
O arquiteto André Sell optou por uns dias de recesso e decolou para Nova York, sem dúvida, um destino que oferece muitas opções de cultura e lazer. A big apple é um local muito frequentado pelos brasileiros, uma cidade cosmopolita, orgânica, com personalidade, acelerada, dinâmica, sempre com eventos itinerantes, shows espetaculares, restaurantes e bares incríveis, exposições e museus fantásticos. Lá tudo acontece e a cidade não para. Nova York é para se ir, voltar, ir de novo, voltar de novo e sempre! Nos dias em que esteve lá, registrou alguns lugares para o Ideia Delas. Afinal, NY é sempre notícia! Vamos acompanhá-lo?

“Nova York é sempre uma boa opção para quem quer viajar. Essa época é a primavera no hemisfério norte, assim o clima é bem agradável e a cidade, bem florida, fica ainda mais bonita, já que lá os parques são muito bem cuidados. O Central Park é puro deleite, não só pela dimensão como pelos espaços amplos. Uma dica é alugar uma bicicleta e percorrê-lo em toda sua extensão. São imperdíveis o Byant Park, ao lado da fabulosa Biblioteca e bem perto do Empire State (no topo se deslumbra a cidade numa visão de alegrar a alma!) e também o Madison Square Park, que fica junto ao Flatiron (de 1902), um dos edifícios ícones da arquitetura local.

De lá pode-se ir a pé ao estupendo Chelsea Market, que fica ao lado da High Line, um parque suspenso onde era uma linha de trem que foi desativada. Recomendo a visita ao One World Trade Center, pela lembrança da tragédia de 11 de setembro, mas a nova construção, interessantíssima, contempla um complexo do qual faz parte o ‘The Oculus’, do arquiteto Santiago Calatrava (autor do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro). Bem perto dali há outras curiosidades, como os bairros típicos de Chinatown e a Litlle Italy. Atravessando a rua você estará na badalada Soho, realmente um lugar sofisticado com lojas e restaurantes para ninguém botar defeito! E mais à noite tem o deslumbre da Times Square, sempre lotada pelos apelos comerciais dos inúmeros e belos letreiros gigantes com propagandas das marcas mais famosas mundiais.

Não se pode desprezar os passeios à Estátua da Liberdade, a viagem de barco é uma delícia, e visitas à ponte do Brooklin, bairro tradicional que também vale a pena. Como arquiteto, recomendo a visita ao prédio das Nações Unidas, onde o nosso Oscar Niemeyer foi um dos autores. É um passeio muito legal. Já quem aprecia cultura não pode deixar de visitar os Museus Guggenheim, o de História Natural e para mim, sem dúvidas o mais interessante, o Metropolitan, que eles chamam, carinhosamente, de MET, todos ladeando o Central Park. E aproveite depois passear pela Quinta Avenida e pelo Rockefeller Center, uma pausa num dos bares e aproveitar o final da tarde. Em frente dá para rezar e agradecer aos céus pelas belezas da cidade, entre na Catedral de Saint Patrick, uma edificação de perder o fôlego! Deus abençoará você, seja qual for a sua fé.”



Obrigado Cláudia e Elisiê, vocês sempre prestigiando nossos passos. Abraços fraternos, beijos no coração.
Obrigado por suas dicas e pelo apoio de sempre. abraços