• Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer
  • Capa
  • Anuncie
  • Fale Conosco
  • Quem são elas
Ideia Delas

Ideia Delas

Cláudia Costa e Elisiê Peixoto

Banner_VisionCenterLondrina_728x90 (1)
Facebook
Instagram
Youtube
  • Acontece
  • Colunistas
    • Edilson Pereira
    • Roberta Peixoto
  • Cá pra nós
  • Amigos Bichos
  • Beleza
  • Mistura Fina
  • Entrevistas
  • Gastronomia
  • Saúde
  • Crônica
  • Variedades
    • Passaporte
    • Vale a pena

Pesquisadora Juliana Barbosa lança grife inspirada na história do samba

3 de dezembro de 2020 por Claudia Costa Leave a Comment

A coleção “Origens” é assinada pelo artista visual Reberson Alexandre.
O samba está na moda, literalmente. A pesquisadora e produtora cultural Juliana Barbosa, de Londrina (PR), lançou no  Dia Nacional do Samba, 2 de dezembro, a grife “Estação Samba – Moda Brasileira”, com camisetas e outras peças de vestuário que tem como temática as personagens e as histórias da cultura do samba

Em tempos de pandemia, o lançamento foi feito com a difusão de um vídeo nas mídias sociais. Nele, Juliana conta sua trajetória como pesquisadora e promotora do samba e fala da proposta de adentrar essa nova frente, a moda.

Ela relata que o projeto Estação Samba começou em 2008 como programa de rádio na UEL FM, emissora educativa da Universidade Estadual de Londrina. “Durante oito anos produzi e apresentei o programa aos sábados. Foram mais de 300 edições até 2016, sempre tocando sambas e contando suas histórias”. Em 2018 Juliana quis comemorar o aniversário de 10 anos do programa com uma experiência diferenciada: levar para os palcos, em formato de espetáculos, a ideia dos programas de rádio, contando as histórias e apresentando sambas ao vivo, com artistas e músicos convidados.

“Deu tão certo que continuamos em 2019 os espetáculos, além de iniciar também um circuito de rodas de samba com feijoada”, conta Juliana. “Como gosto mesmo de inventar moda, – brinca ela –  agora em 2020 imaginei que o samba a gente tem na alma e gostaria de vestir no corpo. Decidi criar a marca Estação Samba – Moda Brasileira, continuando a contar as histórias e tendo a moda como linguagem artística.

Juliana Barbosa fez mestrado, doutorado e pós-doutorado em torno do samba. Para ela, a moda é uma nova fronteira, ligando a vestimenta e a expressão. “É uma forma de estar no mundo. Quero evocar, através da moda, a história cultural do samba, valorizando a brasilidade e nossa formação afro-originada. Valorizar os artistas brasileiros e nossa cultura popular, com destaque para a participação do povo negro”.

.A produtora cultural destaca que a grife começa com camisetas e pretende incorporar, depois, outras peças de vestuário, como vestidos e macacões. Ao mesmo tempo, os fãs de samba e clientes da marca contarão com o lastro de outras narrativas que Juliana tem desenvolvido, como crônicas nas páginas Estação Samba no Facebook e no Instagram, além de playlists, vídeos e podcasts.

” Quero evocar, através da moda, a história cultural do samba, valorizando a brasilidade e nossa formação afro-originada”, afirma a pesquisadora Juliana Barbosa.

.

“Coleção Origens

A coleção de lançamento da grife será “Origens”, assinada pelo artista visual Reberson Alexandre. A coleção homenageia três das principais figuras da nascente do samba urbano: Tia Ciata, quituteira e articuladora cultural, protagonista feminina que nas primeiras décadas do século XX fez de sua cozinha e de seu terreiro o local de nascimento do samba carioca; Pixinguinha, músico e maestro ícone do Brasil, referência do samba e do choro. A terceira homenageada é Clementina de Jesus, a Quelé, voz da africanidade, com seu canto ancestral.

Para conhecer a coleção e adquirir as peças acesse o link:   https://linktree.com.br/new/estacao.samba

“Para cada nova coleção, projetada para sair de dois em dois meses, quero convidar um artista a desenvolver três artes em torno de uma temática do universo do samba. Para Origens convidei Reberson Alexandre, designer e artista visual com uma arte despojada, inspirada no pop e nos estudos da Bauhaus. Ficou linda e muito original”, afirma.

Juliana projetou a marca para crescer a partir da comunicação horizontalizada da internet e ter distribuição no Brasil e no exterior. “O samba tem muita história para contar e muito envolvimento em torno dele, inclusive em vários outros países. Nossa criação será difundida pelas mídias sociais, vendida e distribuída por e-commerce, com carinho e profissionalismo”, conclui.

SERVIÇO:

Para conhecer a coleção e adquirir as peças acesse o link:   https://linktree.com.br/new/estacao.samba

Fotoa: Divulgação

 

Filed Under: MISTURA FINA

About Claudia Costa

Claudia Costa foi editora Folha de Londrina, suplemento da Folha da Sexta, durante 13 anos, e há mais de 17 anos está atuando em comunicação corporativa e marketing. Trabalhou nas empresas Unimed Londrina, Sociedade Rural do Paraná e Unopar. Atua na assessoria de imprensa e comunicação para AREL, SINDICREDPR e diversos profissionais liberais, principalmente, na área da saúde e diversas áreas de prestação de serviço.

Reader Interactions

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Primary Sidebar

Buscar no site

Colunistas

Roberta Peixoto

Artigos Recentes

Dani Mattos & Toque de Bambas lançam Álbum Cronistas da Cidade no Aniversário de São Paulo

25 de janeiro de 2021 por Claudia Costa

A jovem Nathalia Lourenço Milanez conta as atrações da bela e fria Glarus, na Suíça

22 de janeiro de 2021 por Claudia Costa

Um dia de cada vez

22 de janeiro de 2021 por Elisiê Peixoto

Footer

O Ideia Delas é um espaço virtual de compartilhamento de informações, notícias, crônicas, assuntos diversos. Possui conteúdo voltado para um público masculino e feminino, acima de 35 anos, com temas que despertam interesse de forma estratégica e pontual.
Portal Ideia Delas

Portal Ideia Delas · Cláudia Costa & Elisiê Peixoto · Desenvolvido por Droopi Agência Digital · Log in