A londrinense Kássima Karina Finardi mora na Europa há vários anos. É casada com Raymond Stivala, natural da ilha de Malta. Eles têm um filho, Alex, 25 anos, e que mora em Valência, na Espanha. Kássima, que trabalhou a vida toda com turismo, conta a sua trajetória: “Tenho muita experiência na área turística e sou guia de grupos americanos na Europa, faço roteiros e organizo viagens individuais pelo mundo afora. Morei em Londres, Milão, Genebra e hoje resido num vilarejo que fica a 20km de Basel, parte da suíça alemã. A Suíça é um paraíso na terra, super organizada, limpa, tranquila e segura, mas com um único defeito: é caríssima! (risos)”. Ela ressalta que naquele país as pessoas são fechadas, porém extremamente bem-educadas e simples na maneira de viver, de comer, sem extravagâncias. “Nada é exagerado, nada desperdiçado. A Suíça é um pais neutro no meio da Europa, não estando em estado de guerra internacionalmente desde 1815. A Confederação Suíça é uma republica federal composta por 26 estados, tem quatro línguas oficiais: o francês, o suíço alemão, o italiano e o romanche. Uma população de aproximadamente 7,8 milhões e .as pessoas decidem o que fazer, e não o governo. As distâncias aqui são pequenas. Durante apenas uma hora de trem vamos de Basel até Zurique ou Berna. Ressalto que o transporte público é impecável e funciona perfeitamente. Impossível não ficar apaixonado pelo chocolate daqui. A propósito, ele não é doce como no Brasil! Posso afirmar que viver na Suíça é mais que uma escolha. Um privilégio! Um grande beijo e obrigada pela oportunidade de partilhar um pouco da minha vida com vocês!”













Adorei isso‼️ Paranaenses conquistando o mundo‼️👏👏👏👏👏
E, nos ensinando
A Suíça é mesmo linda! Principalmente porque o povo cuida de cada pedacinho do país. Eles amam a natureza e respeitam muito o meio ambiente. Pra quem gosta de limpeza, organização, pontualidade e vida ao ar livre, é um passeio maravilhoso!