• Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer
  • Capa
  • Anuncie
  • Fale Conosco
  • Quem são elas
Ideia Delas

Ideia Delas

Cláudia Costa e Elisiê Peixoto

Banner_VisionCenterLondrina_728x90 (1)
Facebook
Instagram
Youtube
  • Acontece
  • Colunistas
    • Edilson Pereira
    • Roberta Peixoto
  • Cá pra nós
  • Amigos Bichos
  • Beleza
  • Mistura Fina
  • Entrevistas
  • Gastronomia
  • Saúde
  • Crônica
  • Variedades
    • Passaporte
    • Vale a pena

A arte e o sabor da pasta americana!

4 de dezembro de 2020 por Elisiê Peixoto 5 Comments

Silvia Helena Nogari, dedicação e talento!
Silvia Helena Nogari Ramos trabalha com pasta americana na decoração de bolos

 

Silvia Helena Nogari Ramos, assistente social, com especialização em Gerontologia, descobriu um talento que vem despertando aromas, sabores, e arrancando elogios. Por razões pessoais ela não atua mais na profissão, porém, deu asas ao dom que adoça, encanta e traz colorido à qualquer comemoração!  Ela trabalha com pasta americana na decoração de bolos, em especial, nesta época de Natal, na ornamentação de panetones.  E nada melhor do que a própria Silvia Helena para explicar o processo da confecção desses motivos natalinos, que além de lindos, são comestíveis! Vamos conhecer o seu trabalho?


Pasta americana: processo artesanal

A Pasta Americana é uma massa a base de açúcar impalpável, glucose, gelatina e manteiga ou gordura hidrogenada. É perfeita para cobrir bolos, doces e cupcakes, pode ser saborizada e colorida como a pessoa preferir. Sabe-se que a pasta americana é amiga antiga dos grandes confeiteiros, iniciou-se nos Estados Unidos na década de 50, aprimorou-se e hoje é internacionalmente conhecida. Na verdade, foi criada como uma opção para o marzipan que, apesar de cumprir a mesma função, alterava o sabor.  Desde então, é sempre admirada, saboreada e divulgada.  Segundo Silvia Helena, hoje existem excelentes pastas industrializadas que são saborosas e facilitam muito o processo das decorações. “O processo da sua fabricação é meio delicado, se não for tudo muito bem dosado e bem manipulado o resultado não é satisfatório. Sempre gostei de trabalhos manuais como hobby e, em meados da década de 90, assisti a um programa culinário com uma grande profissional argentina (já falecida). Marta Balina fazia decorações de bolos com marzipan (massa a base de farinha de amêndoas, claras e açúcar) e fiquei encantada com o resultado. Arrisquei decorar um bolo para as minhas filhas que eram crianças.  Elas amaram, mesmo com os defeitos de uma primeira modelagem simples. Passado algum tempo, após a perda de minha filha mais velha, resolvi fazer um bolo para o aniversário de minha filha mais nova. Assim, a cada ano, os amiguinhos dela esperavam para ver qual seria o novo tema do bolo. Dessa forma, eu fui praticando. Fiz bolos para os sobrinhos, mãe, pai, irmã e amigos. Penso que herdei da minha mãe esse dom para artes, ela foi uma grande artista em tudo que se referia a trabalhos manuais, mas principalmente, em pinturas em telas, era um dom natural, pois ela nunca fez cursos ou estudou artes. Minha mãe não chegou a ver meu aperfeiçoamento nos trabalhos, pois teve Alzheimer e faleceu em 2009. Através da internet pude conhecer grandes profissionais on line, e aprendi muito com suas dicas e técnicas”, relata.

 

 

Detalhes são importantes

Detalhista e minuciosa, Silvia Helena conta que procura prezar pelo bom acabamento nos seus trabalhos. “Tento fazer o melhor e muitas vezes refaço até ficar ao meu contento. O trabalho depende muito do tema, para mim não existe fácil e rápido, não consigo fazer algo rapidinho. Agora estamos na época dos 8acabo demorando muitas horas nesse tema. Por exemplo, se faço portas e janelinhas em pasta americana, tenho que fazer os veios da madeira, os batentes, o puxador, a floreira e as madeirinhas das janelas, se as faço abertas, penso na parte em vidro e cortinas, as guirlandas com as folhinhas e florezinhas, presentinhos e tudo mais. Quando se trata de bolo artesanal, levo dias, pois faço antecipadamente as peças da decoração em pasta americana, ou o topo em biscuit, e deixo a massa e recheios para três dias antes da entrega”, ressalta a confeiteira.

