• Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Pular para sidebar primária
  • Pular Rodapé
  • Capa
  • Anuncie
  • Fale Conosco
  • Quem são elas
Ideia Delas

Ideia Delas

Cláudia Costa e Elisiê Peixoto

Facebook Instagram Youtube
  • Acontece
  • Cá pra nós
  • Amigos Bichos
  • Beleza
  • Mistura Fina
  • Entrevistas
  • Gastronomia
  • Saúde
  • Variedades
    • Passaporte
    • Vale a pena
  • Comportamento
  • Depoimentos
  • Inclusão respeito & empatia
  • Lançamentos
  • Celebridades
  • Decoração
  • Passe VIP
  • História da Nossa Gente Londrina 90 anos

O estilista Ivanildo Nunes apresenta desfile com coleção-manifesto em Paris

3 de outubro de 2025 por Claudia Costa Deixe um comentário

Moda brasileira é destaque na Semana de Moda de Paris. A coleção inédita “Manifesto em Prol do Artesanato Cearense” foi dedicada à preservação de técnicas tradicionais ameaçadas de extinção.

 

Na tarde do último dia 02 de outubro, Ivanildo Nunes (@ivanildonunesoficial), marcou presença pelo segundo ano consecutivo, na Semana de Moda de Paris. Desta vez, o estilista que é reconhecido por transformar o artesanato nordestino em moda, fez história ao trazer para o desfile do Paris Fashion Air, uma coleção-manifesto em prol do artesanato cearense.

Além de criador de moda, Ivanildo Nunes se tornou porta-voz do artesanato nordestino.

A coleção inédita “Manifesto em Prol do Artesanato Cearense” foi dedicada à preservação de técnicas tradicionais ameaçadas de extinção. As criações trouxeram elementos que valorizam patrimônios como a renda de bilro de linha fina e o labirinto em organdi. “Ao inseri-los na passarela parisiense, levanto um chamado urgente sobre a importância de preservar e valorizar saberes que correm o risco de desaparecer”, alerta Ivanildo.

Fugindo do trabalho mais tradicional e com conceito 100% artesanal, o desfile de Ivanildo Nunes destacou uma série de três vestidos homenageando Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora das Graças, reforçando o respeito à crença e à religiosidade das artesãs nordestinas. O estilista ressalta que “a ideia surgiu através de um pedido de uma artesã do interior do Ceará para colocar a Nossa Senhora na coleção; ela disse que toda vez que pensam em desistir, é a fé que as fortalece”.

O desfile contou com brasileiras que representam a força da mulher nordestina. Estiveram na passarela Juliana Christopher – miss top Latina France 2023 (Nossa Senhora Aparecida),  Teresa Santos – Miss Brasil 2021 (Nossa Senhora das Graças) e Niara Meireles – apresentadora da TV Globo/ Ceará, que desfilou com um vestido caracterizando todas as Nossas Senhoras, esculpido à mão com miniaturas de madeira do Cariri; além de Walentina Silva – modelo e atriz, que trouxe uma homenagem à arte do Mestre Nosa, de Juazeiro do Norte (CE) e Edith Gomes – influencer, simbolizando os pássaros do sertão nordestino. Nossa Senhora de Fátima foi enaltecida pela modelo francesa Lia Mary.

Na coleção-manifesto, cada peça foi desenvolvida em parceria com comunidades do Ceará, reunindo técnicas como crochê, renascença, bordado Richelieu e bordado cheio, e tecidos pintados à mão em Juazeiro do Norte.

 

Mais do que moda, o “Manifesto” se apresenta como um ato de resistência cultural, preservando saberes transmitidos de geração em geração e transformando-os em símbolos de identidade e permanência. Por outro lado, ele reafirma o compromisso de Ivanildo Nunes com a sustentabilidade social e econômica de centenas de mulheres artesãs. “O artesanato brasileiro é o DNA da marca, e eu me disponho a ajudar e a fazer com que ele seja motivo de orgulho em todo o Brasil e em todo o mundo. É uma forma de celebrar a ancestralidade dessas mulheres que desafiam o tempo e mantêm a tradição. Dar visibilidade a esse artesanato, às histórias contadas pelas artesãs e à técnica é o que me move”, diz o estilista.

