilhamento de informações, notícias, crônicas, assuntos diversos. Possui conteúdo voltado para um público masculino e feminino, acima de 35 anos, com temas que despertam interesse de forma estratégica e pontual.
Portal Ideia Delas

Portal Ideia Delas · Cláudia Costa & Elisiê Peixoto · Desenvolvido por Droopi Agência Digital · Login