• Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Pular para sidebar primária
  • Pular Rodapé
  • Capa
  • Anuncie
  • Fale Conosco
  • Quem são elas
Ideia Delas

Ideia Delas

Cláudia Costa e Elisiê Peixoto

Facebook Instagram Youtube
  • Acontece
  • Cá pra nós
  • Amigos Bichos
  • Beleza
  • Mistura Fina
  • Entrevistas
  • Gastronomia
  • Saúde
  • Variedades
    • Passaporte
    • Vale a pena
  • Comportamento
  • Depoimentos
  • Inclusão respeito & empatia
  • Lançamentos
  • Celebridades
  • Decoração
  • Passe VIP
  • História da Nossa Gente Londrina 90 anos

Projeto “Ligando Pontos” tem três oficinas gratuitas de formação cultural

24 de junho de 2025 por Claudia Costa Deixe um comentário

Programação será lançada amanhã (dia 25), com palestra da produtora cultural Ursula Boreal, que aborda “Juventude e Diversidades na Cena Cultural”. A Usina Cultural fica na avenida Duque de Caxias, nº 4.159,  Londrina

Ursula Boreal, cientista social, travesti não binária, mestra e doutoranda em Sociologia pela Universidade Estadual de Londrina, abordará em palestra, a juventude e as diversidades na cena cultura

Três oficinas de formação cultural estão agendadas para o início do mês de julho na programação do projeto “Usina Cultural Ligando Pontos”, que será lançado amanhã (dia 25), com a palestra “Juventude e Diversidades na Cena Cultural”. A ministrante é a produtora cultural Ursula Boreal, cientista social, travesti não binária, mestra e doutoranda em Sociologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Antes da palestra, às 19h15 haverá confraternização.

O diretor de Atividades e Curadoria do Ligando Pontos, Lucas Manfré, informa que a primeira oficina tem início no dia 2 de julho. Trata-se da oficina “Saberes, arte e brincadeiras populares – subsídios para reflexão e aplicação escolar”, que será realizada toda quarta-feira até o final de setembro, sempre das 19h às 22h. São 40 vagas voltadas para educadores e diretores de escolas públicas.

“Realizamos uma pesquisa com pessoas da cultura e das áreas relacionadas a cada uma das atividades, para identificar profissionais qualificados para a realização das atividades”, comenta Manfré. Ele reforça que as inscrições são gratuitas e devem ser feita pelo Sympla, no link da Usina: https://encurtador.com.br/qqfmh. A Usina Cultural fica na avenida Duque de Caxias, nº 4.159.

O responsável pela primeira oficina é o professor e artista visual André Camargo Lopes, doutor em História e Sociedade; mestre em História Social. Camargo é pesquisador de metodologias e conteúdos educacionais no ensino de arte; autor das coleções didáticas Novo Pitanguá e Moderna Plus, da Editora Moderna. Como artista visual, atua como fotógrafo, com exposição individual realizada em 2017 “Meu Nome é Saudade”.

A segunda oficina começa no dia 5 de julho e será realizada aos sábados, até setembro, sempre das 9h às 11h. Com o título “Patrimônio, identidade e pertencimento pela proposta curricular”, a responsável é a mestre em Educação e doutoranda em Educação Eliane Candoti. Na Secretaria Municipal de Educação de Londrina, ela é responsável pela formação continuada de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na área de História e pelo Projeto Conhecer Londrina – uma proposta de educação patrimonial.

Essa atividade tem 35 vagas voltadas para professores do ensino fundamental e médio, com objetivo de favorecer a identificação e apropriação do patrimônio cultural em um contexto escolar. Além disso, a oficina busca promover a disseminação e o cuidado com os bens culturais.

A terceira oficina começa no dia 7 de julho. “Tecendo Saberes: escola, território e cultura viva” ocorrerá sempre às segundas-feiras, das 19h às 22h, até o mês de setembro. A responsável pela atividade é Leila Linguanotti, mestra em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza. Ela atua como docente desde 2009, com experiência em todos os níveis de educação, da infantil à educação de jovens e adultos (EJA).

A atividade propõe uma vivência sensível e reflexiva sobre as relações entre escola, território e cultura popular, com foco na valorização dos saberes tradicionais. Por meio de práticas como bordado em mapas afetivos, poemas visuais e o uso de tintas feitas com terra da cidade, serão exploradas memórias, símbolos e paisagens de Londrina como caminhos possíveis para integrar a cultura local ao fazer pedagógico. Ao todo são 40 vagas voltadas para educadores e diretores de escolas públicas.

Nova etapa

A Usina Cultural é a primeira vila cultural de Londrina, fundada no início dos anos 2000. O projeto “Usina Cultural Ligando Pontos” foi aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. São quase R$ 500 mil para 12 meses. A Usina é o primeiro Pontão de Cultura do Paraná.

O presidente da Usina, Alex Lima, afirma que o “Ligando Pontos” marca uma nova etapa na trajetória da vila. “Além do Ligando Pontos, estamos finalizando a construção de um novo palco, as reformas do piso da entrada, da fachada, do banheiro e a construção de um banheiro acessível.” Lima destaca que o “Ligando Pontos” é uma proposta de formação cultural que passa pela valorização da diversidade cultural e das identidades locais, com participação de especialistas e líderes culturais.

 

Texto e foto: divulgação

Arquivado em: Variedades Marcados com as tags: #cidadania #, #londrina, cenariocultural, diversidade, formação cultural, portal ideia delas, Projeto Ligando os Pontos, respeito, Ursula Boreal, usina cultural

Sobre Claudia Costa

Claudia Costa foi editora Folha de Londrina, suplemento da Folha da Sexta, durante 13 anos, e há mais de 17 anos está atuando em comunicação corporativa e marketing. Trabalhou nas empresas Unimed Londrina, Sociedade Rural do Paraná e Unopar. Atua na assessoria de imprensa e comunicação para AREL, SINDICREDPR e diversos profissionais liberais, principalmente, na área da saúde e diversas áreas de prestação de serviço.

Reader Interactions

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sidebar primária

Buscar no site

Roberta Peixoto

Artigos Recentes

Censo mostra mais de 34 mil crianças em união conjugal

6 de novembro de 2025 por Claudia Costa

PADO abre inscrições para Programa Jovem Aprendiz 2026

6 de novembro de 2025 por Claudia Costa

Empresa de Londrina e sua CEO conquistam prêmios nacionais por Governança, Sustentabilidade e Criatividade

5 de novembro de 2025 por Claudia Costa

Footer

O Ideia Delas é um espaço virtual de compartilhamento de informações, notícias, crônicas, assuntos diversos. Possui conteúdo voltado para um público masculino e feminino, acima de 35 anos, com temas que despertam interesse de forma estratégica e pontual.
Portal Ideia Delas

Portal Ideia Delas · Cláudia Costa & Elisiê Peixoto · Desenvolvido por Droopi Agência Digital · Login