Por Claudia Costa
Todos nós, pobres ou ricos, estamos sujeitos aos efeitos que o stress provoca em nossa vida e saúde. Cada pessoa, a sua maneira, pode adquirir um passatempo que lhe traga prazer e alegria. Esses momentos são fundamentais para trazer leveza ao nosso cotidiano.
O trabalho, os compromissos e as inúmeras responsabilidades pessoal e profissional, a falta de tempo e a correria do dia a dia são motivos que provocam ansiedade, cansaço, frustação, desânimo e preocupação para as pessoas. Encontrar maneiras de se distrair, relaxar e ter qualidade de vida nesta rotina agitada que o mundo moderno nos obriga são essenciais para uma vida saudável. A música, a pintura, o canto, as artes plásticas, o esculpir e criar peças de marcenaria, o cultivo de plantas, o esporte são alguns dos hobbies que trazem prazer, leveza e alegria para muitas pessoas.
Os médicos Jose de Oliveira Couto, André Costa Correia, a empresária Cibele Pugliesi, a enfermeira aposentada Rubia Carla Sterza Versoza e o atendente de farmácia Alexandre Jaime Risso contam quais são seus hobbies e a forma que encontraram para curtir seus momentos de lazer e “fugir” dos problemas
O Médico-Marceneiro
O médico mastologista, Jose de Oliveira Couto Filho, professor aposentado da UEL, casado ha 45 anos com a dona Beatriz, pai de três filhos, avô de dois netos, residente em Londrina (PR) encontrou no trabalho de marcenaria um lazer e uma paixão. Ele é reconhecido por seus amigos, pacientes e familiares por suas habilidades e dedicação em tudo o que realizada. Dr Couto, como é conhecido, também é excelente fotógrafo.
O médico possui uma marcenaria muito completa em uma fazenda de sua propriedade, localizada em Lins no interior do estado de São Paulo. É neste lugar que ele passa horas desenvolvendo belas peças como aparadores, mesas, objetos de decoração, etc. Em suas viagens pelo mundo, ele sempre garimpa objetos para usar em suas criações. Recentemente, na festa de comemoração dos 50 anos do curso de Medicina, realizado na Universidade de Ribeirão Preto, dr. Couto presenteou todos os 27 colegas de sua turma com uma peça única e personalizada. O médico explica que desde muito jovem gostou do trabalhar com madeira, aliás, ele conhece a maioria das espécies jatoba, cedro, cumaru, cerejeira, imbuia….. O médico-marceneirio esta constantemente pesquisando e lendo sobre as melhores variedades para usar nas suas peças. Ele sempre utiliza madeiras de sua fazenda, assim como matéria-prima de construções e demolições. Cada objeto que desenvolve é uma obra de arte, com um acabamento impecável, digno dos melhores profissionais do ramo.
A pintura me ajudou a sair da depressão
A empresária Cibele Pugliesi, casada, mãe de dois filhos, mora em Arapongas ( Norte do estado do Paraná) , é bacharel em direito, e proprietária e diretora geral de três emissoras de rádio e uma TV local : Nativa FM , WRT organizações Ltda. (exclusiva FM), Rádio Cultura AM e TV Paraná. Ela também e proprietária da empresa CP Produções Artísticas (Shows , eventos e produções artísticas).
Cibele começou a pintar como hobby e atualmente participa de várias exposições tanto no Brasil e exterior. “Comecei a pintar em 2014, fazendo aulas em vários ateliês em Londrina e também em Arapongas. Desde 2018, eu faço aulas aos sábados pela manhã na Academia do artista plástico David Wang”. Segundo Cibele, o hobby foi a maneira que encontrou para ajudar no tratamento de uma depressão. “Esta atividade me ajudou muito a superar o problema na época . Eu sempre gostei de desenhar e encontrei na pintura uma terapia, um prazer e inspiração para a minha vida . Tudo começou quando tive que ajudar minha filha a reproduzir um trabalho da escolha, uma pintura da Tarsila do Amaral. Hoje domino várias técnicas ( giz, aquarela, carvão, pastel seco, óleo, dentre outros)”, diz ela. A empresária explica que é bem eclética e que gosta de fazer retratos, pintar natureza, animais, dentre outros. Em sua casa ela possui um ateliê, onde gosta de pintar nos finais de semana, sempre ouvindo música. Vez ou outra Cibele recebe alguma encomenda de trabalhos. Para conhecer alguns trabalhos da Cibele é só acessar os seus instagram @cibelePugliesi.art – @CibelePugliesi_
Após longos plantões, o piano me ajuda a relaxar
O médico André Costa Correia, 34 anos, morador de Maceió (AL), estuda piano há dois anos. Ele explica que sempre gostou música, assiste com frequência vídeos de apresentações de pianistas. “Admiro o som, a beleza e cada detalhe do piano. E aprender a tocar este instrumento é desafiador, isto me motivou a querer aprender”.
