Por Claudia Costa
A personal organizer é uma profissão recente no Brasil. Começou há uns cinco anos, mas vem ganhando espaço no mercado de trabalho, pois muitas pessoas não têm tempo, paciência e nem habilidade para organizar seu ambiente, seja residencial ou comercial. Essa prestação de serviço surgiu nos Estados Unidos e engloba guardar e organizar roupas e acessórios em armários ou closets, brinquedos em caixas, produtos nas despensas, entre outras coisas. Alguns profissionais chegam a treinar a empregada doméstica para manter tudo organizado. A área de atuação também engloba as empresas.
O especialista em organização vai até o local e faz uma avaliação do que precisa ser feito, dos materiais que vai necessitar e apresenta o orçamento. Após a aprovação, coloca a “mão na massa” para organizar de forma prática e inteligente o ambiente. Ele é contratado também para organizar somente um espaço, como um closet. Neste caso, separa as roupas por cores e categorias (trabalho, lazer e noite), além de arrumar de forma ordenada acessórios, gravatas, lingeries, sapatos, cintos, bolsas, bijuterias, dentre outros itens.
Elas mudaram de profissão
Após 10 anos trabalhando como fonoaudióloga, Gislaine Cruz resolveu mudar de profissão e há dois anos é uma personal organizer, proprietária da empresa Gi Organiza, em São Paulo, capital. Ela conta que sempre teve habilidade para organização e fazia frequentemente esse trabalho na casa dos pais, irmãs e amigas. Para adquirir técnicas, métodos e conhecimentos específicos, Gislaine fez alguns cursos que a certificaram para exercer a profissão. Atualmente, está se especializando em mudanças e em pré-mudanças. “Gostei muito desse nicho da organização e acabei fazendo parceria com algumas arquitetas e empreiteiras. Entregamos a casa pronta para morar. Tudo no seu lugar (armários, cozinha, lavanderia)”, explica a empresária.
O trabalho começa depois de uma visita técnica. “Após contato telefônico, o cliente já me fala do que precisa, faço uma visita técnica na casa pra saber o que vou fazer realmente, em que estado está a casa, quanto tempo vou levar, o que vou precisar levar, e apresento o orçamento. Sempre levo meu Kit Personal Organizer (mesa para dobras, gabaritos, banquinho e outras coisinhas). A organização muda conforme a necessidade de cada cliente, mas na maioria das vezes troco os cabides, coloco colmeias para organizar meias e peças íntimas e cestinhas para miudezas”, salienta a organizer.
A profissional explica que somente na primeira fase da organização a atividade precisa ser acompanhada, “quando tem material para ser descartado”, diz. O trabalho de organização de uma mudança leva em média 10 dias, sendo que um closet só leva de dois a três dias. O preço por dia de trabalho varia conforme a cidade, mas nos grandes centros a média é de R$ 700,00.
Yara Cerqueira Lima, formada em artes plásticas e música, já trabalhou como estilista e empresária e há quatro anos e meio atua como personal organizer. Ela explica que realizava assessoria de imagem e comportamento pessoal e corporativo. “Comecei a atuar nesta área após perceber a necessidade de algumas clientes de manter o closet organizado. Foi quando fui pesquisar sobre a profissão, pois não sabia exatamente como era. Percebi que, de certa forma, já fazia uma boa organização junto com a assessoria e me apaixonei pelo trabalho”, confessa ela, que mora em Londrina, no Paraná, onde presta assessoria na organização de residências, lojas, mudanças, empresas e noivas. “A organização tem que ser funcional e vai muito além de colocar as coisas no lugar. É transformador”, salienta Yara, que cobra R$ 500,00 por dia de trabalho.
Clientes recomendam o serviço
“O trabalho da empresa Gi Organiza foi fundamental na nossa mudança e na organização pós-casamento. Ficou muito mais fácil de manter a casa arrumada, selecionamos o que não queríamos e entramos para morar na casa pronta, o que nos deu uma sensação de alívio incrível. Agradecemos muito a Gislaine pelo profissionalismo e pela delicadeza como conduziu esse processo. Recomendamos o trabalho desta empresa de olhos fechados”, salienta Nina Valentini, diretora executiva no Movimento Arredondar.
A pecuarista londrinense Vera Lúcia Benes Cardoso diz que ficou muito satisfeita com o trabalho da personal organizer. “Para quem não tem muito tempo, esse serviço ajuda muito. Meus armários e closet eram arrumados, mas não organizados. Gostei muito do trabalho realizado”, diz ela, que contratou os serviços de Yara Cerqueira.
Serviço:
- Gislaine Cruz – Gi Organiza
https://www.facebook.com/gislaine.organiza/
Instagram @gislaine.organiza
- Yara Cerqueira Lima
https://www.facebook.com/yaracerqueiralimaorganizer/
Deixe um comentário