Um dos prazeres do casal é viajar. Neste início de 2025, o empresário Ary Sudan e a esposa Carmen Silvia Panissa Sudan foram visitar alguns países que já conheciam, mas que desejavam conhecer novas localidades. Eles fizeram um tour pela Europa. A viagem começou em março e o casal visitou a Espanha, Itália e Portugal.
Por Claudia Costa
Do Brasil foram diretamente para Madri, na Espanha, onde ficaram quatro dias e revisitaram alguns lugares e exploraram novos pontos. “Infelizmente, pegamos chuva na maior parte do tempo. Entretanto, não deixamos de passear, pois, mesmo com o clima instável, os espanhóis continuam a sair às ruas — isso faz parte da cultura deles”, salienta Ary Sudan.
A capital da Espanha está localizada no centro do pais, é uma cidade de avenidas elegantes e parques grandes e bem cuidados, como o Buen Retiro. Madri é famosa pelos ricos acervos de arte europeia, entre os quais estão as obras de Goya, Velázquez e outros mestres espanhóis no Museu do Prado.
Na sequência, Ary e Carmen seguiram para a Itália, especificamente , Florença, cidade que eles já conheciam de outras viagens, mas o objetivo desta vez foi explorar com mais profundidade a região da Toscana.

É em Florença que a estátua de Davi está exposta na Galeria da Academia, localizada no coração da cidade. Esta galeria renomada abriga uma coleção extraordinária de obras de arte, mas Davi, sem dúvida, rouba o centro das atenções. Sua presença majestosa e poderosa cativa os espectadores desde o primeiro instante.
Muitas das obras de arte que estão na Galeria foram encomendadas e faziam parte da coleção da poderosa família Médici, governantes de Florença.
O destino de Ary Sudan e Carmen foram San Gimignano. “Tivemos a oportunidade de conhecer San Gimignano, uma cidade com um dos patrimônios arquitetônicos e culturais mais antigos da Itália. No passado, San Gimignano é conhecida como “Manhattan medieval”, pois chegou a ter 70 torres. Hoje, restam apenas 7, que se destacam à medida que nos aproximamos da cidade. As torres eram construídas pelas famílias ricas da época como uma forma de demonstrar poder e status. De longe, elas nos lembram dos arranha-céus modernos”, salienta o empresário.
Em San Gimignano , o casal aproveitou para experimentar e saborear o famoso sorvete local, que foi considerado o melhor do mundo em diversas ocasiões. “Não posso garantir que seja verdade, mas posso afirmar que é, sem dúvida, delicioso. Durante nossa visita, realizamos atividades que ainda não tínhamos feito em outras viagens e conseguimos aprofundar nosso conhecimento sobre a Itália”, diz ele.

Na sequência eles partiram para Siena, cidade montanhosa da Toscana. A grande catedral de Siena foi construída no século XIII, e tem obras de arte raríssimas e maravilhosos assoalhos de mármore. A Piazza del Campo, a praça principal da cidade, é Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO. Neste local é que acontece o “Palio”, uma corrida de cavalos, onde os corredores sem arreios correm em chão de pedra. Pode-se chegar à Siena através de uma fácil viagem diurna de trem, ela fica a 69 quilômetros de Florença.



“Sempre quis conhecer Siena, que é uma cidade bonita e me surpreendeu de maneira positiva. Geralmente, quando temos expectativas muito altas, há o risco de nos decepcionarmos, mas, neste caso, isso não aconteceu. Siena superou minhas expectativas, sendo ainda mais encantadora e interessante do que imaginava. Sua catedral é muito linda, mais próxima da Catedral de São Pedro, claro, com o devido respeito, já que esta é extremamente linda”, salienta Ary Sudan.

A última parte da viagem foi em Portugal. Em Lisboa o casal alugou um carro e seguiu para o interior do país. O destino foi a Serra da Estrela, um lugar muito comentado, mas que ainda não havíamos explorado em viagens anteriores. “A região, além de ser incrivelmente bela, é famosa pela produção do queijo da Serra da Estrela, feito com leite de ovelhas”.
Ary e Carmen visitaram também as cidades de Porto, Aveiro e Nazaré, a cidade das grandes ondas e terra dos surfistas, mas, devido à época, não tivemos a chance de ver as ondas imponentes.

