• Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Pular para sidebar primária
  • Pular Rodapé
  • Capa
  • Anuncie
  • Fale Conosco
  • Quem são elas
Ideia Delas

Ideia Delas

Cláudia Costa e Elisiê Peixoto

Facebook Instagram Youtube
  • Acontece
  • Cá pra nós
  • Amigos Bichos
  • Beleza
  • Mistura Fina
  • Entrevistas
  • Gastronomia
  • Saúde
  • Crônica
  • Variedades
    • Passaporte
    • Vale a pena
  • Comportamento
  • Depoimentos
  • Inclusão respeito & empatia
  • Lançamentos
  • Celebridades
  • Decoração

Os animais também desenvolvem câncer

18 de janeiro de 2022 por Claudia Costa 27 Comentários

O diagnóstico precoce é o grande aliado na cura da doença, por isso é fundamental observar o animal no dia a dia e levá-lo anualmente ao médico veterinário para a realização de uma consulta preventiva.

 

Por Claudia Costa

Os tumores podem ser benignos ou malignos, conforme as características das células e a capacidade delas de se espalharem para outros tecidos. São os malignos que costumamos chamar de câncer canino. Porém, independente da classificação, todo tumor deve ser investigado por um especialista. Trata-se de algo tão sério e comum, que a taxa de cães com a doença é alta, quando comparada a outros pets. Conhecido também como neoplasma canino, o tumor é a multiplicação anormal de algumas células, gerando a uma massa excessiva de um tecido. Ele ocorre quando há uma aberração na divisão celular, que passa a ocorrer de forma descontrolada.

O cãozinho “Fiofó” morava na rua quando foi adotado pelo marido da bancária Beatriz Scapin. Ele teve um câncer sério, mas já esta bem.

Assim como nos seres humanos, o câncer é uma das principais doenças que acomete os pets (cães e gatos) a partir de uma certa idade.  Entretanto, os avanços na área da oncologia veterinária bem como o desenvolvimento de recursos tecnológicos no setor de diagnóstico por imagem de alta tecnologia tem contribuído muito para um diagnóstico de precisão na definição da doença. Isto é fundamental para que o veterinário decida qual o melhor tratamento para o animal.

O neoplasma canino (tumor ) é quando ocorre  a multiplicação anormal e descontrolada de algumas células, gerando a uma massa excessiva de um tecido.

Os tumores podem ser benignos ou malignos, conforme as características das células e a capacidade delas de se espalharem para outros tecidos. São os malignos que costumamos chamar de câncer canino. Porém, independente da classificação, todo tumor deve ser investigado por um especialista. Trata-se de algo tão sério e comum, que a taxa de cães com a doença é alta, quando comparada a outros pets

Segundo o médico veterinário, Kleber Moreno, especialista em oncologia, os tumores de pele, os mamários e os do sistema linfoide (rede complexa de vasos e pequenas estruturas chamadas de nódulos linfáticos transportam o fluido linfático linfa dos tecidos de volta para o sistema circulatório) são os grupos mais comuns de tumores em cães e gatos.

O veterinário Kleber Moreno atua há 20 anos na área oncológica, graduou-se em veterinária na Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde especializou-se em clínica médica, fez mestrado e doutorado com ênfase em Oncologia. Segundo o especialista, os pacientes geriátricos são os mais propensos a  portarem tumores, mas muitos tumores também acometem pacientes adultos jovens ( na faixa dos 4 aos 7 anos). Nesta entrevista ao Portal IDEIA DELAS,  o veterinário Kleber Moreno fala mais sobre o câncer nos animais.

 Os donos dos animais (tutores) pode adotar alguma atitude que ajuda a prevenir câncer?

Em alguns tipos de tumores sim, por exemplo os tumores de mama têm ocorrência diminuída drasticamente, quando pacientes são castrados precocemente – antes do segundo cio.

A castração também evita formação de tumores e ovários, útero (nas fêmeas) e nos testículos e epidídimos nos machos. Não deve-se usar contraceptivos para interromper gestação ou evitar cio, pois predispõe ocorrência de tumores de mama e outras doenças graves no trato reprodutivo. Um médico veterinário qualificado sempre dever ser consultado quanto ao uso de forma correta.

Também deve-se evitar exposição solar constante e o uso de bloqueadores solares, auxiliam na prevenção de alguns tumores cutâneos. Além disso, a higienização oral evita doenças inflamatórias em gengiva e diminui as possibilidades de tumores orais.

Os donos dos pets não devem permitir que os seus animais sejam fumantes passivos, pois a nicotina e outros componentes da fumaça do cigarro, podem predispor a tumores.

 Qual a relação da castração do cão/gato com o aparecimento do câncer de mama?

