Em tempos de pandemia, o lançamento foi feito com a difusão de um vídeo nas mídias sociais. Nele, Juliana conta sua trajetória como pesquisadora e promotora do samba e fala da proposta de adentrar essa nova frente, a moda.
Ela relata que o projeto Estação Samba começou em 2008 como programa de rádio na UEL FM, emissora educativa da Universidade Estadual de Londrina. “Durante oito anos produzi e apresentei o programa aos sábados. Foram mais de 300 edições até 2016, sempre tocando sambas e contando suas histórias”. Em 2018 Juliana quis comemorar o aniversário de 10 anos do programa com uma experiência diferenciada: levar para os palcos, em formato de espetáculos, a ideia dos programas de rádio, contando as histórias e apresentando sambas ao vivo, com artistas e músicos convidados.
“Deu tão certo que continuamos em 2019 os espetáculos, além de iniciar também um circuito de rodas de samba com feijoada”, conta Juliana. “Como gosto mesmo de inventar moda, – brinca ela – agora em 2020 imaginei que o samba a gente tem na alma e gostaria de vestir no corpo. Decidi criar a marca Estação Samba – Moda Brasileira, continuando a contar as histórias e tendo a moda como linguagem artística.
Juliana Barbosa fez mestrado, doutorado e pós-doutorado em torno do samba. Para ela, a moda é uma nova fronteira, ligando a vestimenta e a expressão. “É uma forma de estar no mundo. Quero evocar, através da moda, a história cultural do samba, valorizando a brasilidade e nossa formação afro-originada. Valorizar os artistas brasileiros e nossa cultura popular, com destaque para a participação do povo negro”.
.A produtora cultural destaca que a grife começa com camisetas e pretende incorporar, depois, outras peças de vestuário, como vestidos e macacões. Ao mesmo tempo, os fãs de samba e clientes da marca contarão com o lastro de outras narrativas que Juliana tem desenvolvido, como crônicas nas páginas Estação Samba no Facebook e no Instagram, além de playlists, vídeos e podcasts.
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“Coleção Origens
A coleção de lançamento da grife será “Origens”, assinada pelo artista visual Reberson Alexandre. A coleção homenageia três das principais figuras da nascente do samba urbano: Tia Ciata, quituteira e articuladora cultural, protagonista feminina que nas primeiras décadas do século XX fez de sua cozinha e de seu terreiro o local de nascimento do samba carioca; Pixinguinha, músico e maestro ícone do Brasil, referência do samba e do choro. A terceira homenageada é Clementina de Jesus, a Quelé, voz da africanidade, com seu canto ancestral.
“Para cada nova coleção, projetada para sair de dois em dois meses, quero convidar um artista a desenvolver três artes em torno de uma temática do universo do samba. Para Origens convidei Reberson Alexandre, designer e artista visual com uma arte despojada, inspirada no pop e nos estudos da Bauhaus. Ficou linda e muito original”, afirma.
Juliana projetou a marca para crescer a partir da comunicação horizontalizada da internet e ter distribuição no Brasil e no exterior. “O samba tem muita história para contar e muito envolvimento em torno dele, inclusive em vários outros países. Nossa criação será difundida pelas mídias sociais, vendida e distribuída por e-commerce, com carinho e profissionalismo”, conclui.
SERVIÇO:
Para conhecer a coleção e adquirir as peças acesse o link: https://linktree.com.br/new/estacao.samba
Fotoa: Divulgação
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