Por Elisiê Peixoto
Paula Cristina Vieira, 32 anos, é formada em Design de Moda na Universidade Estadual de Londrina, certificada em cursos de consultoria de estilo e coloração pessoal realizados com Aysha Correa; cores e formas aplicadas em cabelo e maquiagem na consultoria de imagem, com Luciana Ulrich (Studio Immagine) e Silvana Lopes (Psiquêimagem). Ela é consultora de estilo, uma profissão que tem conquistado mercado, garantido o sucesso das clientes e que, reconhecidamente, tem feito a diferença. Nada melhor do que a própria Paula para contar a sua trajetória e explicar o diferencial dessa profissão cheia de charme, mistério, conhecimento e que está em plena expansão no Brasil. Paula também faz um trabalho direcionado e que surpreende as clientes que se tornam assertivas com a análise de coloração pessoal. Com as cores certas para cada biotipo, a imagem tem o equilíbrio e a elegância necessária. Ser consultora de imagem requer, acima de tudo, sensibilidade e bom gosto. Porque devolve a autoestima, revela o potencial, mexe com as emoções, traz poder e confiança. Vamos acompanhar a entrevista?
Ideia Delas: Explique no que consiste a sua profissão.
Paula: Eu sempre digo que a consultoria de estilo é a tradução da essência de uma pessoa na forma de se vestir. O objetivo do meu trabalho é alinhar personalidade com a maneira que a pessoa usa suas roupas, não só pensar em looks, mas, sim, utilizar a moda como meio de comunicação para dizer ao mundo quem você é. A consultoria também é um processo de autoconhecimento, analiso sua rotina e estilo de vida, sua silhueta e proporções, cores que harmonizam com sua beleza natural, peças de roupas que já possui, sapatos, etc. Por fim, existem as etapas de revitalização de guarda-roupas, montagem de looks e personal shopper. Tudo isso facilita demais o dia a dia da cliente, gastando menos tempo e dinheiro na hora de se vestir e oferecendo mais segurança a ela, pois saberá exatamente a mensagem que deseja passar. E essa é a parte mais gratificante para mim, ajudar a recuperar a autoestima de uma mulher. É transformador, tanto para mim quanto para ela.
Também realizo a consultoria para noivas, auxiliando em todas as escolhas relacionadas ao look do grande dia e do ensaio de foto pré-casamento. Juntas, definimos o branco ideal para seu tom de pele, a modelagem adequada ao biotipo corporal, a maquiagem que irá valorizar sua beleza natural, acessórios, penteado e até mesmo o estilo do buquê. Ou seja, todas as escolhas devem ser estudadas nos mínimos detalhes para que a noiva se sinta plena e transmita sua identidade no dia do casamento.
Ideia Delas: A análise de coloração pessoal contribui de que forma na imagem de uma pessoa?
Paula: Ao descobrir sua cartela, a cliente passa a valorizar com segurança a sua beleza natural. As cores certas têm o poder de disfarçar imperfeições como manchas, olheiras e linhas de expressão, e realçar pontos positivos, cor dos olhos, deixar a pele mais corada, com aparência de saudável. Isso faz toda a diferença. Cores que não favorecem podem deixar pálida ou até envelhecer a aparência de uma pessoa.
Ideia Delas: Trata-se de uma profissão nova no Brasil? Onde é mais frequente?
Paula: Antigamente, era um serviço focado em um público-alvo de maior poder aquisitivo ou pessoas de grande reconhecimento nacional, como celebridades e artistas. Hoje o cenário é outro. Atualmente, a consultoria de estilo é um serviço mais acessível a todas as pessoas que desejam investir em sua imagem pessoal.
Ideia Delas: Existem cursos para consultoria de imagem e coloração pessoal?
Paula: Sim, principalmente em São Paulo e também on-line.
Ideia Delas: Você atende homens e mulheres?
Paula: O meu foco na consultoria de estilo é atender somente mulheres. Já com a análise de coloração pessoal, eu realizo em ambos.
Ideia Delas: São idades e profissões diferenciadas?
Paula: Sim, há uma variação entre 25 e 45 anos. Geralmente mulheres que têm seu próprio negócio, com uma renda superior a R$ 2 mil ou, ainda, alguém que destinou uma reserva para investir na própria imagem. Já atendi professoras, fisioterapeutas, maquiadoras, advogadas, empresárias, farmacêuticas, são bem variadas mesmo.
Ideia Delas: Quais as diferenças de cores para cada tipo de pele e cabelo?
Paula: Eu trabalho com o método sazonal expandido, em que temos 12 estações que consistem em quatro puras (primavera quente, outono quente, verão frio e inverno frio) e oito neutras (primavera brilhante, primavera clara, outono suave, outono escuro, verão claro, verão suave, inverno brilhante e inverno escuro). Pessoas com subtom de pele quente pertencem às estações de outono ou primavera, já as de pele fria pertencem ao verão ou inverno. Analisamos três características das cores: temperatura, intensidade e profundidade. Além de observar o contraste natural da pessoa, que é a diferença de tons em escala de cinza entre cor dos cabelos, olhos e pele. Todos esses fatores são determinantes para chegarmos a um resultado conclusivo e fiel. Por exemplo, minha cartela é a outono quente, meu contraste é alto, tenho a pele clara com cabelos e olhos escuros, meu subtom é quente, tenho o fundo da pele amarelado. Logo, as cores mais opacas sem tanta intensidade e um pouco mais escuras irão favorecer a minha beleza natural. Isso vale para maquiagem, roupas, cabelos e acessórios, tudo que está próximo ao nosso rosto. Vale dizer que só conseguimos dizer que tal pessoa pertence a determinada cartela após a análise. Não é possível dizer sem avaliar: é uma etapa da consultoria que só é possível realizar de maneira presencial e com os materiais específicos de avaliação.
Fotos arquivo pessoal
Revisão Jackson Liasch
Rozângela diz
Achei muito interessante a matéria e confesso que á bem pouco tempo fiquei sabendo sobre a consultoria para sabermos nossa cartela de cores para valorizar nossa imagem. Fiquei até curiosa para saber qual seria a minha cartela, já que sou muito eclética no vestir e com cores.
Elisie diz
Eu tambem estou curiosa pra saber a minha! Muito legal esse trabalho!
Ana Lucia Gorini diz
Muito interessante saber as cores que nos favorecem, e descobrir nosso estilo de fato. Facilitaria muito nas compras….quanta coisa a gente compra e não usa.