
A chef Munira Chinezi Tauil, 26 anos, formou-se em Gastronomia em 2017 pela Unifil, mas sempre viveu junto às panelas. Sua família é proprietária do Buffet Elite de Londrina. “Sempre gostei muito de comer bem e de preparar os alimentos. Cozinhar é um ato de carinho, de expressão e de transmissão de ideias. Na cozinha temos muito espaço para criar, testar e aprender”, diz ela, que desenvolveu a 100bicho Gastronomia, empresa que produz comida vegana para entrega (marmitas).

O veganismo é muito mais que um modismo, é um estilo de vida guiado pela compaixão pelos animais. A pessoa vegana não utiliza produtos de marcas que realizem testes em animais, financiem crueldade ou utilizem componentes de origem animal em sua formulação. Em relação à alimentação, apenas são consumidos produtos de origem vegetal, nada de carnes e nem derivados, como leite, ovos, manteiga, gelatinas e outros, o que se chama de dieta vegetariana estrita.

Na comida vegana, os alimentos são preparados de forma diferente. Somos muito acostumados com o jeito de cozinhar tradicional, tanto em relação aos sabores quanto ao modo de fazer, como é o caso de se fazer um bolo sem ovos. “Sempre me interessei em ampliar os horizontes, quebrar paradigmas e ideias. E a 100bicho Gastronomia surgiu no início deste ano. Felizmente, a causa da proteção animal está ganhando projeção e crescendo bastante entre a população que vem despertando para a conscientização de que todos animais sofrem, não apenas os domésticos. O veganismo está crescendo a cada ano, porém ainda existe muita dificuldade de encontrar alimentos acessíveis e práticos”, explica Munira.

O sucesso de vendas da 100bicho Gastronomia são as marmitas congeladas, bem servidas e temperadas com aromáticos da horta. As opções são muitas, mas existem as queridinhas, como o quibe assado recheado, a feijoada e as panquecas de shitake cremoso e brócolis. Também podem ser feitas encomendas de qualquer item para levar a uma ocasião especial. Tortas salgadas, sushi, aperitivos, patês e caldos de inverno também estão no menu.

Todo tipo de pessoa consome, algumas veganas faz anos, outras não veganas, buscando uma alimentação mais leve e saudável. “Sair do que estamos acostumados pode ser uma aventura muito construtiva, o mundo vegetal tem muito a nos oferecer, novos sabores, texturas, muitos nutrientes e possibilidades supercriativas de nos alimentarmos realmente bem sem precisar da exploração dos animais”, salienta a chef.
RECEITAS VEGANAS
Almôndegas de lentilha
500 g de lentilhas demolhadas por 8h
1/2 cebola picadinha
2 dentes de alho amassados
200 g de aveia em flocos finos
Cozinhe a lentilha até que fique macia. Transfira para uma bacia e espere amornar, misture a cebola e o alho, vá amassando e adicionando a aveia aos poucos até formar uma massa moldável. Ajuste o sal e temperos de sua preferência, modele bolinhas e leve ao forno por 30 minutos.
Molho: 500 ml de molho de tomate, pimenta-do-reino e sal a gosto.
Sirva com macarrão de sua preferência e molho de tomate.
Brownie de chocolate
2 colheres de sopa de chia, de molho por meia hora em 6 cs de água fria
3 xícaras de batata-doce cozida e amassada
1 xícara de óleo de coco
1 xícara de cacau em pó 100%
½ xícara de melado de cana
1 pitada de sal
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
Nozes ou castanhas de sua preferência
Em uma tigela, misture bem todos os ingredientes deixando por último o bicarbonato. Coloque a massa em uma assadeira e leve ao forno a 180 graus por 20 minutos. Espere esfriar e sirva com:
Sorvete tropical
Em um processador, coloque duas bananas-nanicas congeladas e 1/2 xícara de polpa de maracujá. Processe até ficar cremoso.
Maionese verde que combina com tudo
½ copo de sementes de girassol sem casca
1 copo de água gelada
1 dente de alho sem o gérmen (miolo)
½ maço de folhas de salsinha
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Óleo ou azeite até dar ponto (aproximadamente 1 copo)
Bata no liquidificador todos os ingredientes exceto o óleo. Após a mistura ficar líquida e uniforme, acrescente aos poucos o óleo em fio, até que atinja a consistência de maionese desejada.
Fica uma delícia com batatas rústicas, palitinhos de cenoura e torradinhas. Use no salpicão, batatonese e lanches.
Serviço:
100bicho Gastronomia
Instagram @100bicho_gastronomiavegana
Whatsapp (43) 99921-9952
Fotos: Arquivo pessoal
Matéria excelente! Obrigada Portal Ideia Delas por sempre apresentar matérias interessantes e informações importantes.