À noite, após o trabalho cansativo nos plantões do hospital, que são sempre muito pesado e de grandes responsabilidades no cuidado com os pacientes, que o médico senta ao piano para relaxar. É neste horário que me desligo durante uma hora para estudar e tocar piano “Esta é a maneira que encontrei para relaxar a mente, após um dia exaustivo e de muito trabalho. Minha vida é de muita correria e a música é o hobby que encontrei para “fugir” da rotina de stress do hospital”, salienta André Costa Corrêa.
Cuidar das suculentas me ajudou na recuperação do COVID
O atendente de farmácia, Alexandre Jaime Risso ,48 anos, casado, pais de um filho,reside em Londrina (PR), encontrou no cultivo de suculentas um hobby especial. As suculentas, na maioria das vezes, apresentam folhas, troncos ou o caule “gordinhos”, cheios de água, daí o nome “suculenta Elas são plantas que acumulam água em um ou mais de um dos seus tecidos e fazem isso por serem nativas de regiões secas, assim, mantêm uma reserva para os períodos sem chuva.
Alexandre começou a colecionar e cultivar suculentas em 2020, após ir visitar sua mãe Antônia e conhecer as espécies que ela possuía. “Achei muito legal as suculentas e acabei ganhando algumas mudas da minha mãe para eu cultivar em casa. Assim comecei com esse hobby . Eu cuido das minhas plantas duas vezes por semana, geralmente, na quarta-feira e no sábado. Atualmente eu tenho 32 suculentas, sendo de 24 espécies diferentes, que eu mantenho plantadas em vasinhos. Não tem muito segredo para cuidar dessas plantinhas. Eu rego de uma a duas vezes por semana e também coloco fertilizantes a base de NPK uma vez por mês, dependendo da espécie, se ela gosta mais de sol ou sombra. Ter esse hobby é muito importante para mim, me dá satisfação, além de deixar a casa com um aspecto bonito e aconchegante. Quando eu tive COVID, e tive que ficar afastado do trabalho e recluso em casa, foi muito importante eu ter esse passatempo. Cuidar das minhas suculentas me fez bem”, salienta o atendente de farmácia.
Superei a timidez de falar e cantar em público
A enfermeira aposentada Rubia Carla Sterza Versoza, casada, mãe de quatro filhos e avó de dois netos, encontrou no canto o lazer que precisava. Tudo aconteceu por necessidade. Ela precisava fortalecer a musculatura do pescoço, segundo a orientação de sua fonoaudióloga. A enfermeira engasgava com muita facilidade. Foi ai que Rubia foi fazer aulas de canto com a professora Walkyiria Ferraz, uma referência quando o assunto é canto e voz em Londrina. As aulas começaram em 2017 e o que foi uma atividade para prevenir um problema de saúde acabou virando um prazer e hobby na vida da enfermeira. Os encontros com a professora Walkyria sempre foram muito prazerosos ,de aprendizado e muito conhecimento. “ A professora me apresentou o método de Nicola Vaccay – professor e compositor italiano. As aulas com ela me proporcionaram um grande aprendizado sobre técnica vocal. Nossos encontros eram muito especiais. Ela sempre me entregava algumas anotações que fazia especialmente para mim. Eu encontrei o meu “guru”, a professora Walkyria Ferraz!!!”
Já faz três anos que não faço mais aulas com a professora, mas hoje me sinto segura para falar em público e cantar também. Eu era muito tímida. Ganhei segurança em usar a minha voz. Em casa, enquanto preparo o almoço da família, eu canto em espanhol e sempre recebo elogios e incentivo da família, principalmente da minha filha Manuela. Além disso, me inscrevi no Coral da Igreja Coração de Maria, por causa da Pandemia nossas aulas são online.
Fotos: Arquivo pessoal
*** Matéria publicada em 2022
Sandra Piazzalunga diz
Claudia, que delícia de matéria !!👏👏Muito agradável de lêr e inspiradora…ter uma hobby é bom demais p preservar a saúde mental !!👍👍🥰🥰
Elisiê Peixoto diz
Adorei a matéria e fiquei encantada com a arte do doutor Couto!
Sarah maria diz
Sou muito pouco assídua ao celular ,
As vezes paro vejo,
Foi o que aconteceu
Li gostei
Como é importante para a saúde mental
Um hobby
Matéria leve mas muito interessante
Mônica diz
Boa noite, gostei muito da matéria Claudia, de todos os hobbys. Fiquei feliz em ver meu irmão na matéria, ele cuida das suculentas com muito carinho,ele gosta também de marcenaria, tenho certeza que Dr Couto impressionou ele. Parabéns à todos que participaram da matéria.
helena moreno diz
Amei ver essa matéria, boa diga a seguir ,profissionais incríveis , exercendo outra função simples e prazerosa .0 ,que nos proporciona momentos de paz tranquilidade !!