Ícone da moda masculina dos anos 90, a estampa está de volta conquistando seu espaço na moda de rua.
Originalmente associada aos uniformes militares, a padronagem camuflada está longe de ser restrita ao uso em combate e se estende a roupas e acessórios que incorporam estilo e funcionalidade ao guarda-roupa masculino. Hoje em dia, é possível adotar elementos camuflados de forma elegante, versátil e prática, podendo ser combinada com outros padrões para criar um estilo único e cheio de personalidade.
Para entender como a estampa camuflada pode ser utilizada no dia a dia, trouxemos exemplos de roupas e aplicações indicados pela Valéria Keil, Estilista da INVICTUS, empresa focada no desenvolvimento e comercialização de produtos de alta performance e inovações para profissionais das forças de segurança e defesa, entusiastas do estilo de vida tático e adeptos da moda como forma de expressão.
Como surgiu a camuflagem no vestuário
O uso da camuflagem ganhou destaque no final do século XIX, quando exércitos começaram a explorar suas possibilidades estratégicas e, com o avanço das armas de fogo, tornou-se necessário adotar uma abordagem mais discreta. Durante a Primeira Guerra Mundial surgiu o conceito “dazzle”, um tipo de camuflagem que visava confundir os inimigos quanto à direção das tropas. Após a Segunda Guerra Mundial, os padrões tradicionais de camuflagem se estabeleceram, com manchas em tons verdes e marrons. Para Valéria Keil, hoje claramente o uso do camuflado não tem mais o objetivo de ser um disfarce, mas um destaque. “O uso do estilo militar tem a ver com a ousadia da moda, para se destacar com uma estampa forte em meio a multidão”, afirma.
Na década de 60, quando as roupas militares excedentes passaram a ser símbolos de rebeldia e estilo, tornaram-se populares na cultura masculina e seu uso no dia a dia expressava a individualidade dos usuários. “Aqui na INVICTUS vemos que a preferência pela estampa não é apenas do público militar, mas adeptos ao estilo, que gostam de usufruir da funcionalidade das peças, mas para uso no dia a dia”, complementa a estilista.
Hoje, existem diversas variações de padrões e cores de camuflagem, muitas delas populares na moda masculina. O Multicam®, por exemplo, é um padrão de quatro cores amplamente utilizado na moda para vários ambientes e condições. Em outros padrões como o ACU (Army Combat Uniform) e o Camouflage Central-Europe, as cores são inspiradas nos combates em regiões desérticas e nas folhagens de florestas francesas, respectivamente.
Como usar o estilo militar
Em geral, as roupas militares são conhecidas por sua durabilidade e resistência, sendo a escolha ideal para o guarda-roupa masculino. Calças e bermudas cargo, botas táticas e outros itens não são apenas funcionais, mas também versáteis para uso durante a prática de atividades físicas ou mesmo como expressão de lifestyle.
Por ser uma estampa mais ampla e marcada, a estilista sugere algumas dicas de como utilizá-la, entre elas a combinação com tons neutros. “A camuflagem é famosa pelo seu uso no dia a dia, misturando com roupas brancas, tons neutros e jeans, para deixar aquela peça como destaque”, diz Valéria.
Outra dica é escolher peças com bolsos múltiplos, de silhueta mais solta e prática, para compor looks para diferentes ocasiões. “Para um estilo mais descontraído, é possível combinar uma peça camuflada com camisetas simples, jeans ou tênis. Já para ocasiões mais sofisticadas, é só jogar o camuflado junto a uma camisa de botão e botas de couro”, completa.
Bermuda Trainning Action Hidden
Confeccionada em tecido 4Way composto de 92% Poliéster e 8% Elastano, proporciona flexibilidade, leveza e elasticidade, garantindo liberdade nos movimentos e secagem rápida das peças. Ela possui passantes super-reforçados para cinto tático, que suporta a utilização de equipamentos acoplados, como coldres, além de evitar a queda ou soltura durante a prática de exercícios, como running, treinos aeróbicos ou musculação. Tendo, ainda, 02 bolsos frontais com forro em mesh, que não armazenam água ou areia e 01 bolso traseiro com fechamento em tecido aderente e cordão interno para pendurar as chaves. Valor: R$ 159,00
Bermuda INVICTUS Veteran
Produzida com o inovador tecido Rip-Stop Ultimate, resistente a cargos, perfurações e não desfia. Para assegurar a resistência a bermuda também possui recortes especiais entre as pernas. A peça conta com 06 bolsos, sendo os laterais deslocados para cima e levemente inclinados para facilitar o acesso, mesmo em situação de arma empunhada. Ainda com bolso frontal com reforço para canivete e bolso faca traseiro com abertura de fácil acesso para descarte de carregadores vazios. Para mais segurança, ainda possui abotoamento duplo, cinta reforçada e costuras triplas. Em termos de conforto, a Veteran oferece modelagem anatômica que proporciona maior adaptabilidade ao corpo. Pode ser utilizada nos momentos de lazer, no passeio com a família, no meio outdoor ou no clube de tiro. Valor: R$ 269,00
A estampa camuflada é uma tendência que está voltando na moda contemporânea, evoluindo de seu contexto militar original para se tornar uma influência poderosa. “Temos novos desenvolvimentos que serão lançados ainda neste ano, mais voltados para o público em geral e estilo training, mas ainda guardando características do uso militar” conclui Valéria.
Sobre a INVICTUS:
Com sede administrativa localizada na Grande Florianópolis e centro de distribuição estrategicamente instalado próximo ao Porto de Itajaí-SC, a INVICTUS iniciou suas operações há 12 anos e, atualmente, possui um portfólio com mais de 4 mil produtos à venda. A empresa é uma referência nacional em inovação e qualidade, tendo um investimento em P&D que ultrapassa 20% de seu orçamento anual de despesas, desenvolvendo uma linha completa de vestuário, calçados, equipamentos e acessórios de alta performance. Aliando o know how de ser uma marca com DNA e essência tática, a performance e funcionalidade dos produtos INVICTUS são aderentes com um estilo de vida baseado na atividade, no movimento, na superação de limites, seja no âmbito profissional, esportivo ou mesmo na rotina das pessoas.
Texto e fotos divulgação
Deixe um comentário