Por Elisiê Peixoto
Pesquisas apontam que em um ano subiu expressivamente a participação de jovens que apostam em um negócio próprio. O jovem brasileiro está despontando no mercado, apresentando inovação, mostrando credibilidade e fazendo escolhas assertivas. O Portal Ideia Delas conversou com alguns jovens empreendedores que estão prosperando e com boas expectativas. Vamos conhecê-los?
Conquistando a credibilidade no mercado
Quando acaba a faculdade, o que fazer? Alguns optam em permanecer no negócio da família, outros, em fazer especialização fora do País, outros, ainda, em buscar um emprego numa empresa ou em um serviço público. E, uma boa fatia de jovens, em abrir um negócio próprio. Sim, homens e mulheres entre 20 e 35 anos estão em busca de independência, tornando-se empreendedores desde cedo. Alguns têm o DNA empreendedor, herdaram dos pais ou até aprenderam com eles. Outros fizeram cursos, se especializaram e finalmente abriram as portas da própria empresa. Foi o que aconteceu com Matheus Cardoso Paolielo, 30 anos, formado em Administração de Empresas, cursando Arquitetura. Hoje, ao lado do irmão Gregório Cardoso Paolielo, 23 anos, terminando Engenharia Civil , está à frente da Mobiello – Marcenaria de Planejamentos e Design, uma loja de móveis diferenciada e de bom gosto e que tem conquistado uma fatia expressiva no mercado londrinense. “Comecei sendo aprendiz numa marcenaria, fui aprendendo, me especializando, criando móveis diferenciados, com design mais arrojado, um produto personalizado. Saímos do tradicional MDF, trabalhamos com móveis planejados e com qualidade, buscamos essa excelência”, diz o jovem empresário que há dois anos tem visto o negócio crescer e a demanda aumentar a cada mês. “Somos eu e o meu irmão. Ele cuida da parte de exatas, projetos em 3D, é o meu braço direito e juntos unimos forças. Começamos discretamente e fomos crescendo, tem sido compensador porque estamos conquistando um nicho no mercado, sendo indicados por arquitetos, tendo o nosso trabalho reconhecido”, acentua ele. Gregório completa: “O ano de 2017 foi de expansão. Nosso público é exigente, por isso criamos, acompanhamos todas as etapas, desde a execução à montagem. Estamos sempre nos reciclando, é um mercado bastante competitivo, mas certamente o diferencial é a qualidade. Não adianta você criar algo excelente e não saber montar adequadamente, respeitando espaços. Tudo tem que funcionar porque a parte técnica, assim como a criação, é muito importante. Tem que executar com destreza, fazer um trabalho perfeito, sem improviso, mas com precisão. Caso contrário, todo o projeto fica comprometido”.
Para 2019 os irmãos têm uma meta: crescer. “Queremos ampliar a marcenaria e ter um showroom. Mas tudo no devido tempo. Como temos vários projetos para finalizar e entregar, priorizamos os clientes e os prazos. Mas nosso alvo é seguir em frente, ampliando e trabalhando cada vez mais”, conclui Matheus.
Brigadeiro de todo jeito e para todos os gostos
Quando o negócio é peixe da melhor qualidade
Juliana Delicato, 30 anos, e Maira Demarchi, 30 anos, ambas formadas em Marketing e Propaganda, comandam a Delicato Brigadeiria Gourmet, a primeira brigadeiria em Londrina. “Foi em 2012, quando voltei de São Paulo, onde trabalhei na área de eventos. Comecei a fazer em casa, a pesquisar receitas, a desenvolver brigadeiros diferenciados. E convidei a Maira para abrir a loja, em dezembro de 2012. De lá para cá o negócio ampliou, nos especializamos. Nosso produto é artesanal, diferenciado, com ingredientes selecionados, chocolate belga, rico em detalhes, caprichamos no visual, no sabor, buscamos a excelência na qualidade”, diz Juliana. De seis anos para cá, a Delicato Brigadeiria Gourmet agregou produtos ao cardápio, tornando o espaço um reduto de pessoas com idades diferenciadas. “Nós trabalhamos muito, atendemos a loja e também eventos corporativos, empresariais, casamentos, festas, encomendas, temos uma variedade de 35 sabores, temos produtos para diferentes épocas. E uma equipe de dez pessoas que trabalha de segunda a sábado”, completa Maira. As sócias vivem um momento de expansão, em breve, com a nova loja localizada na Gleba Palhano, em Londrina. “O projeto está quase pronto, o local oferecerá 60 lugares e um leque maior de produtos. “A oportunidade apareceu e nós acreditamos nela. Estamos felizes e realizadas”, finaliza Juliana.
