
Por Claudia Costa
Foi-se o tempo em que os óculos eram somente uma peça para corrigir um problema de visão ou para proteger os olhos da claridade solar. Hoje, esse acessório ganhou personalidade e já é a marca registrada das pessoas, seja porque elas necessitam usar por problemas oftalmológicos ou por uma questão de estilo. O mundo da moda se rendeu ao acessório e hoje muitas grifes famosas possuem sua própria linha de óculos. A marca francesa Chloé, considerada uma das grifes favoritas do universo jovem no segmento de luxo, traz em sua coleção outono-inverno modelos vintage, que apresentam estilo retrô inspirado nos anos 70 e se destacam por detalhes nas armações, dando às peças um toque contemporâneo. A tradicional marca Ray-ban, além do estilo aviador, possui em sua coleção diversos modelos e cores para todos os gostos. Práticos e versáteis, os modelos da Ray-ban aparecem em versões menores – lembrando um pouco o estilo dos Beatles. A coleção traz modelos gatinhos e também óculos de sol vintage, com traços mais antigos que surgem repaginados, lembrando as poderosas divas do cinema internacional, como Brigitte Bardot e Audrey Hepburn.

Com armações sofisticadas, coloridas, grandes ou pequenas, design arrojado e lentes coloridas, os óculos transmitem muito da personalidade do seu usuário. Muitos possuem mais que um modelo e variam de acordo com a ocasião. Até os jornalistas e apresentadores de televisão deixaram de lado seus modelos tradicionais e discretos e assumiram na telinha óculos estilosos, coloridos e marcantes.


Há seis anos atuando como consultora ótica, a empresária Regina Toledo, do Ateliê dos Óculos, salienta que seus clientes buscam sempre peças modernas e com design arrojado. Ela trabalha somente com produtos nacionais, como as grifes Kasualy, Bennet, Keeper Brasil e Hikari. Segundo Regina, os modelos da coleção outono-inverno são redondos e coloridos. A empresária adota uma estratégia de trabalhar o preço único em todas as armações. O estudante de Fisioterapia Vinicius Daineze é um exemplo do cliente do perfil do ateliê dos óculos. Ele diz que sempre prioriza o conforto, mas recentemente mudou o estilo dos óculos que usava. Deixou de lado uma armação quadrada para assumir um modelo mais moderno e arredondado, que valorizou os traços do estudante.

Com 25 anos de atuação no mercado ótico, o empresário Emerson Bim, da Ótica Visolux, trabalha com grandes grifes internacionais, como Tiffani, Prada, Giorgio Armani, Carolina Hererra, Lacoste, Salvatore Ferragamo, dentre outras. Os modelos da coleção outono-inverno trazem armações transparentes, nudes e grandes em acetato. “Os óculos reforçam a personalidade da pessoa assim como o estilo de roupa que ela usa”, salienta Bim. Ele explica que muitos clientes vivem uma experiência nova quando são obrigados a usar óculos. Segundo ele, sua equipe trabalha para fazer com que o cliente se sinta bem com o acessório, que passa a ser um novo companheiro no seu dia a dia. “Algumas pessoas que não gostavam de ter que usar óculos passam a gostar de usá-los e sentem falta, não porque não estão enxergando, mas porque o acessório começa a fazer parte da sua vida e de seu estilo.”



Regina Toledo, do Ateliê do Óculos, é excelente consultora ótica. Bom Gosto sempre! Reportagem completa e perfeita para quem ama óculos!