
Por Claudia Costa
Sol, verão, lazer e muita diversão. Estes são alguns dos objetivos das pessoas que vão para a praia descansar e fugir do estresse do dia a dia. E, para que as férias sejam tranquilas, um grupo de “anjos da guarda” fica a postos trabalhando pela segurança dos banhistas: os guarda-vidas, que são treinados para preservar a vida dos banhistas. Em datas como o carnaval, esses profissionais têm que redobrar a atenção, pois o número de pessoas triplica.mar #perigo #guarda-vidas
Tenho acompanhado a dedicação e o profissionalismo dos guarda-vidas que trabalham na praia central de Itapema, no Estado de Santa Catarina. Logo cedinho, com a praia quase deserta, eles já estão sinalizando os locais de perigo (bandeira vermelha) e os locais próprios para banho (bandeira verde). Essa sinalização eles fazem após observar e analisar a corrente marítima e os locais onde se formam os buracos na areia.

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina estuda aumentar o período de monitoramento com guarda-vidas em mais praias do Estado para além da operação verão, que neste ano vai até março. Segundo a assessoria dos bombeiros, a medida visa prevenir afogamentos e tem, entre as motivações, a ocorrência de um maior número de feriados em 2020, o que pode aumentar o movimento no litoral. Algumas praias catarinenses, como a Joaquina, a Praia Mole e a Praia dos Ingleses, na Capital, além da Praia Central em Balneário Camboriú, já contam com a presença de guarda-vidas o ano todo.

Na praia central de Itapema, a coordenação do trabalho dos guarda-vidas é realizada pelo bombeiro militar Filipe Gomes, de 30 anos e há sete atuando na função. Ele conta com uma equipe de oito guarda-vidas (civis) na área central, mas no total da orla são 40 profissionais. A equipe trabalha das 7h30m às 20 horas, atuando para evitar afogamentos e preservar a vida dos banhistas que se envolvem em situação crítica.
Na alta temporada na praia de Itapema são em média 100 mil frequentadores por dia. Vejam as dicas importantes que o soldado Gomes dá para os banhistas:
- Não entre na água em local que esteja sinalizado com a bandeira vermelha
- Não vá alcoolizado para o mar
- Obedeça a orientação do guarda-vidas
- Identifique (nome e telefone do responsável) as crianças menores com pulseiras, que podem ser retiradas no posto dos bombeiros
*** Uma dica importante: para não correr riscos, vale a máxima do Corpo de Bombeiros: “ÁGUA NO UMBIGO, SINAL DE PERIGO”.

Fonte:
Corpo de Bombeiro de Santa Catarina – https://www.cbm.sc.gov.br/
Agradecimentos:
Revisão: Jackson Liasch (fone (43) 99944-4848 – e-mail: jackson.liasch@gmail.com
Fotos: Arquivo pessoal e Claudia Costa
*** Matéria publicada 21/02/2020


Muito oportuna a matéria! E informativa, esclarecedora chama nossa atenção para os cuidadosque precisamos ter com o mar para uma temporada saudável!
Lia obrigado pelo comentário. Você é uma jornalista muito bem informada e sabe quantos casos temos de acidentes na praia por falta de cuidado dos banhistas. A informação tem que ajudar na prevenção. abraços!!!