
Comer e cozinhar com João Batista
João Batista Cândido Gomes fez uma carreira sólida na área financeira, adquiriu experiência como gerente de banco e incursionou na área cultural. Dono de vasto círculo de amizades, hoje dispõe de tempo para receber os amigos e sentar-se a uma boa e farta mesa. Com um detalhe: ele é quem cozinha. Sim, João adora preparar massas, risotos, molhos com tomates frescos. Aprendeu com a mãe a fazer um arroz com feijão como ninguém e ganha aplausos quando assina um frango à mineira com polenta. “Faço de tudo um pouco, adoro a gastronomia italiana. Fiz alguns cursos de panificação e confeitaria na Escola Gastronômica de Londrina e, sempre que possível, vou para a cozinha preparar algo. Para o Portal Ideia Delas optei por um bolo inglês diferente do que encontramos nas confeitarias, uma receita mais elaborada e deliciosa. Bem propícia para estes tempos natalinos. Espero que gostem!”, conclui.


BOLO INGLÊS
INGREDIENTES:
100 g de açúcar de confeiteiro
100 g de manteiga
01 colher de chá de essência de baunilha
Raspas de 01 limão médio
01 colher de conhaque
02 ovos
01 colher de chá de fermento em pó
150 g de farinha de trigo
60 g de frutas cristalizadas
40 g de amêndoas
40 g de nozes
40 g de passas
PARA COBERTURA
100 g de açúcar de confeiteiro
02 ou 03 colheres de whisky
20 g de frutas cristalizadas
MODO DE FAZER
Em uma batedeira, bata a manteiga com o açúcar de confeiteiro. Colocar as raspas de limão e a baunilha, batendo sempre coloque um ovo de cada vez. Adicione a farinha de trigo, o conhaque em e o fermento pó, misturando bem e depois as frutas cristalizadas a massa, mexendo com uma colher. Unte uma fôrma de bolo inglês e polvilhe farinha de trigo. Espalhe a massa na fôrma untada e disponha as nozes e amêndoas sobre a massa. Asse em forno a 160 graus c, entre 20 a 30 minutos ou até espetar um garfo e o mesmo sair limpo. Sempre atento ao assar a massa para não queimar. Desenforme e deixe esfriar.
COBERTURA
Em um recipiente coloque o açúcar de confeiteiro e incorpore um pouco de whisky, mexa até que fique com uma boa consistência para dispor sobre o bolo inglês. Em seguida decore com frutas cristalizadas.


Parabens ele alem de lindo competente simpatico ainda cozinha!! Ele e o cara!!
Obrigado Luiza. Bj
Maravilhosa sua receita…show amigo.
Parabéns
Muito obrigado. Aproveite.
Parabéns!! Este amigo sempre surpreendendo, lindo e ainda cozinha 👏👏👏👏❤️💋
Que delícia Cleusa. Você sempre gentil. Um beijo
Quem conhece sabe que João é
o requinte da simplicidade. Estar com João Batista na cozinha é a certeza de vivenciar estórias e paladares inesquecíveis.
Sou uma privilegiada, gostaria que todos nossos amigos tivessem um momento bom assim…
Muitíssimo obrigado Leila. Suas palavras e seu amor me enchem de alegria.
João amigo lindo, sempre nos surpreende c seus dons, como disse Luiza acima : Você é o Cara 😘
Obrigado Luciane. Um beijo.
Parabéns tio, que o senhor continue sempre com essa alegria, e cozinhando cada vez melhor :), bjo
Ebaaa meu sobrinho amado que também gosta de cozinhar. Obrigado Anderson.
João Batista , realmente sabe receber e o melhor, preparando excelentes pratos gastronômicos ,desde aqueles pratos que só a Mamãe sabe fazer (frango com polenta , macarronada os melhores dos melhores ,tudo com muita simplicidade mas com um sabor e aroma que fica com um gostinho de quero mais !!!) os requintados hum….esses também são ótimos (risoto de ervas , casquinhas de siri , massas e carnes ) enfim o Chef sabe cozinhar com amor e o melhor compartilhar o pão com alegria e carisma .
Gratidão !
Como é gratificante Cassiano ouvir essas palavras. Amo receber e preparar os alimentos com carinho e ver o resultado na alegria de cada um á mesa. Abraços
Parace bem fácil de fazer, vou tentar fazer em casa, assim que comprar os ingredientes.
^L^……. Parabéns João.
