“Ninguém deveria se acostumar com a mesmice. Sempre falo isso aos meus filhos. Se não está bom, reinvente-se! Existem tantas possibilidades e alternativas na vida que permanecer no mesmo lugar esperando um milagre só vai te fazer pedalar e não sair do lugar.” (EP)
Escutei de alguém ou li em algum lugar, não me recordo, que ” a arte de viver está em reinventar-se a cada dia”. Refleti e pensei em como conjugo com frequência o verbo mudar. Talvez tenha herdado essa forma de viver da minha mãe. A casa onde morávamos nunca era a mesma, ela adorava pintar suas telas, fazia cursos de decoração, de vitrinismo, de culinária, viajava e trazia peças que substituíam outras, mudava a cor de cabelo.
A vida para a minha mãe tinha que estar sempre em constante reconstrução e mudanças. Não foi à toa que aos 50 anos de idade, divorciou-se, recomeçou uma nova fase, alheia aos comentários de muitos. Morou um tempo em São Paulo, estudou, casou-se novamente e com uma pessoa dez anos mais jovem. E foi intensamente feliz.
Mas reinventar-se leva tempo. Inventar é fazer algo novo dentro de você. Significa mais do que romper padrões, apostar em algo inusitado, ter fé suficiente para encarar os desafios e lutar por algo no qual você acredita. É reinventar-se por dentro, mexendo com as emoções que visivelmente estão abaladas. Sair do comodismo requer coragem. A vida é dinâmica e oferece oportunidades diariamente. Mas você tomar a decisão de mudar não é algo fácil.
Eu sou uma mulher que adora se reinventar, criar, mudar. O indivíduo é uma construção de si próprio, quando estamos infelizes, na maioria das vezes acomodados com suas crenças, relacionamentos, trabalho, moradia, certamente é necessário mudar. Porque algo dentro de você grita!
Eu precisei me reinventar algumas vezes e em todas as situações foi uma decisão pensada e assertiva. Muitas vezes doídas, mas importantes para o meu crescimento como pessoa e necessárias para a o controle emocional.
Precisei me adaptar à vida de separada com dois filhos pequenos, à mudança de rotina total em morar sozinha com as crianças. A estar mais atenta à saúde depois de um câncer, aos exames rotineiros durante uma vida, às preocupações como um todo. Reinventei-me profissionalmente, precisei adaptar-me à era Internet, trabalhar com uma sócia em parceria, experimentar a sensação do ninho vazio quando os filhos crescem e saem de casa, transformar meu apartamento no dia a dia, aprender a mexer com tinta, cimento, encanamento e instalação. Precisei acrescentar novas opções de trabalho, buscar alternativas para ganhar dinheiro.
A vida da gente passa tão rápido depois dos 50 anos que, ou você evolui ou permanece do mesmo jeito, infeliz até partir de vez.
Somos uma construção baseada na estrada da nossa vida, cada ano é um tijolo a mais ou a menos. Ninguém deveria se acostumar com a mesmice. Sempre falo isso aos meus filhos. Se não está bom, reinvente-se! Existem tantas possibilidades e alternativas na vida que permanecer no mesmo lugar esperando um milagre só vai te fazer pedalar e não sair do lugar.
Uma pequena mudança na sua casa, uma parede de outra cor, é um início. Um novo corte de cabelo ou até um curso de idiomas é outra alternativa. Meu pai costumava dizer que para entrar no mar é necessário molhar os pés. Arrisque-se! Mas faça algo novo e diferente por você!
Espero que essa crônica te ajude a tomar algumas decisões. Riscos sempre vão existir, mas quando somos motivados por essa força de vontade de mudar, nada consegue nos impedir. Pense nisso.
Com carinho, Elisiê
Obrigado amiga…bela reflexão!!!
Ameiiiiiii , sua mãe era dinâmica , envolvente , carismática , decidida . Uma pessoa encantadora . Deu a vc , Elisiê , exemplos sólidos , desde o básico ao extraordinário . E está aí , você , amiga querida , seguindo há anos os passos fantásticos da sua amada mãe , tia Norma , amada e querida . E em uma época de evolução constante , minuto a minuto . Parabéns minha querida pela sua história de vida , por nos presentear com esta matéria fantástica . Te admiro cada dia mais . Te amo .
Obrigada amiga. Você faz parte de tudo isso. Juntas desde os 15 anos. Bjs. Te amo
Ontem estava incentivando uma jovem profissional a ousar, a buscar o diferente, a não ter medo do novo… E hj estou diante dessa matéria fantástica!
Grata por sua sensibilidade em escrever “além das letras” e sempre tocar no profundo de seus leitores.
Ai que lindo mamis! Até me emocionei! Quanta verdade em uma mensagem! Vc está certíssima e inclusive, neste momento da vida, é o que estou fazendo! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 TE AMO!!!❤️
Reinventar -se por dentro…isso é tarefa diária ,minha amiga, isso nos salva muitas vezes!! Sua história é linda e sua escrita TB.♥️ Parabéns pelo talento e pela sua fé na vida !!👏👏