• Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer
  • Capa
  • Anuncie
  • Fale Conosco
  • Quem são elas
Ideia Delas

Ideia Delas

Cláudia Costa e Elisiê Peixoto

Facebook
Instagram
Youtube
  • Acontece
  • Colunistas
    • Edilson Pereira
    • Roberta Peixoto
  • Cá pra nós
  • Amigos Bichos
  • Beleza
  • Mistura Fina
  • Entrevistas
  • Gastronomia
  • Saúde
  • Crônica
  • Variedades
    • Passaporte
    • Vale a pena

Homens que convivem com mulheres fortes e independentes!

5 de fevereiro de 2021 por Elisiê Peixoto 1 Comment

 

Pesquisas revelam que as mulheres vivem mais que os homens em quase todo o mundo e que,  mesmo enfrentando adversidades, são mais resilientes, inclusive, dando o apoio emocional e sendo a base fortalecedora da família. Temos exemplos de nomes expressivos de mulheres que venceram o preconceito, foram ousadas, corajosas, fortes e poderosas…e femininas. Sexo frágil? Talvez, em alguns momentos! Até porque, de algumas gerações para cá, as mulheres agregam tantas funções, de mãe à empreendedora, que em algum momento, permitem-se abalar. Mas e os homens? Como enxergam o  “empoderamento” , o trabalho na administração do lar conciliado com o emprego, o equilíbrio da maternidade, a atenção dada à carreira e dividida com o marido? Mulher forte e determinada assusta os homens? Como é se relacionar com mulheres bem sucedidas profissionalmente, que têm iniciativas e projetos, decididas e independentes? O Portal Ideia Delas conversou com alguns profissionais que vivem essa experiência no dia a dia, vamos ler seus depoimentos?

Por Elisiê Peixoto

 

CRISES, SUCESSOS E DESAFIOS 

Para o médico Mauro Takeda, na foto com a esposa Alice: ” ser uma mulher forte significa enfrentar desafios, ser sábia nas decisões.”

 

Alice e Mauro curtem a família, sempre estão presentes na vida dos filhos e netos.

Companheira sempre

“Minha esposa Alice Miyano Takeda fez psicologia, mas gosta de ser classificada como empresária aposentada. Ela passou por situações na vida semelhantes à minha, com altos e baixos na estabilidade financeira de nossas famílias, impactantes na nossa adolescência. Acredito que isto acabou nos tornando resilientes e com muitos objetivos em comum. De alguma forma, esse objetivo tornou a nossa vida muito interessante, nada foi muito planejado, sendo levado meio intuitivamente”.

Saldo positivo

“Como todos, tivemos nossas crises, os nossos insucessos, que foram rapidamente esquecidos. O saldo é de uma vida muito feliz, divertida e leve, voltada para a família. Respondendo ao questionamento, creio que ser uma mulher forte é saber lidar com os insucessos, usando-os como experiência para novos desafios. Ser uma mulher forte significa enfrentar desafios, ser sábia nas decisões. Enxergo como qualidades admiráveis ao invés de assustar. Mulheres fortes buscam a felicidade.  Mas também acho que mulheres independentes e bem resolvidas assustam uma grande parte dos homens. A Alice tem características de uma mulher forte que eu admiro e provou isso ao longo de todos esses anos ao meu lado”. (Mauro Takeda, médico, empresário)

 

 EXEMPLO DE MULHERES FORTES

“Nada é mais atraente do que uma mulher forte, independente, e sem medo de lutar até o fim pelos planos de Deus”, afirma o administrador Mário Henrique ao lado da sua família.