Sim Moisés e fácil. E saboroso.
Grande João aí sim parabénssss!!
Ebaaa meu sobrinho amado que também gosta de cozinhar. Obrigado Anderson.
Você cozinha com amor e o resultado é surpreendente!
Obrigado Luiz Antonio. Com amor.
Amei as 2 matérias! João Batista é encantador e com esses dons culinários…. Parabéns ! Elisiê, sempre excelente jornalista. Gosta do que faz! Parabéns ao Portal Duo pelas boas matérias! Abx!
Obrigada Patricia pelo elogio, mas você se confundiu.O portal Duo é dos colegas Ana Marta e Fábio Luporini. Adoramos eles!
amiga, obrigada, o Portal Duo também é top! rsss. O nosso é o Ideia Delas. Continue a nos prestigiar e a prestigiar a Aninha e o Fabinho, que são amigos de longa data e estão fazendo um trabalho expressivo. Somos todos jornalistas experientes que agora ingressam na mídia digital! E estamos amando! beijaooo
Patricia obrigado pelo prestígio.
Obrigado pelo carinho Claudia Costa e Elisié Peixoto. Sempre estou aqui lendo as matérias do Portal Idéia Delas. Uma delícia as leituras .espero que gostem da receita. A matéria ficou linda. Mil beijos.
João lquerido: você realmente é um “must”! Tenho o maior orgulho de ser sua amiga!
Estar ao seu lado Cristina é uma honra. Sua amizade é muito valiosa. Um beijo.
Parabéns João! Sua receita é top! Vou tentar fazer logo. O pouco que convivemos juntos num curso de culinária já deu para perceber a pessoa especial que você é.
Margarida a recíproca é verdadeira. Obrigado pela sua amizade e carinho.
Joao … cozinha com Dedicacao e coração!!! Seu tempero essencial e o amor!!! E esse amor vem de família…mãos Abençoadas …td que faz e maravilhoso…saboroso! Desde a comida mais simples ate o requintado!!! Parabens pela competência!!!
Minha gratidão Malu pelo seu carinho e pelas palavras. Beijos
João Batista faz tudo com Amor, Carinho e Devoção!
Sou privilegiada de provar seus sabores e desfrutar da sua Divina presença!
Só amo❤️Gratidão
Que delícia Cristina. A sua amizade é muito valiosa pra mim. Um beijo
Parabéns João!!
Obrigado Dora. Bj
Parabéns sempre talentoso ….em tudo que faz …..boa essa receita para natal
Uma delícia para servir no Natal. Obrigado Flávio.
Parece deliciosa, vou testar está semana.
Parabéns pela matéria.
Muito obrigado Silvia. Bj
Grande homem, dentro e fora da cozinha! Tenho certeza que tem futuro brilhante nessa área também. Boa sorte nesse novo tempo, um exemplo de ser humano. Grande beijo e abraço! =D
Muito emocionado William. Deus o abençoe. Sempre. Grato.
João, meu amigo. Parabéns , muito sucesso !!! Vou experimentar. ! Beijos . Saudades da sua alegria!😘😘😘
Uma delícia para servir no Natal. Obrigado Flávio.
Que maravilha,deve ser dos Deuses!!!
Parabéns!Adorei,vou tentar fazer!!!
Abraços
É fácil é muito gostoso. Obrigado
Esse homem é multifacetado. Sempre tem uma surpresa positiva pra nos mostrar. Um excelente chef, que reúne competência com carinho. Sabe fazer e faz com prazer. Quero mais de suas receitas pra testar aqui. PARABENSSS!!
João, lembrei tanto da minha mãe…voltei no tempo e na época de Natal, quando ela preparava um bolo inglês e durante uns dez dias regava com licor e embalava num papel alumínio para depois servir. Uma receita da minha bisavó e que todos amavam. Tinha frutas cristalizadas e era o bolo esperado do Natal. Confesso que nunca me arrisquei a fazer, mas agora vendo a sua receita, acho que vou tentar. um beijo querido, obrigada por estar no Ideia Delas! ELisiê
Sempre surpreendendo heim João! Parabéns querido. Grande bj.
Realmente, sou suspeita em falar. Mas meu amigo João Batista Candido faz pratos deliciosos… quem sabe não está chegando a hora de termos o BLOG DO JOÃO Batista Candido Gomes. Te amo
Parabéns João! Amei a receita, Só podia ser de uma pessoa especial como você.