Georgia Consalter Paolielo, 24 anos, formada em Psicologia, aderiu à ideia do marido Renan Matheus Calixto, 28 anos, formado em Gestão Comercial, e juntos abriram a Londripeixe Palhano. O know-how ele já tinha, já que o pai é empresário conhecido e consolidado no mercado de peixes e frutos do mar no atacado e varejo, com mais de 22 anos de tradição. “Meu marido já trabalhava com o pai havia dez anos e queria abrir outra loja. Sou psicóloga, dou atendimento na minha igreja na área social e jurídica, mas abracei a ideia e está sendo uma experiência ótima. Desde que abrimos, a clientela tem se mostrado fiel e já estamos conhecidos na vizinhança toda da Palhano. Como já trabalhei em loja, tinha uma noção de vendas, e resolvi ajudá-lo nesse objetivo. A demanda tem sido grande e por isso, aos domingos, abrimos até as 13 horas, além dos outros dias da semana, das 9 às 17 horas”, completa Georgia.
Em busca da realização de um sonho
O professor de tênis Guilherme Matias de Paula, 33 anos, cresceu vendo os pais jogarem tênis. Formado em Educação Física, ele deu asas a um sonho que está se consolidando, desde que abriu a sua escola GP Tênis, dentro do clube em que foi criado. “Meu pai, funcionário do Banco do Brasil, sempre frequentou a Associação Atlética Banco do Brasil, e eu sempre junto. Cresci dentro de uma quadra de tênis, assim apaixonei-me pelo esporte e resolvi dedicar-me profissionalmente. Sou agitado, adoro me movimentar, estou sempre em busca de aprimoramento técnico. Dou aulas, capacito treinadores, tenho alunos de 4 a 85 anos”, conta o jovem empresário que passou uma temporada em Marbella, na Espanha, onde treinou na Global Tênis. “A mesma academia onde treinou Rafa Nadal. Eu também trabalhei nessa academia e dei um duro danado”, brinca Guilherme, que retornou ao Brasil com mais experiência. Em 2012, abriu a GP Tênis, desenvolveu uma metodologia de ensino, e que tem conquistado adeptos. Além de dar aulas e capacitar outros professores, ele dá aulas em condomínios. “Ensino um tênis competitivo, sou um professor muito técnico, exigente, acredito no potencial dos alunos, mas sei respeitar limites e respeitar o foco do aluno. E com determinação e apoiado por uma equipe de seis pessoas, trabalho das 7 às 22 horas. Mas como adoro o que faço, sinto-me realizado pelo reconhecimento daqueles que buscam a minha metodologia.” O esforço todo tem um motivo. Guilherme almeja ter a sua própria academia, futuramente. “Tenho esse objetivo e sei que será um grande investimento. Então, tenho que me dedicar muito e espero conseguir. Trabalho para isso”, conclui.
