
Por Claudia Costa
Uma mulher dinâmica, culta, comunicativa que adora conhecer e aprender coisas novas. Essa é a professora de inglês-português Leonora Oliveira Arantes, que adora viajar e conhecer a história de um povo, sua cultura e hábitos. Ela chegou recentemente de Portugal, onde o filho Fredy Frederick reside na capital Lisboa. Ela vai com frequência ao país visitá-lo. “Aprendi muito da cultura do povo português que é muito refinada. Estive em agosto, mês do verão no hemisfério norte, época do ano ótima para passear e apreciar a beleza natural do país. Adoro as construções centenárias como castelos, e as igrejas preservadas que traduzem uma cultura belíssima”, salienta a professora de português e inglês.
Um dos locais que Leonora recomenda é o Parque dos Poetas, localizado em Oeiras, localizada na região metropolitana de Lisboa, espaço construído há cerca de 40 anos.
O Parque dos Poetas tem representados 60 poetas – 50 portugueses e 10 de países ou territórios de expressão portuguesa. Ele surgiu do sonho de ver nascer em Oeiras um grande parque urbano e de associar no mesmo espaço a poesia e a arte escultórica, num tributo à cultura portuguesa. Do sonho à realidade, o Parque dos Poetas ganhou forma e tornou-se único.
Nas suas três fases, divididas ao longo de 22,5 hectares entre os núcleos urbanos de Paço de Arcos e Oeiras, conta com peças de estatuária de mais de 40 escultores, representando 60 poetas de diferentes épocas literárias.


“As estatuas gigantes foram criadas por artistas que souberam traduzir a imagem fiel dos escritores. Mais que homenagear os escritores e as milhares de obras escritas. No piso do parque se pode ler as obras desses autores. Eu gosto de muitos escritores, mas Fernando Pessoa, me encanta. Há um setor nesse Parque onde a poesia brasileira se faz presente. É bom demais ler Carlos Drumond de Andrade ao lado da estatueta do poeta brasileiro”.

Outro lugar recomendado pela professora é o Mosteiro dos Jerônimos. “É uma obra magnífica. O lado externo apresenta um trabalho artístico esculpido na pedra. Visitar esse local é parte obrigatória de quem visita Lisboa”, ressalta Leonora.

Ela ressalta a riqueza cultura de Lisboa. “A cidade possui vários teatros que vale a pena conhecer. O Cassino de Estoril é uma obrigação , onde as peças de teatros são encenadas em português e inglês”, salienta ela.
Leonora de Oliveira Arantes também recomenda quem viaja para o pais conhecer Sintra e Cascais. Sintra é uma cidade turística no sopé da serra de Sintra, localiza-se próximo a capital, Lisboa. Durante muito tempo foi um santuário real, o seu terreno arborizado está cravejado de quintas e palácios em tons de pastel. O Palácio Nacional de Sintra, de estilo mourisco e manuelino, distingue-se pelas duas deslumbrantes chaminés idênticas e pelos elaborados azulejos. Já o Palácio Nacional da Pena do século XIX, no topo da colina, é conhecido pelo design extravagante e pelas vistas deslumbrantes.
Já Cascais é uma encantadora cidade costeira de Portugal. Ela é uma antiga estância balnear real possui um pitoresco centro da cidade, museus fascinantes e uma agradável orla marítima, conhecida como Riviera Portuguesa. “ O mar é de um azul límpido e a cidade é muito procurada pelos turistas, porém suas águas são sempre geladas pois suas águas desce do pacífico norte”, explica Leonora.

Segundo ela, uma outra cidade muito interessante para conhecer é Alcanema. Vila portuguesa sede do município de Alcanena, pertencente ao distrito de Santarém, na histórica província do província do Ribatejo. “Existe uma gruta maravilhosa que para chegar até ela existe 623 degraus, construídas com pedras coloridas. De uma beleza ímpar”, salienta Leonora.

Gastronomia

A gastronomia de Portugal é conhecida no mundo todo e já foi considerada a melhor cozinha da Europa. O bacalhau pode ser saboreado em tavernas que apresentam receitas variadas desta delícia. Assim como o pastel de nata, popularmente conhecido por pastel de Belém, uma popular especialidade da doçaria portuguesa inspiração conventual. Ele teria sido criado por monges no Mosteiro dos Jerónimos e possui origem certificada. A receita original é denominada Pastel de Belém, produzida exclusivamente na Fábrica dos Pastéis de Belém, em Lisboa, e tem como base ingredientes como ovo, leite, açúcar, limão e canela.
Fotos; arquivo pessoal e sites dos Mosteiros de Jeronimos e do Parque dos Poetas
Sim uma mulher maravilhosa, alegre, culta ,positiva.,inteligente. Etc…
Claudia Costa , obrigada pela belíssima matéria. A Leonora Oliveira Arantes compartilha conosco pontos turísticos do belo passeio que fez a Portugal !
Adorei a matéria
Muito obrigada!
Grata!
Olá Léo
Sempre é bom viajar.
Parabéns 👏