
Contagem regressiva para a chegada do Natal e do Papai Noel. O Bom velhinho, barbudo de cabelos brancos, bonachão e sorridente, com suas roupas vermelhas é aguardado por todos!
Por Claudia Costa
Nesta época do ano, a presença dele é constante na imaginação das pessoas, principalmente, das crianças. Papai Noel e Natal são “quase” sinônimos. O Bom Velhinho barbudo e barrigudo que se veste de vermelho e distribui presentes para as crianças bem-comportadas na véspera do Natal é aguardado com muita ansiedade. Ele é conhecido por voar em seu trenó puxado por oito renas, suas ajudantes na tarefa de entregar presentes em todos os lares.
A lenda diz que o Papai Noel passa de casa em casa, desce pela chaminé e coloca os presentes dentro de meias, que são depositadas perto da lareira, ou debaixo da árvore de Natal. A fábula afirma ainda que o Papai Noel reside no Polo Norte, mas outras versões da história afirmam que ele reside na Lapônia, região localizada no extremo norte da Finlândia.
No Brasil não temos a neve, nem as renas, mas o Papai Noel é esperado por todos. A simbologia do Bom Velhinho é tão forte e importante, assim como a pureza das crianças, que nós adultos depositamos nossos sonhos de infância, de esperança na magia e no amor que o Papai Noel simboliza. Como diz a letra da música “O Velhinho”, de Dominguinhos, que diz:
“Botei meu sapatinho
Na janela do quintal
Papai Noel deixou
Meu presente de Natal
Como é que Papai Noel
Não se esquece de ninguém
Seja rico ou seja pobre
O velhinho sempre vem
Seja rico ou seja pobre
O velhinho sempre vem…. “

Um papai Noel de verdade
Em Londrina, um Papai Noel “de verdade” percorre hospitais, orfanatos, empresas, asilos, entidades, residências……. distribuindo os presentes e, principalmente, levando amor e esperança. Crianças, jovens e adultos não resistem ao Bom Velhinho, todos querem fazer uma foto, abraçar ou simplesmente contemplar. O Papai Noel José Maria Stulzer, 59 anos, olhos azuis, 1.84m, 100 quilos é a perfeita imagem do Bom velhinho que vemos em filmes e livros. Há 11 anos, nesta época do ano, ele dedica dois dias da semana para realizar o sonho daqueles que aguardam a visita do Papai Noel.
José Maria Stulzer é funcionário público municipal e coordena a Unidade Pronto Atendimento (UPA) do Sabará. Sua atuação como Papai Noel começou por acaso, seus cabelos brancos e a barba branquinha despertou a atenção de uma profissional da área de eventos. Ela o convidou para participar de uma ação na farmácia Nissei. E desde então, todos os anos ele personifica o Papai Noel a partir do dia 15 de novembro até o dia 24 de dezmebro até às 23 horas.

Ele salienta a alegria de viver esse personagem tão amado por todos “. Eu me divirto muito. As crianças querem tocar na barba branca. Algumas me perguntam onde estão as renas, eu explico que ficaram estacionadas no aeroporto e que a (Companhia Municipal de Trânsito Urbanização de Londrina (CMTU) não permite que as renas circulem pelas ruas da cidade. Eu adoro e me divirto muito como Papai Noel. Me revigora”, explica José Maria, que visita outras cidades da região como Cornélio Procópio/PR.
Para realizar o papel de Papai Noel, Zé Maria conta com o apoio familiar da mamãe Noel Waleska (esposa) e o duende Emanuel (filho), que dirige o carro que o leva para as visitas. Ele explica que o Bom Velhinho não aperta campainha e que nos locais que vai visitar o sino é o instrumento que utiliza para anunciar a sua presença.

Segundo José Maria os adultos também entram na fantasia natalina. “Eles ficam felizes com a presença do Bom Velhinho e quando os convido para fazer fotos, eles assumem que queriam mesmo ter uma fotografia com o Papai Noel”.
Para ficar com o figurino perfeito do Papai Noel, a partir de junho José Maria deixa a barba crescer e usa um shampoo matizador para mantê-la bem branquinha. No mais é só deixar fluir o espírito natalino.

Serviço:
Papai Noel José Maria Stulzer ( whatsapp 43 9997-6945, @stulzerjose100 (instagram)
A origem do Papai Noel

“A origem histórica do Papai Noel está diretamente relacionada com São Nicolau de Mira, também chamado de Nicolau Taumaturgo, um bispo cristão que viveu entre os séculos III d.C. e IV d.C. São Nicolau viveu na Ásia Menor (região que corresponde, atualmente, à Turquia) e ficou conhecido por sua generosidade. Esse religioso era filho de uma família abastada e, após a morte prematura de seus pais, herdou a riqueza de sua família. Passou, então, a utilizar a herança para distribuir presentes entre os pobres, sobretudo para as crianças órfãs.

Entre os atos de caridade e de generosidade de São Nicolau, um episódio em particular ficou muito famoso. Certa vez, São Nicolau conheceu um homem muito pobre que possuía três filhas. As filhas desse homem não tinham dote para poderem casar-se e, por isso, corriam o risco de tornarem-se prostitutas para conseguirem sobreviver. São Nicolau, então, doou dotes para cada uma delas para evitar que elas entrassem no caminho da prostituição.
Fonte:
“História do Papai Noel” em: https://brasilescola.uol.com.br/natal/historia-papai-noel.htm
Fotos: arquivo Pessoal de Jose Maria Stulze
Parabéns 👏
Muito bom, Parabéns 👏
PapainOEL, sempre querido por todos que amam a magia deste bom e maravilhoso velhinho…
ABCS querido Zé…
Matéria excelente. Um resgate histórico que todos deveriam ensinar. Nos remete a muitas lembranças de infância e traz mais perto o verdadeiro espírito do Natal. Parabéns!!!
Matéria interessante! O Natal, é tempo de confraternização, união, onde as receitas familiares são postas organizadamente às mesas; as igrejas com seus presépios e canções celebram a vinda do menino Deus e o papai noel é um símbolo da alegria e acolhimento que envolve a todos nós.
Nossa, ele parece mesmo um papai Noel.
Matéria bem inspiradora. Mais uma assertiva sua!
Natal é minha época favorita do ano. E desde já desejo feliz natal a vc e a todos os seu seguidores.🌲❣️
Linda matéria, como sempre!! Parabéns Cláudia!! Bj!!!
Boa matéria mais um aprendizado.
Parabéns