As belas praias, o povo acolhedor, o encantador parque de preservação Xcaret, e Chichén Itza, as ruínas do povo Maia, são os destaques da viagem
Por Claudia Costa
A advogada Helen Cassiano sempre teve vontade de conhecer o México por causa do seu pai, Jair Cassiano (in memorian), que gostava muito de músicas e filmes mexicanos. E a lembrança afetiva dos filmes e músicas que ouvia em sua casa na infância foi um dos motivos que ela escolheu o México para desfrutar 10 dias de férias com a filha Lara Cassiano Tomanaga,22 anos, acadêmica de direito na UNIFIL. Elas chegaram recentemente do país e se encantaram com a beleza das praias, e a simpatia do povo mexicano. Helen e Lara conheceram a Playa Del Carmem, o eco-arqueológico Xcaret, a famosa Cancún, as Ruínas Maias do Chichén Itzá e Isla Mujeres.

Segundo Helen Cassiano, as regras sanitárias e de prevenção contra o COVID para entrar no México não são tão rígidas. Antes de viajar, elas fizeram o teste aqui no Brasil, porém não tiveram que apresentar nenhum comprovantes (nem teste e nem certificado de vacinação) para entrar no México. “Quando retornamos ao Brasil tivemos que apresentar esses comprovantes. Só quando eu voltamos tivemos que apresentar tudo isso porque o Brasil exige. As regras rígidas são as brasileiras e não mexicana”, salienta ela
Playa Del Carmem é uma cidade turística, localizada na faixa costeira caribenha, no estado de Quintana Roo, conhecida pelas belas praias repletas de palmeiras e recifes de corais. A cidade possui uma vida noturna bem agitada.

A 5ª Avenida de Playa Del Carmen reúne muitos bares, boates e baladas, com música em toda a sua extensão, onde algumas garotas ficam dançando sob uns tablados para chamar a atenção dos turistas. Tem um bar ao lado do outro, e nas ruas adjacentes, e no calçadão muitas pessoas transitando. Os restaurantes nessa região são bem coloridos. Alguns ambulantes colocam seus produtos no chão para vender. Várias lojas funcionam até tarde da noite.
A moeda utilizada no país é o peso mexicano. ”Acaba sendo mais vantajoso para nós brasileiros, e os produtos são mais baratos do que em Cancún”, explica Helen Cassiano.

As comidas típicas do México são o taco, guacamole (um purê de abacate bem temperado, que funciona como um complemento da salada, tendo sido exportado para todas as partes do mundo onde existe comida mexicana, mesmo que esta seja alterada de acordo com os gostos locais. O nome “guacamole” tem origens indígenas “Ahuacatl” (abacate) e “mole”, um nome genérico para “molho”, e uma carne que parece com o nosso barreado. O povo mexicano gosta muito de carne de porco”, salienta a advogada que é vegetariana.
A influência cultural americana chamou a atenção de Helen Cassiano. Segundo ela, Cancun tem muita semelhança com Miami. Entretanto, Playa Del Carmem conserva um pouquinho a mais a cultura Mexicana, apesar de também sofrer a influência da cultura americana,
Um dos locais que mãe e filha adoraram conhecer foi o parque eco-arqueológico Xcaret, localizado a 5 quilômetros de Playa Del Carmen. “É um santuário e de uma beleza encantadora, um misto de parque e um recanto de preservação animal com flamingos, araras e belas cachoeiras. Tudo muito lindo, extremamente bem cuidado e organizado, tem até praia lá dentro, é muito grande, nós passamos o dia todo lá e adoramos o Xcaret”, salientam elas.
Cancún: preços altos e muito agito
Muitos bares elegantes, lojas requintadas e belas são alguns dos destaques da mais famosa praia Mexicana, Cancún, lugar que Helen menos gostou. “Não vi nada de diferente que justificasse sua fama. Passei pela famosa boate Coco Bongo e essa rua é bem agitada com música bem alta, grandes letreiros, é onde a noite fervilha. É bom para quem quer curtir baladas que não é o meu caso, portanto, não me encantei com Cancún. Os preços são bem mais altos do que em Playa Del Carmem e Tulum, porque é tudo em dólar ou equiparado, fazendo com que os produtos vendidos sejam muito mais caros. Tem um lugar que é bem legal, perto do Embarcadeiro, é uma torre com um elevador que entramos, nos sentamos e o elevador sobe e temos a vista inteira de Cancún, com suas praias, canais, uma vista deslumbrante, valeu muito à pena”.
Chichén Itza: a história da civilização Maia
A cultura cultura Maia e seus monumentos encantaram a jovem LaraUm dos locais que mãe e filha mais gostaram foram as Ruínas Maias do Chichén Itza, onde está localizado o que sobrou da civilização Maia. “Gostei demais também do Chichén Itza que são as ruínas Maias, maravilhoso, os Cenotes é um vilarejo tipicamente mexicano, valeu muito a pena esse passeio. É muito especial aquele lugar, porque podemos ver com os próprios olhos como os Maias estavam anos luz à frente do seu tempo, e até do nosso, sua tecnologia era impressionante. Uma única ressalva é a grande quantidade de vendedores que se aglomeram ao redor, mas cada povo tem suas necessidades de sobrevivência, e o mexicano é um povo pobre, então eles tem que sobreviver de alguma forma, mas, de todo modo, aquele comércio não combina com a magia do lugar. Adorei também as praias de Playa Del Carmem, embora a faixa de areia seja muito pequena, mas é bem pitoresca. Visitei também Tulum e amei as praias, e na minha opinião são as mais bonitas, é meio agreste, mas o mar é de uma beleza impressionante com suas águas azul turquesa”, salienta ela.


Elas também visitaram Isla Mujeres e adoraram as praias. “O mar tem uma cor de um azul cristalino, é realmente deslumbrante, mas a cidade em si é puro comércio, com ruas estreitas e cheias de lojinhas, uma ao lado da outra, restaurantes, lanchonetes. Um vendedor local que me perguntou se eu era do Brasil disse que Isla Mujeres era igual a nossa rua 25 de Março, na capital paulista. Eu concordo com ele, mas com a ressalva de que lá tem mais charme e belas praias. Gostei muito de conhecer um pouco do México. Achei o povo mexicano acolhedor, trabalhador, e muitos demonstram sentir orgulho do seu País, das suas origens, achei muito legal isso. A minha filha Lara também gostou muito da nossa viagem, principalmente, da noite nos bares de Playa Del Carmem”, salienta Helen.

Fotos e vídeos: arquivo pessoal Helen Cassiano
Belo passeio destas duas lindas mulheres: dra Hellen e Lara muito bem descrito.
A narrativa foi excelente parece ser escrita por uma profissional da literatura. As fotos e os vídeos também chamaram a atenção.
Adorei a matéria, fiquei até com vontade de conhecer o México.
Que viagem gostosa, animada! O México é mesmo uma alegria, colorido, receptivo, cheio de lugares incríveis. Adorei as foto e a matéria! Elisie
Excelente matéria sobre um país que está na lista de lugares que adoraríamos conhecer. Valeu, Cláudia!