• Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Pular para sidebar primária
  • Pular Rodapé
  • Capa
  • Anuncie
  • Fale Conosco
  • Quem são elas
Ideia Delas

Ideia Delas

Cláudia Costa e Elisiê Peixoto

Facebook Instagram Youtube
  • Acontece
  • Cá pra nós
  • Amigos Bichos
  • Beleza
  • Mistura Fina
  • Entrevistas
  • Gastronomia
  • Saúde
  • Variedades
    • Passaporte
    • Vale a pena
  • Comportamento
  • Depoimentos
  • Inclusão respeito & empatia
  • Lançamentos
  • Celebridades
  • Decoração
  • Passe VIP
  • História da Nossa Gente Londrina 90 anos

Os anjos da guarda dos banhistas

8 de janeiro de 2022 por Claudia Costa 2 Comentários

Equipe de guarda- vidas da praia central de Itapema , em Santa Catarina

 

Por Claudia Costa

Sol, verão, lazer e muita diversão. Estes são alguns dos objetivos das pessoas que vão para a praia descansar e fugir do estresse do dia a dia. E, para que as férias sejam tranquilas, um grupo de “anjos da guarda” fica a postos trabalhando pela segurança dos banhistas: os guarda-vidas, que são treinados para preservar a vida dos banhistas. Em datas como o carnaval, esses profissionais têm que redobrar a atenção, pois o número de pessoas triplica.mar #perigo #guarda-vidas

Tenho acompanhado a dedicação e o profissionalismo dos guarda-vidas que trabalham na praia central de Itapema, no Estado de Santa Catarina. Logo cedinho, com a praia quase deserta, eles já estão sinalizando os locais de perigo (bandeira vermelha) e os locais próprios para banho (bandeira verde). Essa sinalização eles fazem após observar e analisar a corrente marítima e os locais onde se formam os buracos na areia.

Em época de temporada as praias de Itapema recebem 100 mil banhistas. Foto: divulgação/facebook Itapema

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina estuda aumentar o período de monitoramento com guarda-vidas em mais praias do Estado para além da operação verão, que neste ano vai até março. Segundo a assessoria dos bombeiros, a medida visa prevenir afogamentos e tem, entre as motivações, a ocorrência de um maior número de feriados em 2020, o que pode aumentar o movimento no litoral. Algumas praias catarinenses, como a Joaquina, a Praia Mole e a Praia dos Ingleses, na Capital, além da Praia Central em Balneário Camboriú, já contam com a presença de guarda-vidas o ano todo.

Uma dica importante: para não correr riscos, vale a máxima do Corpo de Bombeiros: “ÁGUA NO UMBIGO, SINAL DE PERIGO”. salienta Filipe Gomes

Na praia central de Itapema, a coordenação do trabalho dos guarda-vidas é realizada pelo bombeiro militar Filipe Gomes, de 30 anos e há sete atuando na função. Ele conta com uma equipe de oito guarda-vidas (civis) na área central, mas no total da orla são 40 profissionais. A equipe trabalha das 7h30m às 20 horas, atuando para evitar afogamentos e preservar a vida dos banhistas que se envolvem em situação crítica.

Na alta temporada na praia de Itapema são em média 100 mil frequentadores por dia. Vejam as dicas importantes que o soldado Gomes dá para os banhistas:

  • Não entre na água em local que esteja sinalizado com a bandeira vermelha
  • Não vá alcoolizado para o mar
  • Obedeça a orientação do guarda-vidas
  • Identifique (nome e telefone do responsável) as crianças menores com pulseiras, que podem ser retiradas no posto dos bombeiros

*** Uma dica importante: para não correr riscos, vale a máxima do Corpo de Bombeiros: “ÁGUA NO UMBIGO, SINAL DE PERIGO”.

Para resgatar os banhistas em perigo a equipe utiliza os seguintes equipamentos e recurso: moto aquática, quadriciclo stand up , caiaque, life belt (flutuador), nadadeira, bote e helicóptero ( em alguns casos)

Fonte:
Corpo de Bombeiro de Santa Catarina – https://www.cbm.sc.gov.br/

Agradecimentos:

Revisão:  Jackson Liasch (fone (43) 99944-4848 – e-mail: jackson.liasch@gmail.com

Fotos: Arquivo pessoal e Claudia Costa

*** Matéria publicada 21/02/2020

 

Arquivado em: Destaque Marcados com as tags: #guardavidas, #salvavidas #praia #ferias #mar #santacatarina #verão #banhiistas #

Sobre Claudia Costa

Claudia Costa foi editora Folha de Londrina, suplemento da Folha da Sexta, durante 13 anos, e há mais de 17 anos está atuando em comunicação corporativa e marketing. Trabalhou nas empresas Unimed Londrina, Sociedade Rural do Paraná e Unopar. Atua na assessoria de imprensa e comunicação para AREL, SINDICREDPR e diversos profissionais liberais, principalmente, na área da saúde e diversas áreas de prestação de serviço.

Reader Interactions

Comentários

  1. Lia Mendonca diz

    21 de fevereiro de 2020 em 23:50

    Muito oportuna a matéria! E informativa, esclarecedora chama nossa atenção para os cuidadosque precisamos ter com o mar para uma temporada saudável!

    Reply
    • Claudia Costa diz

      22 de fevereiro de 2020 em 13:51

      Lia obrigado pelo comentário. Você é uma jornalista muito bem informada e sabe quantos casos temos de acidentes na praia por falta de cuidado dos banhistas. A informação tem que ajudar na prevenção. abraços!!!

      Reply

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sidebar primária

Buscar no site

Roberta Peixoto

Artigos Recentes

Osuel abre data extra em série especial com trilhas de cinema

17 de junho de 2026 por Claudia Costa

Silvia Borba canta as ‘Dores de Amores’ e resgata clássicos da música de fossa

15 de junho de 2026 por Claudia Costa

Design brasileiro em diálogo: Sergio Fahrer apresenta nova base para a Cadeira Paiol, de Sérgio Rodrigues

14 de junho de 2026 por Elisiê Peixoto

Footer

O Ideia Delas é um espaço virtual de compartilhamento de informações, notícias, crônicas, assuntos diversos. Possui conteúdo voltado para um público masculino e feminino, acima de 35 anos, com temas que despertam interesse de forma estratégica e pontual.
Portal Ideia Delas

Portal Ideia Delas · Cláudia Costa & Elisiê Peixoto · Desenvolvido por Droopi Agência Digital · Login

imunify-bot-check