Quem conhece o Júlio Cesar de Mattos fica impressionado com sua alegria de viver e disposição. Ele perdeu a visão aos 52 anos, mas é um exemplo de superação e otimismo. O fato dele ser cego, tem somente 2% da visão, é apenas um detalhe deste profissional atuante e realizado.
Por Claudia Costa
O empreendedor Júlio Cesar de Mattos, 58 anos, divorciado, morador de Assis (SP), é um homem muito dinâmico. Aos 52 anos ele viveu uma experiência que mudaria para sempre a sua vida. Após uma cirurgia de catarata, ele ficou praticamente “cego”, dos dois olhos , e hoje só possui só 2% de visão.
Na época Júlio era casado, mas o relacionamento que já não estava bem acabou não resistindo com tantas mudanças. Júlio é pai de três filhos ( Bruna 34 anos, Isabelle, 24 anos e Kaulin Gabriel , 22 anos) e avô de dois netos (Antonella e Arthur).
Julio é paulistano de nascimento, mas mora há muitos anos em Assis. Ele é filho mais velhodo motorista José Gonçalves de Matos ( in memorian) e da costureira dona Durvalina Oliveira de Mattos, 88 anos, e tem dois irmãos Luiz Henrique e Rodrigo. Sua mãe é o seu alicerce. Ele mora sozinho em uma casa no mesmo terreno da mãe, mas leva uma vida independe.
Após perder a visão, Júlio buscou em DEUS a força que necessitava para continuar em frente. No primeiro momento ficou triste como qualquer pessoa, mas logo começou a empreender. Ele comanda a Editora HNG e já editou vários livros da série “Historias da Nossa Gente – a evolução do Tempo”. além de outros títulos.
Atualmente Júlio Cesar esta trabalhando o projeto “Histórias da Nossa Gente- a Evolução do Tempo” em várias cidades e deve lançar no dia 12 de dezembro em Londrina (PR), a edição comemorativa aos 90 anos da cidade.
Nesta entrevista ao portal IDEIA DELAS Júlio Cesar de Mattos conta como é sua vida de deficiente físico, e como leva a vida com muita alegria e disposição.
Aptidão para comunicação
Sua primeira experiência de trabalho foi na roça, carpindo soja e colhendo feijão e algodão na fazenda de seu tio “Joca” Seródio. Em seguida, prestou serviço por três anos em um lava-rápido. Dois anos mais tarde, prestou serviços a uma empresa denominada Servtec e em seguida trabalhou no Posto Marajo em Assis por dois anos. Aos 18, foi para Porto VeIho-Rondônia, onde trabalhou no Banco Bandeirantes por aproximadamente dois anos.
Prestou serviço para a Contact, empresa associada à financeira da Citybanc, em Ourinhos. Somente depois dessa trajetória ele começou a sua carreira de comunicador. Seu primeiro trabalho na área foi como locutor na Rádio Cidade, uma emissora de caráter comunitário.
Em seguida, Júlio Cesar comprou na Rádio Cultura o horário da meia-noite, adentrando a primeira hora da madrugada, e passou a apresentar o programa “Country in fast – Cowboy da Madrugada”. Com esse horário chegou a ter 25 patrocinadores e a ampliar o programa para até as 2 horas da madrugada
Na sequência, deu início, na mesma época que Fernando Paschoareli na TV COM- Canal 22, a um programa que tinha como apoiadores os irmãos Daniel e Débora Bergamasco. Daniel é hoje repórter internacional da Revista Veja, e Débora apresentadora do “Poder em foco” no SBT/Brasília.
Em 1999, Júlio deu um dos maiores passos em sua carreira como empreendedor da comunicação e adquiriu um horário na TV Band de Presidente Prudente, passando a apresentar, todas as quintas-feiras o “Que Bonito E”.
No mundo da comunicação e da promoção de eventos, Júlio ajudou a promover muitos artistas e até colegas de profissão. Foi Júlio, por exemplo, que abriu as portas da Band por meio do seu programa para apresentar a radialista Márcia Giannazi, por quem tem grande admiração e fraterno carinho. Em 2001, Júlio conciliava o programa com eventos como “Uma linda mulher” e optou então por trabalhar com a TV Cabo e os eventos.
Em 2004, Júlio teve a ideia de fazer o Livro comemorativo aos 100 anos de Assis – “Centenário da Fraternidade”, o qual foi lançado em 2005 no Clube Recreativo, em grande estilo. Empolgado com o sucesso do primeiro livro, em 2006, Júlio lança o livro “História da Saúde”.
Nos três anos seguintes, realiza três grandes edições de “Uma linda mulher”. Em 2009, vai morar em Sorocaba e lá organiza o maior Campeonato de Futebol Society, com 48 times em sete quadras, além de grandes eventos sociais. Sem falar nas campanhas “Dindim vivo”, até 2016. Em 2017, Júlio retorna para Assis e, até o final de 2018, segue realizando os eventos “Empreender Sempre”, no Feijó.
O empreendedor Júlio César de Matos, autor da Série HNG (Histórias da Nossa Gente – A Evolução do Tempo), deu origem a Editora HNG em maio de 2022. Júlio começou a perder a visão por descolamento de retina em julho de 2017, aos 52 anos de idade, depois de passar sem sucesso por procedimentos cirúrgicos em Assis e Sorocaba.
Em 21 de novembro de 2019, já sem enxergar, Júlio lançou com grande sucesso o primeiro livro da Série HNG, edição Vale Paranapanema. O lançamento considerado de “primeiro mundo” em depoimento pelo então presidente do Assis Tênis Clube (ATC), Alcides Coelho, reuniu 800 pessoas e especiais atrações artístico-culturais.
Após perder a visão, Júlio buscou em DEUS a força que necessitava para continuar em frente. No primeiro momento ficou triste como qualquer pessoa, mas logo começou a empreender. Ele comanda a Editora HNG e já editou vários livros da série” Historias da Nossa Gente – a evolução do Tempo”
Na sequência, deu início, na mesma época que Fernando Paschoareli na TV COM- Canal 22, a um programa que tinha como apoiadores os irmãos Daniel e Débora Bergamasco. Daniel é hoje repórter internacional da Revista Veja, e Débora apresentadora do “Poder em foco” no SBT/Brasília.
Série HNG, edição Agronegócios, alcançando êxito novamente em lançamentos realizados quase simultaneamente em Assis, no dia 29 de abril, e em Pirapozinho, no dia 19 de maio de 2022. Em Assis o evento de lançamento reuniu 700 pessoas na Associação Comercial e Industrial de Assis (ACIA), com participação de conceituados artistas regionais e da companhia de dança ucraniana, Verkhovena, de Maringá-PR. No Eco Resort Terra Parque, o lançamento reuniu um público estimado em 500 pessoas incluindo os maiores pecuaristas, autoridades e renomados artistas da região de Presidente Prudente.
Agradecimentos:
Vladmir Fernandes / produção do Banner
Helder Camilo – produtor da Audio Filmes
Fotos: Arquivo pessoal
Francisco Jacyntho diz
Novamente Parabéns!
Claudinha.
Exemplo de vida maravilhoso!
❤️
Helder Camilo diz
Parabéns muito bom seu trabalho
Marineis diz
Júlio, um grande exemplo!
Lis Souza diz
Parabéns Claudia 👏🏼👏🏼👏🏼muito boa entrevista como sempre 👏🏼👏🏼