Da avó à esposa

“Eu tenho várias mulheres fortes ao meu redor e sou muito grato a Deus por isso: avó, mãe, esposa e sogra. Quando a Elisiê Peixoto me fez o convite para um depoimento, senti-me honrado e bem à vontade para escrever. Sobre mulheres fortes, começo pela minha avó materna que veio da Espanha para o Brasil, de Zamora para Londrina, com o meu avô, época difícil. O que eles tinham era fé, coragem e companheirismo. Minha avó Plácida era batalhadora e excelente cozinheira, mas quem fazia o cafezinho de todas as manhãs era o meu avô Domingos. Minha mãe é um exemplo de mulher forte e determinada, que sabe o seu valor e corre atrás dos seus sonhos. Minha irmã é outra mulher forte e de coragem, procuradora jurídica, tem uma família abençoada.  Uma profissional que me faz acreditar que é possível um mundo melhor e mais justo. E a minha esposa não poderia ser diferente, foi a mulher que eu escolhi para viver junto. E não poderia deixar de falar da mãe dela, que é uma referência de mulher forte, de família, e que foi a luta como advogada em outros tempos e é uma mulher vitoriosa. Mas quando eu conheci a minha esposa Dolores, ela estava descobrindo um câncer de mama, superado com a graça de Deus. E de lá pra cá, passaram-se 15 anos, temos um lindo filho chamado Miguel, de 12 anos, um anjinho que foi chamado por Deus, o Samuel, e a Maria, 1 ano e três meses”.

 

“A Dolores é uma mulher de garra e admiro a forma que ela busca dar sentido a vida”, afirma o administrador Mário Henrique.

Garra e fé

“Nada é mais atraente do que uma mulher forte, independente, e sem medo de lutar até o fim pelos planos de Deus. A Dolores é uma mulher de garra e admiro a forma que ela busca dar sentido a vida, sua missão como nutricionista oncológica não é para os fracos. Ela é um grande exemplo de fé pra mim, de perseverança, além de excelente esposa, mãe, filha e neta. Acredito que um casal de sucesso é aquele em que ambos são companheiros e estão dispostos a ajudar o outro a crescer, mas sem os o seu próprio crescimento. Tenho comigo  aquela frase: “Ao lado de um grande homem sempre há uma grande mulher” (e vice versa). Vivemos isso, dia a dia.” (Mario Herique Cardoso, 40 anos, administrador)

 

DETERMINAÇÂO, PLANEJAMENTO E OBJETIVOS

Para o médico Omar Taha, uma mulher forte e determinada também é carinhosa, honesta, franca, transparente, direta, fala o que pensa. “Acho ótima para conviver”, afirma.

Atitudes diante das situações

Acredito que há mulheres, que pela própria história de vida e criação, e pela própria personalidade, têm uma determinada atitude diante das situações, diferentes de outras mulheres. Não vejo problemas em relação às mulheres fortes ou não. Mas sei que há homens que não se adaptam à personalidade forte de uma mulher, sentem-se intimidados. Sempre convivi na minha família com mulheres muito fortes, minha avó e a minha mãe tinham personalidades fortes. E hoje, percebo que a minha esposa Cláudia é determinada, sabe o que almeja, planeja e é muito empenhada nos objetivos.  Mas ela sempre foi assim, desde que a conheci, e a mãe dela também é assim, elas são muitos parecidas, talvez até exista um fator genético. Mas esse tipo de personalidade não deveria assustar ninguém. Ao mesmo tempo que uma mulher é forte e determinada, ela é carinhosa, honesta, franca, transparente, direta, fala o que pensa, acho ótima para conviver.”

 

Omar com as três mulheres d asua vida:esposa e filhas.

Admiração e compreensão

“Conheci a minha esposa muito jovem, ela tinha 18 anos. Estamos juntos há 35 anos, ela sempre foi assim, é uma característica que eu admiro numa mulher. A Claudia, desde muito cedo buscou atingir metas, objetivos diferenciados, e eu sempre estive inserido, dando apoio, estimulando, reforçando. E durante todos esses anos ela fez o mesmo, apoiando-me na carreira, incentivando-me. Para sintetizar, uma relação com mulher forte requer uma certa dose de admiração e compreensão. Se você admirar uma mulher assim, você terá conquistado uma boa parte do coração dela. (Omar Taha, 61 anos, médico)

 

RESILIÊNCIA E CORAGEM

Rosângela Khater, a primeira à direita na foto, enfrentou diversos desafios e sempre contou com o apoio da família.

