
Por Claudia Costa
Eles são animados e não se consideram velhos. Aliás, a velhice é mais um estado de espírito do que somente a condição física. Os modelos publicitários advanced (com + 50 anos), na maioria, são pessoas que após se aposentarem em suas profissões de formação e acabaram entrando para o casting de algumas agências de modelos. Esse é o caso de Karla Comochena, 56 anos, de Curitiba (engenheira florestal), Maristela Mikrute, 58 anos, de São Paulo (administradora de empresa), Jamir Dobkowski, 56 anos, de Curitiba (trabalha com fotografia para eventos), Hamilton Domingues da Silva, 73 anos, de Curitiba (sargento aposentado da Marinha do Brasil) e Marina Pascon, 56 anos, (engenheira agrônoma em atividade), de Assis, cidade do interior do Estado de São Paulo.
A população brasileira está envelhecendo, então cada vez mais se desenvolvem produtos e serviços para pessoas com mais de 60 anos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), idoso é todo indivíduo com 60 anos ou mais. O Brasil tem mais de 28 milhões de pessoas nessa faixa etária, número que representa 13% da população do país. E esse percentual tende a dobrar nas próximas décadas, segundo a Projeção da População divulgada em 2018 pelo IBGE.

Para atender a demanda desse público, as empresas investem em desenvolvimento de produtos e serviços. Saber comunicar-se com esse consumidor é fundamental e nada mais apropriado do que as campanhas publicitárias usarem modelos que representam esse público-alvo que está acima dos 50 anos. Eles são conhecidos como modelos advanced ou sênior.
Segundo Guilherme Schneider, diretor da Forum Model Management, de Curitiba, os modelos acima de 50 anos participam de publicidade em diversos segmentos como bancos, veículos, planos de saúde, telefonia, shoppings centers e produtos. Ele explica que “A princípio, a personalidade encanta muito mais do que a beleza. Os modelos acima de 50 anos que trabalham bastante geralmente são os mais descolados, animados, e que se lançam nos desafios de dar vida aos personagens das campanhas. E os valores de cachê variam de R$100 (figurantes) até R$ 10.000 (papel principal). Determinados trabalhos podem ter valores maiores, tudo depende do cliente, tempo e praça de veiculação”, salienta.

Carlos Eduardo Cordeiro (Cadu), Head booker, da Agência Just Models Brasil, de Curitiba, é o olheiro: responsável por andar no mercado e atrair novos talentos. Ele explica que atualmente a prospecção dos modelos acontece pelas mídias sociais: “Todo nosso trabalho de prospecção para novos modelos é através de redes sociais. Quando identificamos que um determinado “perfil” ou faixa etária de modelo está em falta dentro do nosso casting, usamos as redes sociais e atingimos pessoas que têm esse perfil diretamente ou indiretamente, pois pedimos que outras pessoas indiquem”, diz ele.
Segundo Cadu, as maiores demandas de modelos da “maior idade” (como ele denomina) em Curitiba (PR) são para comerciais de TV (redes aberta e fechada) e internet. As campanhas publicitárias desenvolvidas são para bancos, farmácias, produtos de beleza, produtos alimentícios, dentre outros. A remuneração pode variar em média de 200,00 a 3.000,00 reais, dependendo do tempo de veiculação e praça (Estado que está passando o comercial), às vezes, pode ser até para a América Latina ou Internacional e aí o cachê aumenta.
As agência dão treinamento ou minicursos para os modelos com mais de 50. Algumas cobram um valor: “Fazemos uma seleção dos modelos e existe um investimento por parte destes assim como existe o investimento da agência para que ele consiga ir bem nos testes para conseguir os trabalhos. É uma via de mão dupla!”, salienta Cadu, Head booker, Just Models Brasil.