De pequeno para grande, juntos com o mesmo objetivo
André Gradia Gomes Yui, 29 anos, é formado em Administração de Empresas, com MBA em Gestão Estratégica de Empresas (FGV), Extensão MBA em Finanças (Indiana State University) e MBA em Finanças (Insper). Há cinco anos ele e o sócio Bruno Danilo inauguraram a Key Design, empresa com e-commerce próprio, Marketplaces (Dafiti, Kanui, Netshoes, Zattini, Amazon, etc.), quiosques em Londrina e São Paulo, e venda no atacado (lojas multimarcas e barbearias). Ele conta a trajetória empresarial bem-sucedida:
“A Key Design é uma marca própria. O designer é o Bruno Danilo, meu sócio. Todas as pulseiras e colares são de produção própria. Atuamos desde o desenvolvimento do metal com nossos parceiros até a criação e produção das peças em fábrica própria. Eu e o Bruno nos conhecemos por acaso, em uma visita em que ele foi vender plano de telefonia para a empresa na qual eu trabalhava. Resumindo, ele comentou sobre a ideia de ter uma marca de acessórios, eu fui dando dicas, orientando… e foi quando depois de um tempo ele viu que acreditava na ideia, mas não tinha a base necessária para fazer um plano de negócios, tocar a gestão, planejamento estratégico, marketing, finanças. E daí me chamou para ser sócio! Topei fazer o plano de negócios e depois de oito meses fundamos a empresa em novembro de 2013”.
Os sócios afirmam que muita gente atribui o sucesso a uma “boa ideia”, enquanto, na realidade, trata-se do começo de um grande desafio. Quando decidiram abrir, André e Bruno tiveram diversas conversas com investidores, pesquisaram o mercado de start-up. “Fica claro que ninguém investe em ideia, mas sim em bons empreendedores com capacidade de execução. Acredito que para empreender com sucesso a pessoa deva ter uma boa bagagem teórica, estudar bastante, ler muito e acumular experiências importantes em diferentes tipos de negócios. A cada nova experiência, acredito que me qualifico mais e aumento as chances de ser bem-sucedido em novos desafios”, completa André. Os sócios têm muitos projetos, como a produção de várias outras marcas, do desenvolvimento de peças personalizadas para eventos, expansão da rede de quiosques, possivelmente com venda de franquias. Em dezembro, a marca expande a linha de acessórios (pulseiras, colares, anéis, bonés, mochilas, carteiras, gravatas, cintos) e depois assinará vestuário!
Atualmente, a Key Design conta com 35 colaboradores, segundo os empresários, “um time significativo”. “Começamos em duas pessoas e fomos crescendo. Temos uma operação bem verticalizada, ou seja, terceirizamos pouco do processo. Criamos e desenvolvemos nossos produtos, fotografamos, realizamos o design de toda a comunicação, fazemos a gestão de todas as campanhas de marketing digital, do e-commerce. É praticamente tudo ‘in-house’”, conclui.
Endereços:
Londripeixe Palhano: Rua João Wyclif, 500, loja 15 fone: 43 3344-9900
Instagran: @londripeixeipalhano
Facebook ; Londripeixe Palhano
Delicato Brigadeiria Gourmet
Rua Espirito Santo, 1450,
fone 43 3025 5051/ whatsap 43 99170 5051
A partir de janeiro/2019, Rua Caracas, 181, fone 43 3025 5051/ whatsap 43 99170 5051
Mobiello
Fone: 43 988161054
www,mobiello.c0m.br
Instagran:@mobiello
Facebook: Mobiello
Escola GP Tênis
Rua Comandante João Ribeiro de Barros, 461
Instagran: @gptenis @gpbeachtennis
Facebook: Gp Tenis
Key Design
www.keydesign.com.br
Instagran: @keydesign
fone 3024 0775
Arte do Banner: Fernando Peixoto Silveira
Fotos arquivo pessoal/divulgacão.
Wagner Donadio de Souza diz
Muito apropriado o texto, ver os jovens empreendendo dessa maneira nos da confiança em um pais melhor. Mais comprometido com o futuro, sou professor de faculdade e vejo isso acontecer cada vez mais. Parabéns a esses meninos!!!
Sandra Paolielo Piazzalunga diz
Muito inspiradora essas histórias !! Jovens empreendendo ,lutando e conquistando seu espaço no mercado de trabalho!! Concorrência existe em todas as áreas desde sempre…se lançar e acreditar é o q faz a diferença.Esses jovens acreditaram.!! Muito sucesso a todos !!! 👏👏👏👏