 

O sorriso sempre foi a marca registrada da advogada Rosângela Khater mesmo nas duras lutas da vida.
Resiliência
Quando se fala em resiliência, força e fé, encontramos Rosangela Khater, 72 anos, advogada, que foi uma das pioneiras na área de Direito, sendo uma das primeiras advogadas mulheres e uma das mais promissoras.  Relata que ao longo da vida teve grandes e pequenos desafios, tais como cinco cânceres, cirurgias de próteses, tratamentos de imunoterapia e quimioterapia. Ela conta sua experiência: “e assim, você me pergunta: como superar? Bom, eu não estaria aqui hoje se não tivesse uma mente aberta! Aceitei! A aceitação é o primeiro passo para buscar uma solução para seu problema, seja ele físico ou mental. Outro ponto importante é o apoio de familiares e amigos; essencial a ajuda, pois não será nada fácil! Tendo confidentes ao seu lado nessa batalha, garanto que certamente vão surgir raios de esperança em um escuro de medo.” A advogada ainda revela: “uma questão que muitos deixam de lado é a autoestima, então, conheça-se!  Ao me conhecer de curva a curva pude diagnosticar o câncer de mama em uma de suas aparições, é tão necessário quanto beber água.”
Uma mulher forte
Passados 72 anos da sua vida, Rosângela Khater ressalta que aprendeu o  sinônimo de mulher forte: “é aquela que não importa o tempo, a situação ou a circunstância, sempre está sorrindo, pensando positivo e tendo fé. Pude construir uma fortaleza dentro de mim que hoje é indestrutível, mesmo que eu seja atingida com câncer”. E conclui: “tenho  um recado muito importante para toda mulher: não se abale com os desafios diários,  inspire-se, e caso não esteja inspirada, seja sua própria inspiração, não se limite a uma palavra enquanto pode se expressar em um livro.  Acredite na força que há em você, mostre sua garra, seja qual for a dificuldade!” (Rosangela Khater, 72 anos, advogada)
Fotos Arquivo Pessoal
Arte: Fernando Peixoto

Filed Under: Destaque, Entrevistas

About Elisiê Peixoto

Elisiê Peixoto foi colunista da Folha de Londrina durante 18 anos, lançou cerca de 30 livros. Atuou num programa semanal da extinta TV Mix, escreveu para diversas revistas, trabalha como jornalista e escritora na Editora Mondo. Como colaboradora da Ong Nós do Poder Rosa escreveu cinco livros em prol das causas da mulher. Atua junto ao departamento de marketing do Roberta Peixoto Academy.

Reader Interactions

Comments

  1. Rosângela says

    5 de fevereiro de 2021 at 11:07

    Excelente matéria! Parabéns 😘

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Primary Sidebar

Buscar no site

Colunistas

Roberta Peixoto

Artigos Recentes

MON promove programação especial online na Semana da Mulher

5 de março de 2021 por Claudia Costa

A professora Claudia Taha sempre adapta ao seu gosto as receitas que aprende

4 de março de 2021 por Claudia Costa

Relógios de luxo: tradição, qualidade e investimento

3 de março de 2021 por Elisiê Peixoto

Footer

O Ideia Delas é um espaço virtual de compartilhamento de informações, notícias, crônicas, assuntos diversos. Possui conteúdo voltado para um público masculino e feminino, acima de 35 anos, com temas que despertam interesse de forma estratégica e pontual.
Portal Ideia Delas

Portal Ideia Delas · Cláudia Costa & Elisiê Peixoto · Desenvolvido por Droopi Agência Digital · Log in