Por Elisiê Peixoto
Nada é tão nosso quanto os nossos sonhos. Se eles existem, devem ser concretizados. Engana-se quem acha que sejam fáceis de serem conquistados. Há renúncia, determinação e uma dose de sacrifício nessa trajetória, até poder tê-los em mãos. Porém, tudo vale a pena pelo sabor da conquista. Não desista de um sonho, jamais, em tempo algum.
Eu tenho um sonho, você deve ter o seu, cada um almeja algo diferente. E com proporções diferentes, alguns menores e mais fáceis de serem realizados, outros maiores, que vão depender de um comprometimento maior para finalmente serem concretizados. Meu sonho é trabalhar com missão, gosto de evangelizar, tenho esse objetivo, agora que os anos me alcançaram e estou com um foco diferente da vida. Se me perguntarem em que lugar gostaria de evangelizar, para mim, tanto faz. Aqui, ali, na África, no interior do agreste, em um bairro carente da minha comunidade. Mas quem sabe, um dia, sem me preocupar em pagar contas e trabalhar, talvez consiga realizar parte do sonho. Como diz uma missionária amiga: “Comece pequeno, comece evangelizando na sua rua”. Isso me despertou para essa crônica. Sonhos podem ser realizados desde que comecemos a vivê-los de alguma forma.
Tenho amigos que almejaram sucesso profissional e conquistaram. Começaram pequenos, com determinação, alheios à crise, nunca se abateram, ou se abateram, jamais se prostraram. Mas acompanhei algumas fases e teve renúncia, sacrifício, nada foi de bandeja. Alcançaram o topo depois de uma jornada árdua. Tenho uma amiga que o único sonho era gerar um filho, já que a medicina insistia em dizer não. Sim, foram tratamentos difíceis e que levaram a economia da família durante alguns anos, mas, determinada, abriu mão de regalias e perseverou. Hoje tem uma menina linda.
O sonho de um amigo do meu pai era se aposentar e morar numa bela casa da praia. Alguns contratempos adiaram esse sonho, mas hoje, aos 78 anos, desfruta de um charmoso chalé com vista para o mar. Como ele mesmo diz: “Não preciso de despertador e nem de remédio para dormir, porque o barulho das ondas do mar batendo nas rochas e o canto das gaivotas me fazem acordar e adormecer”.
Meus filhos sempre dividiram seus sonhos comigo. Há alguns anos, falavam que eram sonhos distantes, quase impossíveis. Eu nunca os deixei desistir. Eles sempre souberam que para concretizá-los precisariam de ousadia, coragem e trabalho. Eu sei exatamente qual o objetivo de ambos, mas estão no caminho certo, dando um passo de cada vez e sempre. E creio que em tudo na vida é assim, porque a vida bate, mas também recompensa.
Já dei os primeiros passos, já evangelizo, faço a minha parte. Um dia, estarei escrevendo uma crônica de algum lugar do mundo, contando a maior e mais enriquecedora experiência da minha vida. Se você acalenta um sonho, comece fazendo algo para conquistá-lo, acredite, viabilize. A receita, eu garanto, é a mesma: planeje, trabalhe, ouse e não desista com os imprevistos porque eles vão surgir. Mas, ainda assim, você é maior que todos eles.
Grace Arrabal diz
Elisie,que texto mais lindo,vc com palavras simples conquista o coração de todos!
Amo ler o que escreve,continua sonhando,vc tem o dom da palavra e um dia com certeza será uma grande missionária!!!
Marta dos Santos diz
Maravilhoso é acreditar e viver os sonhos, nem sempre o mar é de rosas mas tudo é possível quando Ele é honrado em nossa vida. Sucesso sempre! Um abraço, Elisiê!
Sandra Piazzalunga diz
Isso mesmo minha amiga, não desista de seu lindo sonho!!! Vc levará amor e esperança e encherá seu coração de alegria!! Parabéns pelo texto ; como sempre muito escrito e delicioso de lêr!!! ❤🌹
Nadia diz
Linda reflexão e lindo texto. Que Jesus realize o seu sonho🙏🙏🙏
Neusa diz
É exatamente isso :Nunca deixe de sonhar ! Um dia ,se tornará realidade ,mesmo que às vezes as correntezas nos limitem um pouco !
Como vc diz : somos resilientes e eu ,completo – teimosas 😂
Um gde 👄e que seus sonhos se realizem ,sempre 🙏🙏