Eles são personagens de várias campanhas publicitárias
Karla Comochena, 56 anos,@karlacomochena
A simpática engenheira florestal, especialista em paisagismo, moradora de Curitiba, trabalha desde 2018 como modelo profissional. Ela foi descoberta por uma scouter (olheira) da Fórum Models Management em um local público e através do facebook pela agência Just Models. Desde então, trabalha em diversas campanhas publicitárias. Karla Comochena é divorciada, tem uma filha de 27 anos e um neto de 10 anos que a apoiam nesta nova profissão. Ela fez cursos básicos de fotografia e vídeo nas duas agências que a representam. Ela é vaidosa e preocupa-se com sua qualidade de vida e bem-estar. A modelo mantém alguns cuidados com a alimentação, frequenta diariamente a academia e faz caminhadas esporádicas: “Tenho alguns cuidados com a minha pele, faço uso de cosméticos anti-idade, hidratantes e outros produtos que foram indicados pela minha dermatologista. Também procuro não me expor muito ao sol. Recentemente, realizei um tratamento estético nos dentes, a colocação de facetas. Eu uso lentes de contato de grau tanto para os testes como para os próprios jobs”, explica ela.
A modelo publicitária trabalhou em diversas campanhas: Programa de TV “Ver Mais”, em uma matéria sobre tendências de cabelos femininos; Campanha de Natal do Pólo Shopping; Campanha do Governo do Paraná “Diálogos”; Moda inverno da Havan; Campanha do agasalho do SBT; Vídeo Institucional Ziober Brasil; Senac; Museu da Medicina do Hospital Santa Casa; Campanha de Comemoração dos 45 anos dos Hipermercados Condor; Campanha de Inauguração do Shopping Center Jockey Plaza; PB Consignado; Campanha do Governo do Paraná “Nota Paraná”; E por último, que ainda não foi veiculado, Sérum Anti-idade Doux Skin.
Karla Comochena diz que os honorários como modelo valem a pena. Para ela o trabalho mais difícil foi a campanha do PB Consignado: “Neste trabalho desempenhei o papel de protagonista principal e única. Havia um texto extenso e difícil de ser falado, apesar da ajuda do teleprompter (ferramenta utilizada na hora da gravação, que possibilita a leitura do texto numa tela). A gente tem que parecer muito natural e não demonstrar que está lendo, dar as entonações corretas às palavras e fazer outras ações simultaneamente. Tive que encenar o preparo de pães de forma, enquanto explicava quais as vantagens do empréstimo consignado, como e onde acessá-lo”, explica a modelo advanced.
Hamilton Domingues da Silva, 73 anos, @hamilton_domingues_silva
Ele é aposentado como sargento da Marinha do Brasil, já trabalhou em mais de 32 campanhas publicitárias, entre comerciais e figuração em filmes. O modelo já pertenceu ao casting da Forum Model Management de Curitiba, mas atualmente mantém contato direto com as produtoras.
Hamilton Domingues da Silva é divorciado, mora na capital paranaense, é pai de um filho e tem um netinho. O modelo advanced mantém a boa forma cuidando da aparência, com boa alimentação e muitos exercícios físicos, entre eles pedaladas.
O sargento aposentado explica que desde jovem teve interesse na carreira de modelo, “mas só agora, após os 70 anos, coloquei em prática. Já fiz algumas viagens para jobs. Tem alguns cachês interessantes, mas faço mesmo pelo prazer de ficar diante das câmeras e ouvir: luz, câmera e ação”, conta ele, que já realizou trabalhos para a Havan, de Brusque (SC), Perdigão, alguns supermercados, alguns hospitais e clínicas médicas, etc.
Maristela Mikrute, 58 anos, @MaristelaMikrute
Maristela Mikrute mora em São Paulo, capital, tem formação em administração de empresas e especialização em marketing, e sempre trabalhou na área comercial das empresas, atuando na venda de produtos/serviços. Ela a tua como modelo advanced desde 2019. Tudo começou quando um amigo quis testar uma nova máquina fotográfica e a convidou para fazer uma sessão de fotos: ”Fomos à Estação da Luz, centro de São Paulo, num sábado à tarde, com muitas pessoas circulando naquele prédio estilo inglês maravilhoso! Eu fiquei muito envergonhada, pois não gostava, até então, de me ver nas fotos; nunca gostava do resultado!”, diz a modelo.
Ela conta que postou aleatoriamente algumas fotos em suas redes sociais. “Algumas agências fizeram contato e eu me cadastrei. Desde então, comecei a participar das seleções dos jobs (termo usado pelas agências). Em novembro surgiu um job maravilhoso em Florianópolis. Fui chamada porque sou cadastrada em uma agência de lá. Fiquei três dias gravando um filme e participando de sessão de fotos para o lançamento de uma coleção de alto padrão de uma fábrica tradicional do mercado de cama, mesa e banho”, ressalta.