Na última segunda-feira (29/9), Ivanildo Nunes apresentou também  a coleção “Memórias” no evento Fórum do Amanhã, no Hôtel de l’Industrie, em Paris – que contou com apoio da Embratur. Foram exibidos 15 looks que revisitaram o desfile de 2015 no Dragão Fashion Brasil, um divisor de águas na carreira de Ivanildo que consolidou sua identidade autoral. As peças retornaram reinterpretadas, em um reencontro com a essência criativa que transformou experiências em potência. A paleta de preto profundo sobre fundo bege conferiu dramaticidade e sofisticação ao desfile. Inteiramente artesanal, a coleção reuniu técnicas como renda de bilro, crochê, renascença e bordado Richelieu, em composições que exaltaram a delicadeza do fazer manual com a ousadia da modelagem autoral.

 Além de criador de moda, Ivanildo Nunes se tornou porta-voz do artesanato nordestino. Ao desenhar e entregar suas ideias às mãos habilidosas de rendeiras e artesãs, constrói peças que unem técnicas diversas em perfeita harmonia. Sua trajetória, marcada por concursos de beleza, figurinos televisivos e tapetes vermelhos, reafirma a união entre tradição e inovação e leva às passarelas do mundo a força das raízes brasileiras.

Sobre Ivanildo Nunes

Ivanildo Nunes nasceu no Piauí, foi criado no Maranhão e radicado há quase 40 anos no Ceará, e se tornou um dos principais nomes da moda brasileira e referência na valorização do artesanato nordestino. Formado em Jornalismo e pós-graduado em Moda, começou cedo no universo têxtil e construiu uma trajetória marcada pela união entre tradição e inovação. Foi estilista oficial do Miss Brasil, assinou figurinos das novelas “Gênesis” (TV Record), “Mar do Sertão” e “No Rancho Fundo”, ambas da TV Globo, e levou o artesanato a tapetes vermelhos e passarelas internacionais, com desfiles em Paris desde 2019. Realizou projetos sustentáveis com estudantes do SENAC e também liderou exposições e ações de valorização do artesanato. Reconhecido pela Divine Académie Française des Arts, Lettres et Culture como embaixador cultural, Ivanildo reafirma em cada coleção o compromisso de transformar o “feito à mão” em símbolo de sofisticação, identidade e orgulho nacional.

Texto e fotos: divulgação

Arquivado em: Destaque, Entrevistas Marcados com as tags: #portalideiadelas, artesanatocearense, brasileironamoda, desfile, estilista, IvanildoNunes, moda, Moda cearense, Semana de Moda de Paris.

Sobre Claudia Costa

Claudia Costa foi editora Folha de Londrina, suplemento da Folha da Sexta, durante 13 anos, e há mais de 17 anos está atuando em comunicação corporativa e marketing. Trabalhou nas empresas Unimed Londrina, Sociedade Rural do Paraná e Unopar. Atua na assessoria de imprensa e comunicação para AREL, SINDICREDPR e diversos profissionais liberais, principalmente, na área da saúde e diversas áreas de prestação de serviço.

Reader Interactions

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sidebar primária

Buscar no site

Roberta Peixoto

Artigos Recentes

Por que o Natal sob medida é o verdadeiro luxo contemporâneo

15 de novembro de 2025 por Elisiê Peixoto

Vinícola Góes conquista medalha de ouro no Brasil Selection by Concours Mondial de Bruxelles com o espumante Saint Tropez Moscatel Rosé

15 de novembro de 2025 por Elisiê Peixoto

Livros para retomar a leitura até o fim do ano

15 de novembro de 2025 por Elisiê Peixoto

Footer

O Ideia Delas é um espaço virtual de compartilhamento de informações, notícias, crônicas, assuntos diversos. Possui conteúdo voltado para um público masculino e feminino, acima de 35 anos, com temas que despertam interesse de forma estratégica e pontual.
Portal Ideia Delas

Portal Ideia Delas · Cláudia Costa & Elisiê Peixoto · Desenvolvido por Droopi Agência Digital · Login