A cidade do Porto é a capital do norte de Portugal. Ela tem um charme diferente, com nevoeiros pela manhã, espetaculares finais de tarde às margens do Rio Douro e ruas coloridas, com casas azulejadas, que deixam qualquer passeio a pé pelo centro histórico ainda mais prazeroso.
Uma cidade vibrante, que está a todo momento sendo modernizada e já conta com inúmeras lojas de design, museus de arte moderna e restaurantes premiados, um destino onde a boa pedida é se deliciar com frutos do mar ou pratos típicos do norte português, sempre na companhia de um bom vinho do Porto.
As ruelas estreitas, escuras e até desbotadas do centro histórico ganham vida quando se chega ao Cais da Ribeira, com casarios de fachadas antigas, reformadas e coloridas. Na comparação com outros grandes centros portugueses, Porto tem um certo ar medieval, embora o burburinho seja bastante contemporâneo — principalmente nas galerias de arte, nos modernos traços do arquiteto Álvaro Siza Vieira, nos festivais de música, lojas de design e restaurantes descolados.
Em Porto os visitantes encontram dois mundos, o velho e do novo. O toque extra vem de seus azulejos coloridos, que revestem paredes inteiras nos cantos menos previsíveis da cidade. E a descontração, por certo, também está nas roupas penduradas nas janelas, mas principalmente o Vinho do Porto — guardado nas caves na outra margem do Douro e onipresente, dia e noite, nas taças de moradores e turistas que visitam a região.

O casal visitou também “Guimarães”, cidade irmã de Londrina, que já havia sido palco de várias visitas do empresário, incluindo uma oficial com o Prefeito de Londrina.
É uma cidade histórica, com um papel crucial na formação de Portugal, e que conta já com mais de um milénio desde a sua formação, altura em que era designada como Vimaranes.

Guimarães é uma das mais importantes cidades históricas do país, estando o seu centro histórico inscrito na lista de Patrimônio Mundial da Unesco desde 2001, o que a torna definitivamente num dos maiores centros turísticos da região. As suas ruas e monumentos respiram história e encantam quem a visita. “Foi mais uma viagem enriquecedora. O interessante é que, sempre que voltamos de uma viagem, nasce o comentário entre minha esposa e eu: “essa foi a melhor viagem”. Isso é um sinal claro de que estamos sempre renovando e melhorando nossas experiências.
O empresário Ary Sudan e a esposa Carmen retornaram para Londrina no final de março revigorados pelos dias de férias no continente europeu.
Adorei a viagem e a matéria!
E as fotos!
Realmente estar na Europa é sempre uma emoção e privilégio a parte! Também tive a grande oportunidade de estar em vários lugares que eles estiveram e me deliciei a cada momento! Os lugares são realmente lindos e de uma arquitetura única! O melhor investimento de nossas vidas certamente é viajar e explorar o mudo que Deus criou tão ricamente, afinal o que realmente fica são as memórias de momentos assim) parabéns! Matéria perfeitamente escrita como sempre!
Matéria excelente!!Muito gostosa de lêr acompanhando os lugares lindos que o casal visitou , conhecendo os pontos turísticos !!! A Itália é encantadora , viajar pela Toscana é gde previlégio!!!
Estes lugares são de fato maravilhosos. Tive o privilégio de conhecer todos os locais aqui citados. Parabéns pela matéria
Viajar é o melhor investimento pessoal da vidaaa!!
Matéria super legal 👏👏👏👏
Viajar para a Europa com certeza é uma experiência enriquecedora, repleta de culturas diversas, paisagens deslumbrantes e patrimônios Parabéns pela matéria!
Sra.Claudia, parabéns pela matéria!
Realmente são lugares maravilhosos e o Casal 20 Ary Sudan e Carmem ( nossos queridos amigos ), abrilhantaram ainda mais os lugares que estiveram!
Muito obrigado Cinoê!