A castração precoce auxilia na prevenção, desde que realizado até o segundo cio. Recomenda-se que a castração seja logo após o primeiro cio, pois anterior a isto a castração pode predispor a outras alterações. Castrações tardias não irão proporcionar a proteção/prevenção aos tumores de mama. Castrações, mesmo que precoce, não impedirão que ocorra a formação dos tumores de mama, mas há uma diminuição drástica na ocorrência, chegando a mais de 90% de proteção. Gestações e/ou amamentações, não previnem tumores de mama.

O animal com câncer apresenta alguns sintomas?

Dependerá do local onde este tumor terá sua formação. Na pele, poderá ser apenas a presença de um ou mais nodulações ou mesmo feridas que não cicatrizam. Estas apresentações não são únicas de tumores, mas são indicativos que o paciente possa estar portando um tumor.

A secreção nasal, principalmente unilateral, pode ter como causa um tumor em cavidade nasal. Sangramentos, vômitos recorrentes, diarreia crônica, perda de peso, distensão abdominal, são sinais que devem ser considerados na suspeita de um tumor. Nesses casos sempre deve levar o animal para a avaliação de um médico veterinário.

Existem bichos que possuem feridas que não cicatrizam. Esses ferimentos podem ser sinal de câncer?

Sim, mas não são as únicas causas. Pacientes com doenças hormonais, também podem apresentar feridas que tem atraso na cicatrização.

A boca, nariz e orelhas são regiões que também podem ser acometias por um câncer?

Sim. Nariz e orelhas tem grande ocorrência de tumores, principalmente em gatos, em decorrência a exposição solar. Frequência maior em animais de pele clara. Na cavidade oral é comum a formação de tumores, que podem ser malignos ou benignos. No entanto, sempre detectando nódulo em boca, sangramento oral, halitose, prudente avaliar o paciente o quanto antes, pois tumores malignos em cavidade oral, tendem a ser mais agressivos e rápidos no seu desenvolvimento. Quanto mais demorada a avaliação por um veterinário, menor a possibilidade de controle da doença ou mesmo cura.

Como é realizado o diagnóstico do câncer?

Dependerá do local ao qual o tumor está se desenvolvendo. No entanto, sempre haverá necessidade de uma amostragem da área com suspeita do tumor. Este material pode ser coletado por aspiração, quando são avaliados células individualmente, ou por biopsia (coleta-se um fragmento ou o nódulo completo e envia para o laboratório de patologia). Sempre que for necessário a coleta de um fragmento ou do nódulo todo, o paciente precisará de anestesia geral, pois são procedimentos cirúrgicos. Quando os nódulos que permitam o aspirado, principalmente, os de pele, não necessariamente o paciente precisa ser anestesiado e a coleta ocorre durante avaliação ambulatorial (coleta realizado apenas com agulha e seringa).

Quais são os principais procedimentos usados no tratamento de câncer em animais?

O tratamento dependerá do diagnóstico e condição clínica do paciente, levando em consideração também possíveis comorbidades (Presença de mais de uma ou de várias doenças no mesmo animal). No entanto, as modalidades mais utilizadas na veterinária são: cirurgia, quimioterapia, eletroquimioterapia, crioterapia, radioterapia, ou associação destas técnicas.

Um animal com câncer consegue ter uma boa sobrevida?

Habitualmente sim. Sempre dependerá do diagnóstico, do estadiamento clínico do paciente, da presença de comorbidades e do tratamento ao qual o paciente poderá ser submetido.

 

SERVIÇO:

Dr. Kleber Moreno médico-veterinário

Oncologia Clínica Veterinária, ONCOPET Londrina

Vetcare – Av Santos Dumont 1.211– fone (43) 3351-8889, Londrina, Paraná.

 

 

 

 

 

Leia mais:

https://www.cachorrogato.com.br/cachorros/cancer-cachorro/

https://www.petz.com.br/blog/?s=cancer

Arquivado em: Amigos Bichos Marcados com as tags: animais, cães, câncercanino, câncerdemama, cancerempet, câncertestículos, castração, doença, dog, gato, neoplasma, pet, pets, tumores, veterinário

Sobre Claudia Costa

Claudia Costa foi editora Folha de Londrina, suplemento da Folha da Sexta, durante 13 anos, e há mais de 17 anos está atuando em comunicação corporativa e marketing. Trabalhou nas empresas Unimed Londrina, Sociedade Rural do Paraná e Unopar. Atua na assessoria de imprensa e comunicação para AREL, SINDICREDPR e diversos profissionais liberais, principalmente, na área da saúde e diversas áreas de prestação de serviço.

Reader Interactions

Comentários

  1. maria helena diz

    1 de março de 2021 em 21:10

    Gostei muito da matéria,bem esclarecedora, ,para mim foi ótimo , Dr.Kleber é muito competente e passou informações importante. obg pela matéria.

    Responder
  2. Ari Magalhães de Azevedo diz

    1 de março de 2021 em 22:07

    Deus te abençoe grandemente sempre vc e sua vida

    Responder
  3. Fernanda diz

    1 de março de 2021 em 22:08

    Muito esclarecedor, parabéns e muito obrigada por nós informar.

