
Por Claudia Costa
Rei, Duque, Nina, Catita, Austin, Guga…. são alguns dos 27 cães que a publicitária Raquel Makiolke adotou da rua. Ela atua de forma voluntária na proteção de animais de rua em Londrina (PR). Os maus tratos de animais que moram com seus donos é sua maior preocupação.
A publicitária Raquel Makiolke, 64 anos, divorciada, mãe de dois filhos, e três netos, herdou do pai Paulo Makiolke ( in memorian) o amor pelos animais, especialmente os cães. Ele foi o pioneiro em Serviço Telefônico em Londrina e região, atuando como superintendente da Companhia Telefônica Nacional (CTN) e trabalhou na Telepar até se aposentar.
Raquel Makiolke trabalha há mais de 35 anos em um ramo especial da publicidade: distribuindo em Londrina e região panfletos impressos de diversas empresas. Apesar do ritmo intenso que seu trabalho possui, e também dos compromissos em cuidar da sua casa, Raquel encontra tempo para ajudar os cães abandonados pela cidade. Ela é conhecida pela população londrinense por sua dedicação aos animais e por sua disposição em ajudar todos as pessoas que necessitam de orientações nos cuidados com os cães. Na perua Combi que usa para distribuir os panfletos, ela tem saco com ração e uma maleta com os primeiros socorros. A sua dedicação aos animais aumentou ainda mais após o casamento dos filhos. A publicitária mora em Londrina em uma casa no bairro Califórnia, com 27 cães que adotou da rua. A maioria é de cachorros idosos e muitos possuem problemas de saúde. A casa possui um amplo quintal onde os bichinhos tem espaço para brincar, correr e vivem bem e felizes. Anteriormente, ela já teve que mudar de casa no bairro San Fernando por causa da reclamação dos vizinhos.
Raquel Makiolke não é uma pessoa rica ou que possui bens financeiros, ela é uma trabalhadora que batalha muito para sobreviver, mas apesar de todas as suas “lutas diárias” ela não deixa de ajudar os animais. Na Pandemia seu desafio aumentou ainda mais, pois alguns trabalhos fixos foram cancelados. Seu maior custo é com alimentação dos 27 cães que moram com ela e mais 10 que trata em um bairro próximo à sua casa. Para conseguir comprar a ração, ela já teve que deixar a conta “pendurada” no pet em uma ocasião que estava sem dinheiro. A confiança do proprietário foi fundamental, pois ela pode ir pagando aos poucos a ração. Seus animais comem duas refeições ao dia.
Para dar conta das responsabilidades que possui com os cães, ela conta com o apoio de uma rede de pessoas e profissionais (Veterinários: Tiemi Takei ( Via Pet) e a equipe da Clínica Vet Care ( Kleber, Juliana Myazaki, Andreia Hamazaki,Gabriela e Luci). O projeto castração solidária da Clinicão da dra.Maiza, Ademir e Carol do Pet Shop Mr.Dog.).
Nesta entrevista ao portal IDEIA DELAS, Raquel Makiolke fala sobre o trabalho voluntário que desenvolve junto aos animais de rua. Segundo ela, a solução para o problema de animais abandonados é a comunidade de cada bairro cuidar da sua região e uma política pública de castração dos animais de rua sob a coordenação da prefeitura. Raquel explica que sua maior preocupação é com os maus tratos dos animais dentro das residências. “Muitos ficam acorrentados sem espaços para caminhar, sem água e comida”, salienta a protetora dos animais.

“Acredito que a população de cada bairro pode ser mais tolerante, e unir-se para cuidar dos animais abandonados da sua região. Em Londrina já temos o Castramóvel, um serviço muito importante para a população, mas os cães que vivem na rua precisam de um suporte para recuperar-se após a castração. Quem vai cuidar deles após a cirurgia? O pós- operatório precisa de atenção, não tem como castrar e deixá-los na rua. Em nossa cidade temos várias pessoas na comunidade que atuam como protetoras dos animais. Elas podem ser um suporte para os cães de rua se o Município fazer um cadastro e dar um suporte. Eu sou contra um Centro de Zoonose como depósito de animais. A Castração é a solução, mas sob a coordenação do município”, salienta Raquel Makiolke, a protetora dos cães de rua em Londrina.


Que matéria maravilhosa! Por pessoas como Raquel, que não perdi a esperança de um mundo melhor ! Sabemos muito bem as dificuldades gigantes , que temos vivido nesta pandemia, mas ela não desistiu da luta por ela e pelos anjos sem voz da comunidade e nem dos seus próprios! Parabéns pela matéria! É um estímulo ler sobre pessoas edificantes e que fazem o bem , sem palcos, holofotes, platéia!!! Ama de graça mesmo!
Parabéns! Londrina é um grande exemplo. Temos muitas ONGs atuantes e vários protetores independentes.
Parabéns! Trabalho lindo e difícil demais! Que Deus te abençoe com muita saúde pra dar conta desses filhos de patas!
E que fique esse lindo exemplo aos nossos governantes.
Parabéns Claudia. Excelente matéria e de suma importância para aqueles que se importam com os animais de rua. Essas pessoas são verdadeiros ‘anjos’ caminhando entre nós. 👏👏
Show de bola, matéria extraordinária Raquel é uma guerreira da causa animal, mãezona dos nossos bebês peludos.