 

Todo cuidado é pouco

“Bolos decorados com pasta americana não são como bolos de confeitarias, é preciso uma boa massa que fique molhadinha e que resista ao peso da pasta e bons recheios que não sejam enjoativos e que não necessitem refrigeração”, explica. “Tudo isso porque o bolo coberto e finalizado tem que ficar fora do refrigerador, pois a pasta americana ao ser retirada da geladeira irá “suar” e ficará com aspecto “melado” e não acetinado como deve ser”, completa.

 

 

Passo a passo

Silvia Helena detalha o seu passo a passo artesanal e delicado: “basicamente, o meu processo de fazer um bolo artesanal decorado é assim: – Dia 1, dedicado ao preparo das massas e recheios para após estarem frios, embalá-los e guardá-los na geladeira; -Dia 2, rechear, novamente embalar e voltar para mais algumas boas horas na Após esse período já pode esculpir, se for o caso, blindar com a ganache, embalar e voltar para geladeira; -Dia 3, preferencialmente o dia da entrega, logo pela manhã retirar o bolo da geladeira, esperar pelo menos duas horas para que ele volte à temperatura ambiente. Sovar muito bem a pasta antes da aplicação e só depois disso cobrir e fazer as finalizações. Embalar para a entrega. Como pode ver é todo um esquema que deve ter as etapas respeitadas”.

 

Temas diversificados

Sobre os temas de decoração, a confeiteira conta que, na medida do possível, procura sempre fazer o que é solicitado. “Quando uma pessoa me pede um determinado tema, busco conversar e explicar como funciona todo o processo, para que fique tudo muito claro quanto ao que se pode ou não fazer. Em algumas ocasiões, mudam-se algumas coisas, mas, geralmente, no final dá tudo certo e a satisfação é garantida”, finaliza.

 

 

Instagran – @silviahnr

Facebook – Silvia Nogari Ramos

Whatsap: 43- 99993-7715

Filed Under: Vale a pena

About Elisiê Peixoto

Elisiê Peixoto foi colunista da Folha de Londrina durante 18 anos, lançou cerca de 30 livros. Atuou num programa semanal da extinta TV Mix, escreveu para diversas revistas, trabalha como jornalista e escritora na Editora Mondo. Como colaboradora da Ong Nós do Poder Rosa escreveu cinco livros em prol das causas da mulher. Atua junto ao departamento de marketing do Roberta Peixoto Academy.

Reader Interactions

Comments

  1. Fernanda says

    4 de dezembro de 2020 at 13:43

    Silvia seu trabalho é perfeito e maravilhoso!! Enche os olhos 😍 parabéns ! Bjs

    Responder
  2. Jane says

    4 de dezembro de 2020 at 13:46

    Tenho muito orgulho do seu talento moça linda! Você é minuciosa em todos os sentidos! Querida, amável e extraordinária! Sílvia!! Parabéns!!!

    Responder
  3. MARILUCIA RICIERI says

    4 de dezembro de 2020 at 15:38

    Silvia, parabéns pelo reconhecimento. Sua arte nos bolos e panetones é maravilhoso e extraordinário. Beijos… Uchinha

    Responder
  4. Jéssica Quiane Cesconeto Caires says

    4 de dezembro de 2020 at 16:40

    Silviaaa, que capricho seu e que carinho que vc demonstra ter pela arte que faz!
    Tenho certeza que vc já fez bem pra muitas pessoas através dos seus bolos e vai continuar fazendo!
    Parabéns pelo seu trabalho!

    Responder
  5. João Batista says

    7 de dezembro de 2020 at 21:43

    Bolos artísticos incriveis, lindos e elegantes.

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Primary Sidebar

Buscar no site

Colunistas

Roberta Peixoto

Artigos Recentes

Dani Mattos & Toque de Bambas lançam Álbum Cronistas da Cidade no Aniversário de São Paulo

25 de janeiro de 2021 por Claudia Costa

A jovem Nathalia Lourenço Milanez conta as atrações da bela e fria Glarus, na Suíça

22 de janeiro de 2021 por Claudia Costa

Um dia de cada vez

22 de janeiro de 2021 por Elisiê Peixoto

Footer

O Ideia Delas é um espaço virtual de compartilhamento de informações, notícias, crônicas, assuntos diversos. Possui conteúdo voltado para um público masculino e feminino, acima de 35 anos, com temas que despertam interesse de forma estratégica e pontual.
Portal Ideia Delas

Portal Ideia Delas · Cláudia Costa & Elisiê Peixoto · Desenvolvido por Droopi Agência Digital · Log in