“Adoro trabalhar com pérolas porque são versáteis, podem ser usadas com um jeans destroyed como também com um tailleur chique. As pérolas têm uma magia, elas inspiram e conquistam mulheres de geração a geração. O que pretendo é tornar a MBastos & CO Joias líder no mercado de pérolas no Brasil” (Manuela Bastos Paoliello).
Elegância, atemporalidade, versatilidade e sofisticação, palavras que definem as pérolas, que desde sempre, encantam as mulheres de todos os estilos, usadas por profissionais, donas de casa, líderes de um país, pops stars. Sim, as pérolas são democráticas! Um acessório chique que se popularizou principalmente depois que Coco Chanel investiu nas peças, destacando sua elegância aliada à simplicidade. Cantada em verso e prosa, a pérola sempre deixa um look mais sofisticado, seja ele, camiseta branca e calça jeans, até um vestido Versace. Embora Marilyn Monroe, em um de seus filmes, (Os homens preferem as loiras, 1953), tenha eternizado a frase que “diamantes são os melhores amigos das garotas”, na verdade, a musa de Hollywood era apaixonada por pérolas. Assim como Michele Obama, Madona, Rihana, Jaqueline Onassis, Liz Taylor, Lady Di, Audrey Hepburn.
Conquistas
“Elas são atemporais e universais e estão na vida da mulher desde o brinquinho na orelha do bebê recém-nascida até o presente do marido para a esposa na comemoração das bodas de ouro”, acrescenta Manuela Bastos Paoliello, à frente da MBastos & CO Joias, empresa londrinense, especializada na importação, design e comercialização de pérolas e pedras preciosas. Empreendedora, dedicada e com boas ideias, assim é o perfil dessa jovem empresária, com formação na área de publicidade. A londrinense residia em Curitiba, mas acabou retornando à terrinha, quando a empresa, fundada pela mãe, Mônica Bastos, começou a se firmar no mercado.
No início, em 2011, as vendas se restringiam ao grupo de amigas da mãe, que, a cada viagem à China, trazia encomendas. Com o tempo, a demanda cresceu, as viagens se tornaram mais frequentes e a dedicação ao negócio precisou ser exclusiva. “Minha mãe começou a vender pérolas informalmente, foi conhecendo os fornecedores, pesquisando, criando uma clientela que até hoje se mantém fiel”, relembra. Não deu outra. A filha acabou se mudando para Londrina, arregaçou as mangas, desenvolveu toda a identidade visual da marca – catálogos, mídia em redes sociais, ferramentas certas – aprendeu mandarim para se relacionar com os chineses, estreitou os vínculos com as consultoras, expandiu projetos e, estruturou a empresa, desde a criação e desenvolvimento até a logística. “Precisei aprender tudo sobre pérolas, viajei algumas vezes para Beijing e Bali, fiz contatos, montamos a importadora. Além das pérolas, nosso carro chefe, aprendi sobre pedras preciosas que também vendemos, algumas peças mescladas, inclusive”.
Passo a passo
Manuela explica que todo o processo é cuidadoso, desde a escolha da pérola até a comercialização. “Cada acessório é único, tem sua própria história. Nossas pérolas são selecionadas, resultado de viagens e pesquisas. Cada matéria prima é importada de um lugar. Hoje posso dizer que tenho excelentes parceiros, dedicados e com excelência na montagem. Sou detalhista ao extremo e a cada lançamento quero melhorar o produto, seja no acabamento ou no design. Pérolas são atemporais e lindas, e se consolidam como acessórios versáteis, modernos e tão elegantes quanto as joias”, diz.
Crescimento sólido
Voltada aos projetos da empresa, trabalhando full time na nova coleção, buscando e analisando tendências, a visão e-commerce tem sido o foco da empresária. “Nossa loja virtual atende clientes de várias partes do Brasil e temos trabalhado incansavelmente para a qualidade de serviços, desde o conceito e qualidade de produtos até a logística (http://www.mbastosjoias.com.br/). Uma loja virtual tem que funcionar adequadamente, por isso estamos criando ferramentas que vão alicerçar ainda mais a marca. Além disso, busco a criação de peças diferentes, mantendo a linha tradicional como os colares curtos e longos de pérolas redondas e brincos de pérolas botão. Adoro trabalhar com pérolas porque são versáteis, podem ser usadas com um jeans destroyed como também com um tailleur chique. As pérolas têm uma magia, elas inspiram e conquistam mulheres de geração a geração. O que pretendo é tornar a MBastos & Co Joias, líder no mercado de pérolas no Brasil”. E conclui: “Minha mãe começou timidamente, um negócio pequeno entre amigas, ela sempre foi apaixonada por pérolas. Após seis anos consolidamos a marca no mercado. Em breve vamos inaugurar nosso showroom. Estamos caminhando e crescendo. Qual a receita? Ser criativo, trabalhar muito, pensar positivo e acreditar no seu produto e potencial. Nada vem de graça”. (Fotos Elvira Alegre)
NELI RIBEIRO diz
Amei essa matéria sobre perolas, tenho é linda e chiec, !!!
NELI RIBEIRO diz
Elisiê, parabéns, sucesso! Fui rever a matéria sobre Pérolas. Gostei muito. Conheço seu trabalho estou feliz por poder acompanhar vc, um beijo amiga!!!
Juliana Scalassara Campos diz
Show essa matéria!! Já trabalhei com peças dela quando começaram a trazer, era informal ainda. São coisas lindas e a matéria ficou ótima!!!
Solange diz
Parabénssss Manu, empreendedora séria dedicada e de bom gosto ímpar. 😍 Parabéns Elisiê e Elvira Alegre que, com sensibilidade e talento, valorizaram as qualidades da entrevistada. As peças da mbastos são lindas.😙
Edenilson de Almeida diz
Olha, não sou mulher, mas sempre achei que as pérolas são a verdadeira tradução da elegância. Dei um anel de pérola para todas as minhas sobrinhas.
Excelente texto, Elisiê!