• Skip to content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer
  • Capa
  • Anuncie
  • Fale Conosco
  • Quem são elas

Ideia Delas

Cláudia Costa e Elisiê Peixoto

Facebook Instagram Youtube
  • Acontece
  • Colunistas
    • Edilson Pereira
    • Roberta Peixoto
  • Cá pra nós
  • Amigos Bichos
  • Beleza
  • Mistura Fina
  • Entrevistas
  • Gastronomia
  • Saúde
  • Crônica
  • Variedades
    • Passaporte
    • Vale a pena

Uma estrada mais segura

22 de julho de 2019 por Elisiê Peixoto 7 Comentários

Foto Pixabay

 

“Na realidade, creio que a vida vai nos direcionando para algumas estradas menos longas, porém com menos empecilhos e mais seguras. A gente sabe onde aquele rumo vai dar, com quem irá cruzar e quais buracos devemos evitar. Eu ando assim. Antigamente, tinha dificuldade para dizer não a tudo, ia a tudo, participava de tudo, enfrentava tudo. Mas fui ficando esgotada de tudo também.”

 

Por Elisiê Peixoto

 

Dias atrás, conversando com uma amiga sobre um convite para uma inauguração que ambas recebemos, a primeira pergunta foi: “Elisiê, vai ter lugar para sentar?”. Comecei a rir e refleti: “Nossa, já estamos neste nível”, e acabei rindo muito. Depois, conversa vai, conversa vem, cheguei à conclusão que não estava a fim de ir àquele lugar também, onde, certamente, haveria pessoas que não têm nada a ver comigo. Um público que não fala a mesma língua que a minha, não tem os mesmos objetivos, valoriza coisas que eu não dou a mínima, vive na mesma bolha há 20 anos. Estou sendo radical? Sim! Hoje, programas e pessoas assim não me pegam. Se haverá lugar para sentar ou não, é o de menos.

Na realidade, creio que a vida vai nos direcionando para algumas estradas menos longas, porém com menos empecilhos e mais seguras. A gente sabe onde aquele rumo vai dar, com quem irá cruzar e quais buracos devemos evitar. Eu ando assim. Antigamente, tinha dificuldade para dizer não a tudo, ia a tudo, participava de tudo, enfrentava tudo. Mas fui ficando esgotada de tudo também.

Conversando sobre isso com o meu cardiologista, ela falou que nesta altura da vida devemos nos cercar de tudo que agrega, que soma e que rende coisas boas. Porque não temos mais tempo para lidar com situações e pessoas que agridem o coração, fisiologicamente e emocionalmente falando. Sentir-se leve deveria ser uma regra para todas as pessoas que já viveram mais da metade da vida. Depois dos 50, você admita ou não, é quando a vida começa a pesar, os sonhos já estão concretizados; outros, armazenados; e outros frustrados. Quando já passamos por muita coisa e o desejo iminente é ser feliz e tornar feliz também a vida das pessoas que nos cercam.

Depois dos 50, a vida voa. Os filhos cresceram e são adultos, os netos começam a chegar. Os problemas são outros bem diferentes. A carreira está consolidada ou se consolidando. Os amigos que estão com você vão permanecer com você. São os que ficaram. E normalmente chegamos a contá-los apenas nos dedos das mãos.

Estar onde gosto de estar e com quem gosto são a minha prioridade. Para o meu bem-estar, para a minha saúde física e mental. Não me sinto intimidada quando me forçam a algo, simplesmente ouço e não faço. Antes fazia. Não aceito ir a algum lugar apenas porque fui convidada. Antes, ia. Não tiro satisfação de algo que me acusam e não fiz. Ignoro completamente. Não discuto política, religião e futebol.

Se a gente aprendesse a fazer isso mais jovem, evitaríamos situações confrontosas, nos cercaríamos de pessoas do bem e manteríamos nosso sono e nossos sonhos. De tudo o que escrevi, uma coisa é certa: após os 50 anos, ou você torna a vida mais leve ou chegará aos 60 com os problemas de alguém com 80. Eu não quero não. Quero continuar bonita, feliz e bem resolvida.

 

 Revisão: Jackson Liasch

 

 

Postado Em: Cá pra nós

Sobre Elisiê Peixoto

Elisiê Peixoto foi colunista da Folha de Londrina durante 18 anos, lançou cerca de 30 livros. Atuou num programa semanal da extinta TV Mix, escreveu para diversas revistas, trabalha como jornalista e escritora na Editora Mondo. Como colaboradora da Ong Nós do Poder Rosa escreveu cinco livros em prol das causas da mulher. Atua junto ao departamento de marketing do Roberta Peixoto Academy.

Reader Interactions

Comentários

  1. Denise says

    22 de julho de 2019 at 15:32

    Mto bom ! Concordo plenamente !

    Responder
  2. Grace says

    22 de julho de 2019 at 18:32

    Excelente;ja ha muito tempo faço isso ,,pessoas que convivo sao amigos do coração,sem cobranças,sem mimimi!!!!

    Responder
  3. Cintia says

    22 de julho de 2019 at 21:06

    Perfeito!
    A vida fica leve quando nos posicionamos de acordo com o que, queremos.
    Aprender a dizer não leva um tempo para quem não consegue.
    Mas quando nos desprendemos tudo muda.
    Ficar linda bem resolvida e saber o que quer da, vida.
    Nos contagiar do bom humor e amor ser feliz.

    Responder
  4. Sandra Piazzalunga says

    23 de julho de 2019 at 00:55

    Tô pra afirmar que seu seu texto é o the best !!😊😊Super me representa…em tudoo!!Parabéns por mais um texto nota dez !!!👏👏👏❤❤❤

    Responder
  5. Rozangela says

    23 de julho de 2019 at 02:26

    Disse tudo, me representa esse texto, só li verdades 👏🏻👏🏻👏🏻 Texto maravilhoso.

    Responder
  6. Rozangela says

    23 de julho de 2019 at 02:27

    Disse tudo,só li verdades 👏🏻👏🏻👏🏻 Texto maravilhoso.

    Responder
  7. Gislaine says

    23 de julho de 2019 at 07:28

    Assino embaixo.

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Primary Sidebar

Buscar no site

Colunistas

Roberta Peixoto

Artigos Recentes

Mangueira- A menina dos olhos de Maria Bethânia

6 de dezembro de 2019 por Claudia Costa

Um circo de rins e fígados: o teatro de Gerald Thomas

5 de dezembro de 2019 por Claudia Costa

Orquestra de Cordas Infantojuvenil do Guri se apresenta na Casa-Museu Ema Klabin

5 de dezembro de 2019 por Claudia Costa

Footer

O Ideia Delas é um espaço virtual de compartilhamento de informações, notícias, crônicas, assuntos diversos. Possui conteúdo voltado para um público masculino e feminino, acima de 35 anos, com temas que despertam interesse de forma estratégica e pontual.
Portal Ideia Delas

Portal Ideia Delas · Cláudia Costa & Elisiê Peixoto · Desenvolvido por Droopi Agência Digital · Log in