Ele é produtor de vídeo e mora na Noruega há 12 anos, onde capta imagens da vida animal no gelo

Por Claudia Costa
O gaúcho Chicco Mattos, 43 anos, casado, produtor de vídeo, mora na Noruega há 12 anos, recentemente se mudou para Alta (norte do país) , conhecida como capital mundial da Aurora Boreal. Um fenômeno caracterizado pela formação de luzes coloridas no céu. A ocorrência da Aurora Boreal está ligada à interação entre os ventos solares e elementos químicos, especialmente na camada da atmosfera chamada de termosfera. A aurora boreal ocorre somente no Hemisfério Norte do planeta.

Natural de Passo Fundo ,Rio Grande do Sul, Chicco Mattos é formado em comunicação social-relações públicas pela Universidade de Itajaí, Santa Catarina. No Brasil, ele trabalhou em diversas áreas como comissário de voo, professor de inglês e editor de vídeos.
Atualmente ele mora em Alta com a esposa sueca, Mia Mannstrom, que trabalha na Æventyr, uma empresa de turismo. O casal não tem filhos, mas possuem dois cães Malamute de Alasca Atka e a Yla

“ Eu moro acima do 66 graus ao norte, localizado no círculo Polar Ártico, na cidade de Alta na Noruega, localizada no extremo norte daquele país. Já morei em três locais no Ártico, vivi em Svalbard (arquipélago), durante nove anos, depois me mudei para o sul, Lofotten, onde residi por 2 anos. E atualmente moro em Alta, conhecida como a capital mundial da Aurora Boreal”, explica.

Ele conta que saiu do Brasil para trabalhar em um navio de cruzeiro no Alasca, depois foi morar na Austrália, onde fez um curso de pós-graduação em multimídia, durante o curso conheceu a atual esposa. O casal começou a “mochilar”, ai acabou o dinheiro e tinha uma amiga que morava na cidade de Svalbard, na Noruega, e que disse que existia trabalho para o casal na cidade. Chicco e Mia mudaram-se para o arquipélago de Svalbard. Nesta época, ele já trabalhava com vídeo e fotografia. Ele foi trabalhar em um bar de um hotel, porém suas filmagens já tinham ganho uma boa visibilidade.
Atualmente o casal mora em um povoado de 400 pessoas, localizado a 16 quilômetros da cidade de Alta na Nourega (com 20 mil habitantes).
“Temos uma ótima qualidade de vida, moramos próximos a uma estação de esqui, andamos de motoneve. É um paraíso isso aqui. Curtimos tudo que vem do gelo. A minha rotina é não ter rotina. Na temporada do inverno, que engloba o período 26/11 até 16/01, o sol não aparece, já é mais escuro que dia. Em abril não tem mais noite. Fica escuro novamente somente em setembro. Como não tem luz, eu não tenho rotina. Como trabalho ao redor do mundo fazendo filme, cada época do ano para mim é distinta. Já dei umas duas voltas ou até três voltas ao mundo por ano. Eu acordo pela manhã e já saio para filmar”, explica Chicco Mattos.
O trabalho dele consiste em criar conteúdo para Internet, TV e produção de filmes de ficção (possui um canal no youtube e também publica seus vídeos no instagram @chiccomattos e edita material para seus clientes.

Vida profissional
Chicco Mattos trabalha com a produção de vídeos “ Eu filmo a vida selvagem e comercializo esses vídeos para emissoras de TV e também para alguma produtora que me procura eu ajudo na logística. Os levo para verem, e entro com imagens exclusivas. Acabo participando do Projeto/documentário. Hoje em dia não vendo mais minhas imagens. Participo como parceiro dos Projetos. Já trabalhei no documentário da BBC chamado New Earth…., na Netflix the Traffickers, filme de cinema chamado àrtico como especialista em sobrevivência. Também ajudei a escrever o roteiro para que sobrevivessem a realidade do ártico de sobrevivência, trabalhei Artic Void, filme de suspense americano, agora saindo no cinema The Commoner (na França/produtores e parceiro do filme/suspense psicológico). Tenho dois programas canal Off (Globo), um deles chama “Minha Vida no Artico” “Em busca das luzes do Norte” , trabalhei na produção de um episódio do Planeta extremo ( Globo) e alguns episódios do Fantástico.
O produtor explica que nunca tomou nenhum susto durante suas filmagens da vida animal. “Já tive ursos correndo atrás de mim, mas a motoneve alcança 150 km/h fácil. Então, é tranquilo fugir do animal. Sempre tomo muito cuidado, pois se o animal me atacar eles vão sacrificá-lo. E eu sou totalmente do lado dos animais.”, diz ele
Segundo Chicco Mattos, sua maior dificuldade de adaptação foi aos estilos de vida e as amizades. “ Tive que reaprender a viver, reaprender o sentido de entretenimento, festa socializar. Hoje em dia socializo com meus amigos, fazendo uma trilha na neve andar de moto neve, piquenique no gelo, pescar no gelo. Já no Brasil eu socializava em festas boates. Aqui é na natureza”, esclarece.
Hábitos de vida
O produtor explica que no Ártico a alimentação tem que ser rica em nutrientes. “Comemos muito salmão aqui, pois é muito barato. É muito importante comer a comida local, pois ela fornece as vitaminas que necessitamos. Aqui não precisamos ingerir vitamina D se alimentarmos direito. O Salmão é rico em Omega 3 e vitamina D. O peixe também é uma fonte rica em proteína e potássio. Outros alimentos que comemos sempre são carne de rena, batata, cenoura, carne de gado, frutas silvestres como os cogumelo que colhemos nas floresta”, explica ele.
O gaúcho não pensa em voltar a morar no Brasil. “Sou muito feliz aqui, e não penso ir embora. Aqui é onde tenho a minha família, é a minha casa! Mas nunca sabemos o dia de amanhã ” , afirma ele.
A cidade de Alta possui uma população 20 mil pessoas. A cidade possui uma boa infraestrutura, tem shopping, supermercado, aeroporto, hospital público, escola. “Aqui ninguém paga para ir ao médico. Tem o imposto, e seguro saúde é fornecido pelo Governo”.
Fotos e vídeos: arquivo pessoal de Chicco Mattos
Agradecimentos: Vladmir Farias: arte do banner
Amei tudo! Como existem pessoas determinadas e corajosas, pessoas que exploram desafios!
Parabéns pela matéria! Elisiê
É admirável a sua determinação e história de vida!
Fico feliz de ler uma matéria sobre o Chico porque ele é uma pessoa que todos deveriam conhecer para que pudessem alcançar um pouco a energia boa que ele passa. Cara do bem e mega inspirador. Sou muito fã!!
Que top !! Material maravilhoso, prova de vida, determinação e conquista. Parabéns a todos envolvidos nessa linda matéria.
bom dia! Obrigado por seu feedback. abraços Claudia