Por Claudia Costa

Na casa da professora Renata e do pecuarista José Almeida, o xodó da família no momento é uma carneirinha que nasceu há um mês. José acabou trazendo para sua casa em Londrina, o animalzinho que foi rejeitado pela mãe, uma ovelha muito velha que não teve lactação. De cara, o bichinho foi adotado por todos na família: os filhos, Rafaela, 24 anos, Pedro, 22 anos, e Gabriela,14 anos e até a irmã de José, Cinara Bastos, apaixonou-se pelo bichinho.

A família ainda possui um gato, Bandido, e um cachorro, o Tobe, da raça border collie.
A escolha do nome do novo animal de estimação foi um dilema, inicialmente, chamada de “Branquinha”, mas acabou ficando “Orfinha”, é assim que ela atende quando José a chama. Aliás, enquanto estou entrevistando ele por celular, a carneirinha fica berrando o tempo todo, chamando pelo “papai”. O animalzinho está sendo muito bem cuidado pela família. “Nos primeiros dias a carneirinha mamou colostro de vaca misturado ao leite. Após o 15º dia, foi incluído também uma ração para cordeiro como complemento”, explica José.

O maior cuidado é o pequeno intervalo entre as mamadeiras e a troca frequente de fraldas.
“A Orfinha é um grude com José e com a filha mais velha, Rafaela, que tem necessidades especiais. A estreita relação de afeto e companheirismo das duas é bonito de ver. Nesses dias mais frios, elas ficam na sala, embaixo de uma coberta assistindo televisão juntas.”.

A carneirinha já conquistou todos da família, quando José vai visitar a mãe que mora próximo a sua casa, o animalzinho vai seguindo José como se fosse um animal de estimação comum, por exemplo um cachorrinho.
Segundo a “titia” Cinara, a carneirinha é muito dengosa. “Ela adora ver televisão no colo da Rafaela, gosta de tomar banho e fica quietinha quando está secando o pelo no secador. Ela é um dengo, uma atração para a família e os amigos que vão lá na casa do meu irmão conhecer a nova integrante da “família” “, diz Cinara, explicando que a sobrinha diz que a Carneirinha é o seu bebê.

Fotos: arquivo pessoal


Deixe um comentário