    Responder
  4. Sarah diz

    1 de março de 2021 em 22:43

    Parabéns pelo trabalho

    Responder
  5. Ivan diz

    1 de março de 2021 em 22:46

    Parabéns ótima reportagem

    Responder
  6. Wesley diz

    1 de março de 2021 em 22:53

    Excelente vídeo 👏👏👏

    Responder
  7. Ana Beatriz diz

    1 de março de 2021 em 23:05

    Parabénsss pelo trabalho!!!

    Responder
  8. Sueli diz

    1 de março de 2021 em 23:09

    Ótimo atendimento, muito atencioso a confiança que eles passam para os animais e seus donos é fundamental para a família.

    Responder
  9. Ruth diz

    1 de março de 2021 em 23:10

    Informações necessárias, importantes e esclarecedoras!!!

    Responder
  10. Joaquim Severino diz

    1 de março de 2021 em 23:11

    Eu sempre tive cachorros com pedigree e perdi alguns por ter também contraído câncer, e foram devastadores e rápidos os processos entre a descoberta, tratamento e a morte do animal, e o desgaste emocional para nós também e grande pelo apego que temos no animal, nós sempre cuidamos das vacinas, qualidade da ração alojamento sempre higienizado e bastante comum os animais contraírem câncer

    Responder
  11. Terezinha diz

    1 de março de 2021 em 23:30

    Muito boa e ilustrativa matéria. Gostei muito e estou repassando a várias pessoas amigas e conhecidos. Parabéns ao Dr Kleber Moreno pelo trabalho que desenvolve.

    Responder
  12. Mateus Henrique M.de Almeida diz

    1 de março de 2021 em 23:40

    Gostei muito,fiquei sabendo de muita coisa importante para o meu dog..valeu!!

    Responder
  13. Joao vitor moreno diz

    2 de março de 2021 em 02:14

    Gostei muito. Achei de grande valia

    Responder
  14. Marcos Albenor dos Santos diz

    2 de março de 2021 em 03:51

    Ótimo conteúdo, parabéns!

    Responder
  15. Vanessa diz

    2 de março de 2021 em 05:28

    Acho o artigo muito interessante e informativo

    Responder
  16. Vanessa MORENO almeida diz

    2 de março de 2021 em 06:57

    ESSE DR KLEBER É UM EXCELENTE PROFISSIONAL SUPER DEDICADO NO QUE FAZ SUPER RECOMENDO

    Responder
  17. Eliane diz

    2 de março de 2021 em 07:35

    Sinto um orgulho tremendo de você meu lindo da tia.
    Você é um profissional de respeito!
    Te amo❤️

    Responder
  18. Mayara diz

    2 de março de 2021 em 07:51

    Ótima reportagem! Muito esclarecedora

    Responder
  19. Márcia diz

    2 de março de 2021 em 08:38

    Adorei.

    Responder
  20. Gustavo fogaça diz

    2 de março de 2021 em 10:24

    Mto boa a reportagem. Informações mto úteis.

    Responder
  21. Elizabete machado diz

    2 de março de 2021 em 11:41

    Muito interessante essa matéria. Parabéns

    Responder
  22. Carmen Moreno de Almeida diz

    2 de março de 2021 em 16:03

    Ótimo esclarecimento, gostei muito. Parabens! Pelo trabalho

    Responder
  23. Maria Dolores diz

    2 de março de 2021 em 16:16

    Gostei

    Responder
  24. Antonio diz

    2 de março de 2021 em 16:47

    Matéria muito útil e esclarecedora

    Responder
  25. Sergio diz

    5 de março de 2021 em 10:56

    Legal achei muito importante,Útil legal

    Parabens

    Responder
  26. Sergio diz

    5 de março de 2021 em 10:57

    Legal achei Muito interessante Parabéns

    Responder
  27. Luciana de Paula diz

    7 de março de 2021 em 14:58

    Parabéns pelo trabalho, muito interessante!

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sidebar primária

Buscar no site

Colunistas

Roberta Peixoto

Artigos Recentes

PremieRpet® lança PremieR Nattu Gatos

24 de maio de 2022 por Elisiê Peixoto

CAROL FIORENTINO COMANDA “TUDO FÁCIL”

24 de maio de 2022 por Elisiê Peixoto

Maio com boas novidades!

21 de maio de 2022 por Elisiê Peixoto

Footer

O Ideia Delas é um espaço virtual de compartilhamento de informações, notícias, crônicas, assuntos diversos. Possui conteúdo voltado para um público masculino e feminino, acima de 35 anos, com temas que despertam interesse de forma estratégica e pontual.
Portal Ideia Delas

Portal Ideia Delas · Cláudia Costa & Elisiê Peixoto · Desenvolvido por Droopi Agência Digital · Login