• Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer
  • Capa
  • Anuncie
  • Fale Conosco
  • Quem são elas
Ideia Delas

Ideia Delas

Cláudia Costa e Elisiê Peixoto

Facebook
Instagram
Youtube
  • Acontece
  • Colunistas
    • Edilson Pereira
    • Roberta Peixoto
  • Cá pra nós
  • Amigos Bichos
  • Beleza
  • Mistura Fina
  • Entrevistas
  • Gastronomia
  • Saúde
  • Crônica
  • Variedades
    • Passaporte
    • Vale a pena

ANSIEDADE: não sofra por causa dela!

17 de fevereiro de 2021 por Claudia Costa 4 Comments

 

Existe tratamento eficaz para o problema, procure a ajuda de um profissional. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o país com a maior taxa (9,3%) de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo.

Foto :Pixabay

Por Claudia Costa

A ansiedade é uma sensação comum a todos os seres humanos e ela tem um papel importante em nossa vida. “Se ela não existisse faríamos somente o básico. A ansiedade promove uma inquietude que estimula o agir das pessoas”, explica a médica-psiquiatra Marilu da Silva Stock, que atua na área há 39 anos, em seu consultório em Londrina e também no Hospital Regional Do Vale Do Ivaí, em Jandaia do Sul (PR), tendo trabalhado também durante muitos anos em outro hospital psiquiátrico em Londrina. Ela formou-se em medicina e especializou-se em psiquiatria na Universidade Federal de Santa Maria (UFMS), no Rio Grande do Sul, além de ter estagiado na conceituada Clínica de La Borde, situada em Cour-Cheverny, na França. Este importante Centro Médico foi fundado por Jean Oury em 1953, é um marco no tratamento institucional das psicoses, lugar de formação para várias gerações de psiquiatras e psicanalistas.

“O tratamento para ansiedade engloba medicação e psicoterapia”, explica a psiquiatra Marilu Stock

Quando a ansiedade vira uma doença

Segundo a psiquiatra, a ansiedade vira uma doença quando impede a pessoa de realizar seus afazeres e pode acometer pessoas de todas as idades. Além do chamado transtorno de ansiedade generalizada (TAG), existem outros, como pânico, fobias e ansiedade social. O estresse pós-traumático e o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) também são classificados como transtornos de ansiedade. “A ansiedade vira uma doença quando há sofrimento e perda de qualidade de vida. Normalmente existe um ou mais fatores (como se fosse um gatilho) que desencadeiam este sentimento de aflição, medo e preocupação, como por exemplo situações de estresse extremo, desentendimentos, perdas. “Qualquer dependência química desencadeia crises de ansiedade, tanto pela abstinência quanto pela privação”, salienta a médica-psiquiatra.

O Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade.

Sintomas físicos e psicológicos

Os principais sintomas físicos da ansiedade são: sudorese, mãos frias, taquicardia, tremores, elevação da pressão arterial, sensação de falta de ar ou asfixia, boca seca, tontura, dor de barriga e náuseas. Existem também os sintomas psicológicos: medo constante, tensão e nervosismo constantes, sensação de que algo ruim vai acontecer, falta de controle sobre os pensamentos – dificuldade de esquecer o motivo da tensão, dificuldade para dormir e relaxar, irritabilidade e agitação, preocupação exagerada em relação a realidade.

A psiquiatra salienta que é importante buscar ajuda profissional quando a qualidade de vida é afetada e os problemas começam a aparecer. “Muitas pessoas ainda têm preconceito, pois têm medo de ficar dependentes da medicação, de ficar dopadas. Não se deve ter esse medo; o paciente deve conversar sobre essa apreensão com o seu médico. É só o profissional prescrever a medicação certa para aquela pessoa que isso não vai acontecer”.

Hoje em dia existem medicamentos modernos e eficientes no tratamento de transtorno de ansiedade, depressão e síndrome do pânico. Além da medicação, é importante que o paciente faça psicoterapia”, explica Marilu Stock, salientando que “tudo tem jeito na vida, apenas a morte não tem”. A especialista adverte amigos e familiares que convivem com e presenciam uma pessoa tendo crise de ansiedade que tentem acalmá-la, orientando-a a respirar profundamente. É importante buscar ajuda de um profissional para avaliação do caso. O diagnóstico da ansiedade, além de outras doenças como síndrome do pânico e depressão, é realizado por exame clinico.

 

Serviço:

Dra. Marilu da Silva Stock – médica-psiquiatra

Avenida Santos Dumont, 464, Londrina

Fone (43) 33477488

 

  • Mais fontes

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/02/01/estudo-descobre-onde-celulas-que-causam-ansiedade-sao-fabricadas-no-cerebro.htm

Filed Under: Saúde

About Claudia Costa

Claudia Costa foi editora Folha de Londrina, suplemento da Folha da Sexta, durante 13 anos, e há mais de 17 anos está atuando em comunicação corporativa e marketing. Trabalhou nas empresas Unimed Londrina, Sociedade Rural do Paraná e Unopar. Atua na assessoria de imprensa e comunicação para AREL, SINDICREDPR e diversos profissionais liberais, principalmente, na área da saúde e diversas áreas de prestação de serviço.

Reader Interactions

Comments

  1. Mari Luce Stock says

    14 de outubro de 2020 at 22:20

    Muito boa a reportagem. Acredito que prestará um bom serviço para esclarecer pessoas com tais sintomas.

    Responder
  2. Ruth ussuna says

    15 de outubro de 2020 at 07:33

    Ótimo artigo é a Dra. Marilu é a melhor psiquiatra que conheço!

    Responder
  3. NATANAEL RODRIGUES dos Santos says

    15 de outubro de 2020 at 08:12

    Parabéns minha querida Dra.marilu,li atentamente sua.reportagem nesta.matéria de sua importância

    Responder
  4. Helena Moreno says

    17 de fevereiro de 2021 at 11:20

    Muito boa a matéria com Dra Marilu,ela é ” expert” execelente médica.

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Primary Sidebar

Buscar no site

Colunistas

Roberta Peixoto

Artigos Recentes

Londrix 2021 começa dia 08 de março com foco na Literatura e Educação

5 de março de 2021 por Claudia Costa

MON promove programação especial online na Semana da Mulher

5 de março de 2021 por Claudia Costa

A professora Claudia Taha sempre adapta ao seu gosto as receitas que aprende

4 de março de 2021 por Claudia Costa

Footer

O Ideia Delas é um espaço virtual de compartilhamento de informações, notícias, crônicas, assuntos diversos. Possui conteúdo voltado para um público masculino e feminino, acima de 35 anos, com temas que despertam interesse de forma estratégica e pontual.
Portal Ideia Delas

Portal Ideia Delas · Cláudia Costa & Elisiê Peixoto · Desenvolvido por Droopi Agência Digital · Log in