No livro autobiografo “ História de uma vida e seus pacientes especiais”, da dentista e professora aposentada Sebastiana de Oliveira Arruda , ela desvenda dezenas de casos de atendimento dos pacientes deficientes. A dentista foi uma das fundadoras do curso de Odontoliga da UEL, e sempre trabalhou para promover a saúde bucal dos pacientes deficientes, orientando os familiares e favorecendo autonomia deles. A obra traz relatos de casos, depoimentos de familiares, colegas e ex-alunos.
Por Claudia Costa
A dentista Sebastiana Aquino de Oliveira Arruda, 83 anos, professora aposentada da UEL lançará em Londrina no dia 04 de outubro o livro “ História de uma vida e seus pacientes especiais”. O livro tem como coautoras as jornalistas Claudia Costa e Elisiê Peixoto.
O livro fala sobre a trajetória de vida pessoal e profissional da dentista, e apresenta dezenas de casos de pacientes deficientes que ela atendeu. Ao escrever esse livro, a professora Sebastiana Arruda compartilha sua vivência, como também de conceitos desenvolvidos ao longo da sua carreira de mais de 63 anos como dentista especializada no atendimento de pessoas deficientes.
No livro “História de uma vida e seus pacientes especiais”, descreve casos complexo de pacientes com paralisia cerebral, síndrome de Downs, vítimas da talidomida, pacientes com microcefalia e hidrocefalia, dentre dezenas de casos. Muitos deles foram realizados em ambiente hospitalar com anestesia geral, dado a complexidade do atendimento.
Além do atendimento, a dentista sempre trabalhou para ajudar as famílias, através de orientação para que o paciente tivesse um pouco de autonomia e cuidado com seus dentes. A dentista desenvolveu uma escova de dente adaptada para o paralítico cerebral.
Em dos casos emblemáticos, dra. Sebastiana de Arruda retirou larvas da boca de um paciente. A higiene bucal é essencial para a saúde das pessoas.
No livro muitos depoimentos de familiares, colegas e amigos que valorizam e reconhece o trabalho pela dentista que foi autodidata no atendimento das pessoas deficientes. Ela ajudou a fundar o curso de Odontologia, da Universidade Estadual de Londrina, que funcionou inicialmente nas instalações da Catedral de Londrina. A dentista foi a fundadora do Grupo de Estudos para Tratamento Odontológico do Excepcional de Londrina ( GETEXCEL).
Nesta entrevista ao Portal Ideia Delas, dra Sebastiana fala um pouco sobre seu trabalho com pacientes deficientes e o livro que irá lançar em breve.
Ela viajou pelo Brasil e para vários países ministrando palestras. Ela recebeu o título de Cidadã Honorária de Londrina em 1994, e a Câmara de vereadores de Londrina a homenageou em dezembro de 2012, com o Diploma de Reconhecimento Público.
Formada pela Universidade Federal do Paraná, de Curitiba, ela sempre foi uma mulher a frente do seu tempo. Sua trajetória de vida, os relatos dos familiares, colegas de profissão, e formadores de opinião reforçam o papel que a professora desenvolveu para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e ensinar os estudantes do curso de odontologia e os profissionais as suas técnicas de atendimento.
Serviço:
Lançamento do livro “Histórias de uma vida e seus pacientes”.
Dia 04/10/2024 – às 19 horas
Valor: R$80,00
Local: Rua Tomas Antônio Gonzaga, 356, Londrina Paraná.
Deixe um comentário