Maristela Mikrute explica que cadastrou seu perfil em várias agências e aprendeu a realizar busca de trabalho nas publicações do Facebook, que são diárias para vários perfis. A modelo é divorciada e tem uma torcida grande da família, sua filha jornalista, a mãe e duas irmãs.
Ela explica que sempre manteve cuidados com sua beleza e saúde: “Minha alimentação é saudável, com equilíbrio entre fibras, proteínas e carboidratos. Nunca deixei de praticar exercícios, musculação e caminhadas. Durmo bem, tenho um sono de qualidade. Também realizo tratamentos para a pele com produtos dermocosméticos por indicação médica. Eu mesma cuido dos meus cabelos, faço a tintura e hidrato em casa. Tenho uma cabeleireira que mantém o corte dos meus cabelos. Eu mesma faço semanalmente as unhas dos pés e das mãos, sem tirar a cutícula”.
Maristela Mikrute realizou as seguintes campanhas publicitárias: Facebook grupos – apaixonados por gatos; World Wine – loja de vinhos; Whatsapp – institucional; Aeroporto Executivo ;Catarina ; Abvidros – Associação Brasileira de Vidros; Havan – lançamento moda inverno; Tupperware – Dia das mães; Latam; Localiza; Instituto Butantã; Líquido moda praia; Hoegaarden; Academia Selfit; Academias Tecfit; Jô Calçados; Altenburg Haus; Knorr Alimentos; Cerave; Mamãe Noel – Road Tour Experience ; Avon do Brasil; Adidas do Brasil; Lojas de confecção feminina de São Paulo.
Jamir Dobkowski, 56 anos @jamirfotografias
Jamir Dobkowski é empresário do ramo de fotografia para eventos, mora em Curitiba, é formado em comunicação social e trabalha há seis anos como modelo fotográfico. Foi um curso de cinema que abriu as portas para ele como modelo profissional. Atualmente, Jamir é representado pelas agências Forum Model e Gel Casting.
Dentre os trabalhos que realizou estão: a Campanha Nacional para a Havan; Campanha para a RPC (rede paranaense de televisão); Senac; Gazeta do Povo; dentre outras. Um trabalho desafiador para Jamir Dobkowski foi uma campanha realizada Contra a Prostituição Infantil. Este trabalho foi realizado para alertar os turistas europeus que vieram para o Brasil na época das Olimpíadas: “Já fiz alguns trabalhos em outros estados brasileiros, além de algumas campanhas realizadas aqui no Brasil que foram veiculadas na Europa, por exemplo, para a empresa alemã Schwan Cosmetics, que fabrica cosméticos para as principais marcas mundiais”, explica. O modelo mantém cuidados básicos com a beleza, “em especial com os dentes, pois é a primeira coisa que julgam na aparência para um teste”.
Marina Pascon, 56 anos, @marina_pascon
Marina Pascon é engenheira agrônoma em atividade há mais de 30 anos, atua com agricultura orgânica e mora em Assis, cidade do interior do Estado de São Paulo. É mãe de duas filhas e foi descoberta por diretora de uma marca de cosméticos. Marina já fez trabalhos publicitários para várias empresas, dentre elas, Natura (é exclusiva); Itaú; Bradesco; Sem Parar; Clip Victor Cronos; Uhnika- moda; Coca Cola; Avon, dentre outras. Marina já atuou em mais de 25 campanhas publicitárias.
Agradecimentos:
Arte da capa: Leopoldo Cesar – https://www.facebook.com/leopoldocesar.gonzagafilho
Revisão: Lucas Costa Milanez
Fotos: Arquivo pessoal dos entrevistados
Matéria excelente. Amei. Parabéns.
Amei a matéria!! É isso aí: mais do que na hora do Brasil se livrar de muitos preconceitos.
Super bacana a matéria! Há mercado para todos!
Amei essa matéria . É bom saber que tem muita gente da terceira idade que se cuidam, são bem conservados e são valorizados pelas agências de publicidades ! Parabéns !! 😍😍
Parabéns a todos modelos advance que buscam mostrar que não existe idade para o trabalho de modelo…também faço parte dessa profissão e para mim é muito gratificante poder realizar um sonho de menina nessa idade!!🥰⚘👍👏👏🙏
Que bela matéria… Muito bom ver nossa idade valorizada, podendo mostrar sua beleza.
Parabéns!!!!